Páginas filhas
  • 19-Solicitação de Material para Serviços de Oficina

Objetivo: Tem por objetivo registrar as solicitações de materiais e serviços (externos) a serem aplicados na manutenção automotiva. Essa inclusão é realizada através da Ordem de Serviço de Oficina Mecânica. O TOTVS Agro Multicultivo é responsável por gerar/manter a Ordem de Serviço e apontar os materiais que serão solicitados ao BackOffice RM, identificando para cada material qual a forma para sua obtenção, se requisição de materiais é para item de estoque ou para solicitação de compras (material/serviço). O RM por sua vez iniciará o processo de compra, para os casos de solicitação de compra, ou o processo de requisição, para os casos de materiais estocáveis. A criação da Ordem de Serviços é realizada através do Menu Apontamentos / Manutenção / Serviço de Oficina, que deverá ser preenchida conforme necessidade. A integração da requisição/solicitação consiste na movimentação de lançamentos no sentido TOTVS Agro Multicultivo para RM, ou seja, será realizado no TOTVS Agro Multicultivo e enviado para o RM através da API “mov/v1/Movements”. A resposta do atendimento das requisições/solicitações será obtida de forma assíncrona, através de processo agendado configurado no TOTVS Agro Multicultivo através da API “est/v1/ReportInputs/input/”.

Tela da Ordem de Serviço de Oficina Mecânica onde podem ser realizadas as requisições/solicitações de materiais ou serviços. 


As requisições/solicitações de materiais ou serviços poderão ser realizadas na aba Solicitação de Materiais, após a inclusão de uma Ordem de Serviço.


Na inclusão de uma nova solicitação, será necessário informar o tipo da peça/serviço. São quatro os possíveis tipos: Interna, Externa, Mão de Obra Externa e Devolução.

 

  • Interna – Peças mantidas em estoque;
  • Externa – Peças para consumo direto, que realizarão o processo de compras;
  • Mão de Obra Externa – Solicitação de Mão de Obra que serão executadas por prestadores de serviços, passam pelo processo de compras;
  • Devolução - Estorno de peças atendidas e que não foram utilizadas durante o serviço.

(aviso) Para a correta diferenciação pelo BackOffice RM dos tipos de peça/serviço, é necessário que se façam as configurações descritas nos documentos 01-Habilitar os Processos Agendados02-Informar os Tipos de Movimento. A opção Tipo de Peça / Serviço informada no cadastro de solicitação de materiais do TOTVS Agro Multicultivo, influencia diretamente no comportamento da integração, pois essa opção determina qual processo será criado, seja uma Requisição de Material ou uma Solicitação de Compra. Ao definir Tipo de Peça / Serviço como externa ou mão de obra externa, será gerada uma Solicitação de Compra, caso selecione Interna ou Devolução, será gerada uma Requisição de Material.


Status de Processamento

O TOTVS Agro Multicultivo realiza o controle de processamento das suas movimentações através de status atribuído ao campo FG_STATUS_EAI. Para correto funcionamento do processo de integração, utilizaremos alguns dos status descritos abaixo:

  • 0 – Aguardando execução
  • 1 – Em Execução
  • 2 – Enviado para o ERP
  • 3 – Erro no Processamento pelo ERP
  • 4 – Valorizado com Sucesso pelo ERP
  • 5 – Erro atualizado pelo PIMS
  • 6 – Valorizado pelo PIMS


Tipos de Movimentos

Para identificar quando será realizada uma movimentação de Requisição de Material ou Solicitação de Compra, é utilizado o campo TPMOVTO_ERP. Este campo define qual operação será realizada, e seu valor precisa ser definido em conjunto com a equipe do ERP, conforme documentação citada anteriormente.

O TOTVS Agro Multicultivo gera os tipos de movimentos com os códigos padrões definidos no arquivo de configuração de serviços (...\TOTVSAgro\PIMSMulticultivos\config\instancia\pimsmc_client\services_client → 01-Habilitar os Processos Agendados02-Informar os Tipos de Movimento). 


Parâmetros

Para que a integração ocorra corretamente, os parâmetros abaixo devem estar com os valores abaixo.

Nome Parâmetro

Contexto

Descrição

Valor

FG_HAB_SOL_MAT_RM

PIMSGRAOS.SMART_ERP

Integra solicitação de material de Serviço de Oficina

Sim

API_REPORTINPUTSPIMSGRAOS.SMART_ERPAPI de Reporte de Itens Atendidosest/v1/ReportInputs/input/
API_MOVIMENTOSPIMSGRAOS.SMART_ERPMovimentosmov/v1/Movements


A integração da Movimentação será realizada de forma assíncrona, neste caso para a informação chegar ao TOTVS Agro Multicultivo irá depender do tempo configurado em Administração → Processo Agendado (Sincronização de Movimentação (RM) – MovimentProcess).

Para verificar quando a integração será executada,  acesse Administração → Visão de Agendamento.

O agendamento do processo pode ser configurado conforme documentação 03-Configurações dos Processos Agendados.


Movimentação

Identificador da Mensagem: MovimentProcess
Versão: 1.000
Módulo <RM>: <BackOffice – Gestão de Estoque, Compras e Faturamento>
Módulo <TOTVS Agro Multicultivo>: <Apontamentos - Serviços de Oficina>
Tipo de Envio: <Assíncrona>



Fluxo das Informações

A integração de movimento de estoque é realizada no TOTVS Agro Multicultivo e integrada com RM.


Limitações/Restrições

  • Esta integração está disponível a partir da versão 12.1.2205 do RM e 12.1.2209 do TOTVS Agro Multicultivo;
  • A integração de Movimento de Estoque para o TOTVS Agro Multicultivo é realizada em modo exclusivo entre as Unidades Administrativas;
  • Para que a Integração ocorra corretamente, é necessário informar o Local de Estoque nos Apontamento do TOTVS Agro Multicultivo;
  • Para que a integração aconteça sem problemas, é premissa que o cadastro de Produto esteja integrado, pois precisa gravar o ID do produto do RM para devolver na movimentação de estoque;
  • Atentar as seguintes configurações no RM:
    • Entrar no cadastro de produto e ajustar para permitir item repetido;
    • O usuário criado para integração precisa dar permissão para movimentação de estoque,
    • Antes de iniciar a baixa de estoque verificar se os produtos possuem saldo para o local de estoque.
    • O Centro de Custo deve estar configurado para permitir lançamento


Links Relacionados

Manutenção (Parâmetros de Integrações)