A configuração fiscal da TES está sendo descontinuada e, para garantir uma transição tranquila, criamos uma FAQ com as principais dúvidas sobre a migração para o Configurador de Tributos. Nela, você encontrará informações sobre os motivos da descontinuação, como funcionará a nova estrutura de regras fiscais, os impactos na integração com outros módulos e outros temas relevantes para este momento.

Nosso objetivo é tornar essa mudança mais simples e eficiente, garantindo que todas as suas dúvidas sejam esclarecidas.


A configuração fiscal da TES está sendo descontinuada devido à sua estrutura antiga e complexa, criada para atender a cenários tributários específicos de um período anterior. Ela operava com combinações de regras baseadas em UF x UF e Exceções Fiscais, o que se tornou limitado e pouco eficiente diante dos desafios tributários atuais. Os campos de integração permanecerão neste cadastro.

Não necessariamente. O novo sistema foi projetado para simplificar a gestão das regras fiscais o Configurador de Tributos utiliza uma lógica mais inteligente e parametrizável, reduzindo a complexidade e minimizando a necessidade de múltiplas regras.

As configurações da TES não serão migradas automaticamente. Os clientes precisarão parametrizar suas operações dentro do Configurador de Tributos e configurar as regras fiscais conforme suas necessidades. Para apoiar nesse processo, há facilitadores e simuladores disponíveis.

Não. Desde março/2025, os IDTOTVS de tributos para CBS, IBS Estadual, IBS Municipal e IS estão disponíveis no configurador de tributos, sendo esta a unica opção possível de configuração dos novos tributos no sistema. É recomendável que sejam realizados cadastros com perfis genéricos, já contendo as regras específicas para 2026, em ambiente de homologação ou na opção regras de homologação na base de produção, utilizando os simuladores disponíveis.

A TES mantém as funcionalidades de integração com outros módulos, e a TES Inteligente poderá ser utilizada para esse fim, caso o cliente desejar. No entanto, com a redução do número de TES, sua aplicabilidade será menor e não poderá mais ser utilizada como critério de decisão fiscal. Além disso, o campo "Tipo de Operação", existente na TES, foi migrado para o Configurador de Tributos, garantindo que esse conceito continue disponível na nova ferramenta.

Clientes que não realizarem a migração poderão enfrentar problemas no cálculo de impostos, emissão de notas fiscais e apuração de tributos. Além disso, futuras atualizações do Protheus não serão compatíveis com a TES.

Em uma atualização recente, foi incluída uma nova aba denominada "Estoque / Custos" no Configurador de Tributos. Essa funcionalidade permite configurar o comportamento dos impostos no custo da mercadoria em estoque, bem como na contabilização, proporcionando maior controle e rastreabilidade.

Não. O Configurador de Tributos foi construído para trabalhar de forma híbrida ao motor de cálculo legado, mas a migração para o Configurador de Tributos é altamente recomendada. Gerenciar simultaneamente os dois modelos (TES e Configurador) será muito complexo, e a TOTVS focará suas atualizações e suporte no novo modelo.

O Configurador de Tributos também recepcionará todas as funcionalidades tributárias de retenção, que atualmente são tratadas dentro da Natureza Financeira. Isso garante uma centralização eficiente das regras fiscais.

Cada campo customizado e cada customização deverá ser analisada individualmente. No entanto, a funcionalidade de fórmulas no Configurador de Tributos reduz a necessidade de personalização, pois já permite parametrizações avançadas sem a necessidade de customizações adicionais.

O modelo de contabilização foi adaptado para ler informações diretamente da tabela do Configurador de Tributos. Com isso, os lançamentos padrões podem ser configurados para buscar dados de qualquer tabela. O impacto depende da forma como as regras de LP foram criadas. Se utilizarem campos da tabela SF4, haverá impacto. Caso as regras estejam baseadas em tabelas como SD1, SD2 ou SFT, sem vínculos com a SF4, não haverá impacto.

As regras de contabilização são muito particulares. Se a sua regra utiliza condicionais vinculadas à tabela SF4, elas devem ser revistas para que sejam desvinculadas da TES, garantindo compatibilidade com o novo modelo.

O Configurador substitui todos os cadastros e configurações referentes ao cálculo, escrituração e apuração de tributos. Exemplos incluem a Natureza Financeira, UF x UF, Exceção Fiscal, parâmetros MV_ e campos fiscais em cadastros como cliente, fornecedor e produto.

Não. Os campos que fazem a integração com Faturamento, Compras, Estoque, Financeiro e Ativo Fixo continuam disponíveis no cadastro de TES. Assim a rotina Tipos de entrada e Saída (MATA080) manterá a funcionalidade de integração dentro do Protheus. Quanto a contabilidade é necessário uma avaliação individualizada considerando o escopo de regras apresentadas nos lançamentos padrões. 

Configurador de Tributos absorve apenas as regras fiscais do cadastro de TES. Os campos relacionados à integração com Estoque, Financeiro e Ativo permanecem no cadastro da TES.