Regras do formulário são eventos que podem ocorrer no formulário criado, em determinada atividade e em um campo específico. Estes eventos ocorrem apenas em atividades normais ou atividade de início de um processo.
Como ações, é possível escolher entre desabilitar um campo, validar valor, definir um valor e desaparecer com o campo na tela. Este procedimento gera um evento de formulário com as configurações definidas.
Quando um colaborador seleciona o setor TI como solicitante, uma regra de formulário pode automaticamente exibir um campo adicional para informar o modelo do equipamento desejado. Se outro setor for selecionado, esse campo permanece oculto. Evitando confusões e tornando o preenchimento mais rápido.

Siga os passos abaixo após configurar o processo e o formulário no qual será adicionado a regra.
|
01. Clique em Regras do formulário
.
02. Na modal apresentada, clique em Adicionar regra.
03. Em Quando a solicitação chegar na atividade selecione em qual atividade a regra definida para o campo será executada.
04. Em o campo selecione o campo para o qual a regra será definida.
05. Em do formulário será selecione a ação da regra que será definida, sendo possível definir entre:
06. Após preencher todos os campos com as regras e eventos de processo que forem necessários, clique em Salvar.
Ao definir que a regra irá executar eventos de processo, é necessário definir os eventos que ocorrerão no campo definido quando a solicitação estiver na atividade selecionada. 01. Clique em Adicionar evento 02. Defina entre as opções de Ao selecionar o e Ao mudar valor do; 03. Defina a ação que ocorrerá no campo, sendo possível definir entre:
Ou seja a configuração do evento ocorre desta forma:
Por exemplo, o campo exibido contém opções como:
Se a opção Não for selecionada, o campo múltipla escolha permanecerá oculto, já que as informações complementares não são necessárias neste caso.
|
Ao adicionar regras dos tipos Validar valor e Validar formato, é preciso definir condições para que essas validações sejam aplicadas, escolhendo entre as opções 'E' ou 'OU'. A seguir, explicaremos como cada uma dessas condições funciona.
Esse tipo de condição funciona de forma integral, ou seja, ao adicionar uma regra com a condição do tipo E todas as condições definidas precisam ser verdadeiras para que a ação aconteça.
Uma empresa automatizou o fluxo de aprovação de férias e configurou uma regra para que o RH seja notificado somente quando todas as etapas forem concluídas.
Sendo a regra: Notificar o RH quando todas as condições abaixo forem atendidas.
Sendo as condições:
Neste caso, a notificação ao RH só será enviada se todas essas condições forem verdadeiras ao mesmo tempo.
Este tipo de condição funciona de forma isolada, ou seja, ao adicionar uma regra com a condição do tipo OU apenas uma das condições definidas precisam ser verdadeiras para que a ação aconteça.
Uma empresa automatizou o fluxo de aprovação de férias e configurou uma regra para que o RH seja notificado assim que uma das etapas forem concluídas.
Sendo a regra: Notificar o RH assim que houver alguma movimentação na solicitação.
Sendo as condições:
Neste caso, a notificação ao RH será enviada assim que uma das condições acima forem atendidas.
Esta documentação é válida a partir da atualização Voyager (2.0). Se você utiliza uma atualização anterior, ela pode conter informações diferentes das quais você vê na sua plataforma. |