Conteúdo

1. Visão Geral

O processo "Reprocessar NFCom", disponível no módulo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento, tem como objetivo corrigir o XML do documento fiscal que contenha erro. Para isso, o usuário seleciona a(s) nota(s) com status "Inconsistente", "Rejeitada" ou "Editado" e executar o processo, que atualiza as informações no XML conforme necessário. Em seguida, o status dessa(s) nota(s) será(ão) alterada(s) para "Não Transmitido", permitindo que sejam reenviadas corretamente.



2. Fluxo do Processo



3. Configurações iniciais

Para acessar o menu Documentos Eletrônicos | Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom) e Reprocessar a Nota, é necessário fornecer a permissão da Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom), conforme abaixo:

Para dar permissão de acesso ao menu da NFCom a um usuário, siga os passos abaixo:

  • Acesse o perfil vinculado ao usuário desejado do módulo TOTVS Gestão de Estoque, Compras e Faturamento e edite o perfil;
  • Vá até a aba Acesso a Menus, siga o caminho [04] Vendas | [04.02] Documentos Eletrônicos, selecione [04.02.01.07] Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom) e, logo após, clique em Permitir Acesso.



4. Execução do Processo

Reprocessar NFCom:

Para executar o processo basta selecionar as notas com status "Inconsistente", "Rejeitada" ou "Editada" e acionar o processo através do menu Documentos Eletrônicos | Nota Fiscal de Comunicação Eletrônica (NFCom) | Processos | Reprocessar NFCom.

As notas selecionadas serão reprocessadas e passarão para o status "Não Transmitido", caso não haja erros na validação do schema, ou "Inconsistente", caso ocorra alguma falha na validação. [ajustar após implementação da validação de schema]. Neste momento o  processo não faz nenhuma comunicação com a SEFAZ, apenas atualiza o XML da nota e valida seu schema, sendo necessário realizar a transmissão das notas posteriormente.