Nesta página, é descrita a arquitetura de componentes e tecnologia utilizadas pelo TOTVS Agro API Hub, como forma de apresentar e elucidar a estrutura unificada e padronizada desenvolvida para expor as APIs do ecossistema TOTVS Agro Bioenergia. Este hub atua como uma camada de abstração e governança técnica centralizada, fornecendo endpoints RESTful consistentes, documentação interativa via Swagger/OpenAPI, gestão de ciclos de vida (API Lifecycle) e mecanismos robustos de segurança e autenticação (como OAuth 2.0). Seu propósito fundamental é simplificar e escalar a integração entre os sistemas corporativos (como ERPs, plataformas de trading, aplicações de campo e ferramentas de análise) e a suite de soluções TOTVS para o agronegócio, promovendo interoperabilidade, reduzindo a complexidade no desenvolvimento e acelerando a inovação digital no setor de bioenergia.

Links e referências

TOTVS Developers
https://api.totvs.com.br/

TOTVS API Pocket
https://api.totvs.com.br/guia

Guia de implementação das APIs TOTVS
https://tdn.totvs.com/display/INT/Guia+de+implementacao+das+APIs+TOTVS


Características Técnicas



Requisitos de Hardware

Observações de instalação (ambiente/infraestrutura)


Esta página apresenta os requisitos recomendados para uma instalação e configuração padrões.

⚠️ Como TOTVS Agro API Hub é uma plataforma de comunicação com TOTVS Agro Bioenergia, tais requisitos podem ser revistos e sinalizados aos clientes, a qualquer momento, pois seu uso (TOTVS Agro API Hub) tem relação com volume de dados e poder computacional necessário para chamadas HTTP/REST.


Requisitos de Software


Sistema Operacional:

O TOTVS Agro API Hub está homologado para execução no sistema operacional Windows Server. A seguir, são descritas as versões do Windows atualmente suportadas


Requisitos de Banco de Dados

TOTVS Agro API HUB

O TOTVS Agro API Hub utiliza o banco de dados PostgreSQL para armazenar sua estrutura

TOTVS Agro Bioenergia

 Para o processo de integração do API HUB com o Bioenergia tem como versão mínima requirida do banco de dados  Oracle 12c, ou superior

 


Acesso à internet (com acesso liberado ao endereço http://engenharia.agro.totvs.com.br:8080/*)

Liberações de IPs do TOTVS iPaaS


Recomenda-se a separação entre ambiente/servidor (TOTVS Agro API Hub) - com seus componentes (por exemplo, PostgreSQL) e ambientes/servidores das demais soluções/ferramentas TOTVS Agro que farão uso da plataforma.

Por exemplo:

  • 1 ambiente/servidor para TOTVS Agro API Hub + 1 ambiente/servidor para TOTVS Agro Bioenergia (avaliar requisitos recomendados separados); ou
  • 1 ambiente/servidor para TOTVS Agro API Hub + 1 ambiente/servidor para TOTVS Agro PIMSServer (avaliar requisitos recomendados separados);

* Em situações específicas (desde que alinhado com time TOTVS Agro), tais ambientes/servidores podem ser unificados, desde que os requisitos separados sejam atendidos em sua totalidade. Importante mencionar que a separação física/lógica destes ambientes/servidores otimiza aspectos de análise, investigação, disponibilidade e otimização de configurações.


O TOTVS Agro API Hub é compatível com a versão 12.1.2412 ou superior do TOTVS Agro Bioenergia.
















Diagrama Arquitetural



Segurança / Autenticação

A autenticação/autorização das APIs de integração utilizará OAuth 2.0 Client Credentials Grant, sendo o método mais utilizado e também um fluxo de autorização projetado especificamente para integrações entre sistemas backend.

Principais vantagens:

Fluxo:

Consumo das APIs

Composição da URL da API

A URL para as entidades e queries cadastradas é composta conforme conforme configurado no cadastro da EntityAPI e QueryHe/QueryDe, para os campos apiVersion e pathUrl, conforme demonstrado a seguir:

Os métodos HTTPs que podem ser utilizados são GET, POST, PUT, DELETE e PATCH (modelo entity), e estarão disponíveis conforme configurados em cada modelo de exposição de APIs.