Árvore de páginas

Já sou usuário do TOTVS Developer Studio

Se você já é usuário de versões anteriores do TOTVS Developer Studio, pode começar a utiliza-lo imediatamente.

  1. Inicie a execução do TOTVS Developer Studio conforme o seu sistema operacional.
  2. Lhe será solicitado o espaço de trabalho (workspace) %(mark)A%.
    • Quando solicitado, se selecionar um espaço de trabalho já existente, lhe será informado que pode ocorrer problemas de compatibilidade caso retorne a versão anterior. Nos projetos TOTVS, não há problemas de compatibilidade significativas entre as versões 11.2 e 11.3, exceto pela lista de servidores cadastrados, que são ignorados quando criados em versões distintas.
  3. Recomendados a leitura do tópico Visão Servidores

Sou um novo usuário

  1. Inicie a execução do TOTVS Developer Studio conforme o seu sistema operacional.
  2. Lhe será solicitado um espaço de trabalho (workspace) %(mark)A%.

Espaço de trabalho (workspace) - Local onde seus trabalhos são armazenados e/ou acessados via ligação simbólica (symbolic link) ou fisicamente, informações de gerenciamento e organização dos fontes e outras informações necessárias ao funcionamento do TOTVS Developer Studio.

Você pode manter quantos espaços de trabalho desejar, organizando seus trabalhos da forma que você achar mais confortável e natural. Por exemplo, mantendo um espaço para cada produto/versão, cliente, projetos pessoais, etc.

Recomendações

  • Utilize a opção "Utilizar como padrão..." %(mark)B% se você não pretende ter vários espaços ou se ele for o espaço em que você costuma trabalhar. Durante a execução do TOTVS Developer Studio, você terá acesso a um gerenciador de espaços de trabalho ou solicitar a troca deste.
  • O espaço de trabalho deve ser uma pasta fora do local de instalação do TOTVS Developer Studio. Este procedimento facilitará manter cópias de segurança e futuras atualizações do produto.
  • O espaço de trabalho deve ser local e de uso exclusivo, ou seja, não o compartilhe por nenhum meio, não utilize pastas ou drives mapeados, ligações simbólicas não locais, qualquer tipo de recurso que seja externo a sua máquina. Caso seja necessário compartilhar projetos, utilize uma aplicação de gerenciamento de versão.
  • Para compatibilidade entre plataformas, recomenda-se que os identificadores (nomes) de recursos:
    • Sejam formados somente por combinação de letras, números, sublinhas e pontos.
    • Utilizar somente minúsculas, incluindo os nomes de pastas.

Recurso - Projetos, pastas e arquivos são denominações genéricas para uma entrada (pasta ou arquivo) no sistema de arquivos.

Estrutura de projeto - Um projeto é determinado pela sua estrutura física no sistema de arquivos, portando, todas as pastas e arquivos existentes são passíveis de compilação.