01. DADOS GERAIS

Produto:

Segmento:

Módulo:

Portaria

EAIService | API Recintos


Função:

Portaria | Composição férrea

API Recintos | Evento de agendamento de veículos


Brasil
Ticket:-
Requisito/Story/Issue (informe o requisito relacionado) :DLOGPORTOS-22153
Download:



02. SITUAÇÃO/REQUISITO

Na entrada em produção da release VOLGA da API RECINTOS, o evento de agendamento/acesso de veículos para o modal ferroviário passou a consistir o maquinista em eventos que eram enviado a apenas o vagão. Na primeira versão da integração, o sistema TLRA envia um evento de agendamento / entrada por vagão e o maquinista não era enviado.

Com a implementação da consistência na release Volga, o sistema TLRA deverá enviar um evento para toda a composição férrea, ou seja, um evento contendo a locomotiva, o maquinista e todos os vagões.

Para que isso seja possível, o processo ferroviário dentro do TLRA será obrigatório o uso da "Viagem Ferroviária" para o agendamento / entrada no recinto, desta forma permite a montagem da composição contendo a máquina e seus vagões. Também será obrigatório o registro da programação para a LOCOMOTIVA e também o controle da sua entrada no recinto.

Neste requisito, no módulo portaria, composição férrea, deverá ser alterado para quando ocorrer a geração da CESV e entrada da locomotiva e seus vagões, o sistema gere a pendência do acesso de veículos para a API RECINTOS. Para os CESV´s relacionados aos vagões, NÃO DEVEM ser geradas pendencia para o acesso, somente para a locomotiva.


03. SOLUÇÃO

  1. No módulo portaria, "Composição férrea", para o modal ferroviário, foram realizadas as seguintes implementações:
    1. Ao efetua a geração da CESV e OS para a programação da locomotiva, após efetivação da sua chegada pelo coletor de dados,  o sistema gerará a pendência para envio a API RECINTOS referente ao acesso de veículos ferroviário (entrada).
    2. O vínculo da viagem ferroviária nas programações se tornaram obrigatórias para a geração da CESV e entrada no recinto. 

      Figura 1 | Composição férrea | Módulo portaria Vs. 12.1.2507.21

  2. No módulo EAIService, API Recintos, evento de acesso de veículos (Entrada), foi implementado as seguintes alterações na criação da mensagem:
    1. Considerar o número da locomotiva como placa.
    2. O Maquinista da locomotiva será enviado como motorista.
    3. Na lista de semirreboques, serão enviado os vagões pertencentes a mesma viagem ferroviária da locomotiva.


Figura 2 | Exemplo da mensagem JSON para o acesso de veículos de entrada (modal ferroviário).

3. No módulo Portaria, para o processo de saída da composição férrea, se tornou obrigatório o relacionamento da locomotiva e vagões com uma determinada viagem ferroviária de saída.

a. Na composição férrea, saída de vagões, para efetuar o encerramento da CESV, se tornou obrigatório o vínculo dos vagões e locomotiva que irão sair do recinto com a viagem ferroviária de saída.

b. Se a composição de entrada for a mesma da saída, pode ser utilizada a mesma viagem ferroviária, caracterizando ela com ambas as operações.

Figura 3 | Composição férrea - Saída | Módulo portaria Vs. 12.1.2507.21


4. No módulo EAIService, API Recintos, evento de acesso de veículos (Saída), foi implementado as seguintes alterações na criação da mensagem:

a. Considerar o número da locomotiva como placa.

b. O Maquinista da locomotiva será enviado como motorista.

c. Na lista de semirreboques, serão enviado os vagões pertencentes a mesma viagem ferroviária da locomotiva.


Figura 4 | Exemplo da mensagem JSON para o acesso de veículos de saída (modal ferroviário).

04. DEMAIS INFORMAÇÕES


Não se aplica.

05. ASSUNTOS RELACIONADOS

Não se aplica.


"A TOTVS recomenda que os recintos alfandegados, quando da atualização do sistema informatizado de controle aduaneiro (TOTVS Logística Recintos Aduaneiros) observe as normas legais vigentes conforme segue: o artigo 16 da IN RFB 2064/2022 (que dispõe sobre a auditoria dos sistemas informatizados de controle aduaneiro estabelecidos para os beneficiários de regimes e tratamentos aduaneiros especiais e dá outras providências), que estabelece que qualquer alteração ou atualização de versão ou substituição do sistema informatizado de controle deverá ser previamente comunicada à Receita Federal do Brasil (RFB)."