Árvore de páginas

Tempo aproximado para leitura: 12 min

Ajuste disponível a partir da versão 12.1.23



01. DADOS GERAIS

Linha de Produto:Protheus
Segmento:Manufatura
Módulo:SIGAMNT - Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas
Função:MNTA020 - Funcionário da Manutenção
Issue:DNG-1285
Ticket:3307388
Versão/Release:12.1.23 e superiores.


02. SITUAÇÃO/REQUISITO

O custeio de produção pode utilizar o conceito de Grupo de Contas + Centro de Custo do produto (CT1_GRUPO + B1_CCCUSTO). Ao realizar, portanto, um insumo oriundo da oficina e do tipo Mão de Obra via Retorno Mod.2 (MNTA435) não poderá ser consumido o custo do produto MOD + B1_CC e sim, ser feita a busca nos produtos que, quando verdadeiro o parâmetro MV_PRODMOD, tenham preenchido o campo Centro de Custo Custeio (B1_CCCUSTO) no insumo. Desta forma, pode-se diferenciar de forma mais clara quando um determinado funcionário (insumo do tipo Mão de Obra) for utilizado para atuar num determinado recurso. No método atual é utilizado o Custo Médio (B2_CM1) do produto MOD + Centro de Custo (B1_CC) e em determinados cenários não trará fielmente o custo daquele funcionário, mas sim o custo do grupo da Mão de Obra que o Funcionário está relacionado.  

03. SOLUÇÃO

A partir desta implementação, será possível, ao reportar um insumo do tipo mão-de-obra no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT), movimentar-se um produto diferente de 'MOD' + Centro de Custo. Assim, ao cadastrar um funcionário da manutenção estará disponível o campo Prod. MO (T1_PRODMO), vinculando o funcionário a um produto e desta forma sempre que este funcionário for reportado como mão-de-obra, movimentações e custeios serão calculados conforme o produto indicado.

Para o produto ser considerado do tipo mão-de-obra e ser vinculado ao Funcionário existem dois cenários possíveis:

I. O produto deve possuir o prefixo MOD, ou seja, ter sido gerado através da união entre MOD + Centro de Custo.

II.  Ou quando o parâmetro MV_PRODMOD estiver habilitado (.T.) e o campo CC p/ Custo (B1_CCCUSTO) estiver preenchido no cadastro do produto. Neste caso não será necessário possuir o sufixo MOD em seu código. 

Caso o campo Prod. MO (T1_PRODMO) esteja no Cadastro de Funcionários (MNTA020), contudo esteja vazio, o tratamento de custos será mantido conforme o comportamento padrão, anterior à esta implementação, considerando o Custo Médio do Produto (produto 'MOD' + Centro de Custo)

Importante!

É importante frisar que ao informar o campo Prod. MO (T1_PRODMO) as movimentações e cálculos de custos somente incidirão nos reportes de insumos futuros, ou seja, não alteram seu histórico.


Manutenção de Ativos e Gestão de Frotas (SIGAMNT):

Entrar no Configurador (SIGACFG). Habilitar o parâmetro MV_PRODMOD, informando '.T.' .

  1. Na sequência, entrar no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Produtos. Incluir um produto, informando o campo CC p/ Custo (B1_CCCUSTO).

Confira os dados informados e Confirme.

Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Manutenção \ Funcionário (MNTA020). Incluir um funcionário e preencher o campo T1_PRODMO.

Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Ordens de Serviço \ Corretiva (MNTA420). Incluir uma OS corretiva.

Acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Retorno de O.S.\ Retorno Mod. 2 (MNTA435).

  1. Execute o filtro para que as ordens de serviço sejam apresentadas na listagem.

Realizar o retorno para a ordem de serviço (OS) incluída, informando o insumo do tipo mão-de-obra anteriormente cadastrado, note que o custo é calculado com base no valor do produto informado no Cadastro de Funcionários (MNTA020).

BackOffice RM:

Entrar no BackOffice (RM), em BackOffice > Gestão Estoque, Compras e Faturamento > Cadastro > Produto. Incluir um produto do tipo Serviço integrado com o módulo SIGAMNT. Utilizar unidade de medida Hora.

Entrar no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Produtos. Verificar que após o cadastro no BackOffice RM foi inserido o produto no Manutenção de Ativos (MNT).

  1. O produto é inserido somente no BackOffice RM.


Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Manutenção \ Funcionários incluir um funcionário informando no campo Prod. MO (T1_PRODMO) o produto cadastrado.

Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Ordens de Serviço \ Corretiva (MNTA420). Incluir uma OS corretiva.

Acesse Atualizações\ Controle de Oficina\ Retorno de O.S.\ Retorno Mod. 2 (MNTA435).

Execute o filtro para que as ordens de serviço sejam apresentadas na listagem.

Realizar o retorno para a ordem de serviço (OS) incluída, informando o insumo do tipo mão-de-obra anteriormente cadastrado, note que o custo é calculado com base no valor do produto informado no Cadastro de Funcionários (MNTA020).

Entrar no Configurador (SIGACFG) e acessar Ambiente \ Schedule \ Schedule. Buscar pela mensagem StockTurnOver e acessar a mensagem original e também de resposta. Verificar que foi enviado corretamente o custo do produto relacionado ao Funcionário.

Mobile MNT NG:

Entrar no módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Cadastros Básicos \ Produtos. Incluir um produto e informar o campo CC p/

Custo (B1_CCCUSTO).

Abrir o aplicativo MNT NG.

  1. Inserir uma OS e informar um insumo do tipo produto. Verifique que o produto cadastrado não está listado. 


Posteriormente, em Atualizações \ Controle de Oficina \ Manutenção \ Funcionários incluir um funcionário informando no campo Prod. MO (T1_PRODMO) o produto cadastrado.

Sincronizar o aplicativo MNT NG e retornar à OS anteriormente inserida. Inserir o produto anteriormente cadastrado.

Incluir uma nova OS informando dois insumos, um previsto e um realizado, do tipo Mão de Obra e que os funcionários tenham o campo Prod. MO (T1_PRODMO) preenchido.

Retornar ao módulo de Manutenção de Ativos (SIGAMNT) e Em Atualizações \ Controle de Oficina \ Retorno OS \ Retorno Mod 2. Note que é apresentada a O.S. incluída pelo

MNT NG com os dois insumos, verifique que o custo de ambos insumos é calculado corretamente conforme o produto informando no campo Prod. MO (T1_PRODMO) de cada funcionário.



Importante!

Mesmo possuindo o campo Prod. MO (T1_PRODMO), mas deixando ele vazio, nenhuma mudança ocorrerá nos valores dos insumos, ou seja, os custos se manterão sendo calculados via Custo Médio do Produto 'MOD' + Centro de Custo se o campo Prod. MO (T1_PRODMO) não for preenchido.


04. DEMAIS INFORMAÇÕES

Para que as atualizações acima mencionadas possam ser utilizadas é necessário que seja realizada uma atualização de dicionário via compatibilizador UPDDISTR. Após execução deste processo serão atualizadas as seguintes informações. 

Criação de Campos no arquivo SX3 – Campos:

CampoT1_PRODMO
T1_DESCPRO
Tipo

Caracter

Caracter
Tamanho

30

30
Formato

@!

@!
Título

Prod. Mo

Desc. Prod.
Descrição

Produto Mão-de-Obra

Descrição Prod. MO
Usado

Sim

Sim
Obrigatório

Não

Não
Browse

Não

Não
F3SB1
Relação
SB1->(VDISP(ST1->T1_PRODMO,'B1_DESC'))
Val. SistemaMNT020VAL()


Criação de Gatilhos no arquivo SX7 – Gatilhos:

CampoT1_PRODMOD
Sequência001
Campo DomínioT1_DESCPRO
TipoPrimário
RegraSUBSTR(SB1->B1_DESC,1,30) 
PosicionaNão
ChavexFilial("SB1")+M->T1_PRODMO
Proprietário1
AliasSB1


Rotinas envolvidas na Implementação:

TelaNome Técnico

MNTA020

Funcionário da Manutenção

MNTA400Retorno
MNTA435Retorno Mod. 2
MNTA901Recálculo Custo da Manutenção
MNTNGWebService Mobile
MNTUTILFunções Genéricas MNT
MNTUTIL_OSFunções Genéricas de OS
NGMNT00Funções Padrões
NGUTILFunções Genéricas



Não e existem duas maneiras de fazer com que o campo não seja apresentado em  tela.

I.  Caso o ambiente não esteja parametrizado com integração ao Estoque (MV_NGMNTES = N) o campo não será apresentado no cadastro de funcionários da Manutenção (MNTA020).

II.  O outro cenário é, via Configurador (SIGACFG), o campo ser retirado de uso. Para este cenário, pode-se, também, retirar o campo de gatilho que é o Desc. Prod. (T1_DESCPRO).

05. ASSUNTOS RELACIONADOS