Este documento descreve o novo atributo do sistema de controle de acesso, denominado "Ignorar Troca Periódica de Senha". O objetivo é oferecer maior flexibilidade e otimizar a gestão de contas de serviço, reduzindo a sobrecarga administrativa e de segurança associada à troca de senhas de forma automática e periódica. Tal atributo está sendo ofertado de forma temporária, até a entrega da solução definitiva, que trará avanços significativos no mecanismo de autenticação.
Contas de Serviço: usuários cadastrados via Configurador > Usuário > Senhas > Usuários e que terão como finalidade o uso para autenticação de serviços rest, soap e qualquer outro serviço/processo onde a troca periódica da senha possa eventualmente causar alguma indisponibilidade.

A funcionalidade estará disponível a partir da lib 20251006; Para utilização desta funcionalidade, se faz necessária a execução do FwRebuildIndex - Rebuild de índices . |
O atributo "Ignorar Troca Periódica de Senha" foi projetado especificamente para contas de serviço. O uso deste atributo em contas de serviço elimina a necessidade de intervenção manual e periódica por parte dos administradores de TI para atualizar senhas de aplicações, o que poderia causar interrupções nos serviços.
Apesar dos benefícios operacionais, o uso indiscriminado do atributo "Ignorar Troca Periódica de Senha" pode comprometer significativamente a segurança do sistema.
A ausência de um ciclo de renovação de senhas dificulta a aderência a normas de segurança e auditorias que exigem a implementação de políticas de expiração de senhas. A manutenção de um grande número de senhas estáticas pode gerar um passivo de segurança para a organização.
Diante disso, estamos disponibilizando um novo card em Dashboard de Privilégios, onde o Administrador poderá acompanhar a lista de usuários com o novo atributo ativado, viabilizando o controle, identificação e crescimento deste número de usuários.
Uso Restrito: O atributo deve ser ativado apenas e exclusivamente para contas de serviço.
Monitoramento Ativo: Contas com este atributo ativo devem ser monitoradas de perto. Acesso, atividade e tentativas de login falhas devem ser auditadas regularmente.
Educação e Conscientização: Administradores devem ser instruídos sobre os riscos e o uso adequado do atributo. A política de troca de senhas para usuários comuns (a cada 3 meses, por exemplo) deve ser mantida e reforçada sempre que possível.