01. DADOS GERAIS

Produto:

Linha de Produto:

Virtual Age

Segmento:

Módulo:

Função:
País:Brasil
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :

DVAIND-17100


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Atualizar o valor de custo conforme retorno de industrialização na finalização da OP.

03. SOLUÇÃO

Foi criado o parâmetro "DS_CONFIG_CTO_MEDIO_OP" que permite especificar uma ou mais categorias de OP/OI para que, ao realizar a finalização, seja aplicada uma mecânica específica de atualização dos valores de custo médio.
Nesta lógica, os custos médios dos produtos, tanto com quanto sem impostos, são recalculados com base nos últimos retornos ainda não utilizados como referência. Durante essa atualização, o sistema desconsidera retornos de movimentos de repasse e, caso o último retorno seja desse tipo, busca o retorno anterior. Da mesma forma, retornos exclusivamente compostos por material não industrializado são desconsiderados, buscando o retorno anterior quando necessário. Dentro dos retornos elegíveis, apenas serviços e materiais utilizados são considerados, excluindo materiais não industrializados. Caso a OP/OI finalizada não pertença às categorias parametrizadas, são aplicadas as regras tradicionais já existentes.


Imagem 1 - Parâmetro "DS_CONFIG_CTO_MEDIO_OP" com os  seguintes subparâmetros:

  • DS_LST_CATEGORIA_OP: informar as categorias de OP que utilizarão o cálculo do custo médio com base no retorno.
  • DS_LST_IMPOSTO_SRV_OP: informar os impostos que devem ser descontados do valor do serviço.
  • DS_LST_CFOP_ITEMNF_NAOIND: informar os CFOPs referentes a produtos não industrializados, para que esses itens da nota fiscal não sejam considerados no cálculo.


Imagem 2 - No componente CDFFM130 é exibido o retorno 359, gerado para a OP 9 que possui a mesma categoria 5, a mesma informada no subparâmetro "DS_LST_CATEGORIA_OP" do parâmetro "DS_CONFIG_CTO_MEDIO_OP".  O retorno utilizado para valorização deve possuir tanto a nota fiscal de devolução quanto a de cobrança completamente lançadas. Foram geradas as transações de cobrança e devolução separadamente, mas também é possível realizar o processo com o agrupamento das transações.


Imagem 3 - Na imagem acima, componente FISFL032, exibido o detalhamento da transação de cobrança.


Imagem 4 - Na imagem acima, componente FISFL032, exibido o detalhamento da transação de devolução.

Imagem 5 - Após a finalização normal da OP/OI, o componente PCPFC053 exibe os valores calculados. Para o cálculo do custo médio, os valores dos serviços são baseados nas notas fiscais, aos quais são somados os valores de matéria-prima dos retornos elegíveis. O valor "sem impostos" é obtido descontando-se exclusivamente o valor do imposto dos serviços, sem considerar outros valores. Finalizações classificadas como sacrifício ou acertos, que representam perdas, não terão seus custos médios alterados. Caso a OP/OI finalizada não pertença às categorias parametrizadas, serão aplicadas as regras tradicionais já existentes.