Páginas filhas
  • Cliente x Fornecedor - Global

Contexto de negócio

A integração de Cliente/Fornecedor utilizará o parâmetro "Permite Múltiplos Grupos" do EAI para definir entre a réplica para as devidas coligadas ou a utilização do conceito de Cliente/Fornecedor Global no RM.

Anteriormente a este parâmetro, caso o cadastro de Cliente e Fornecedor fosse global no Protheus cada registro encaminhado ao RM era replicado para cada coligada referente ao grupo.

 

Este parâmetro se faz necessário pois caso no Protheus exista mais de um Grupo de Empresa espelhado em uma mesma base do RM (mesmo alias) o uso de Cliente/Fornecedor Global fará com que todas as coligadas vejam registros de todos os grupos (inclusive dos que não faz parte).

Cenários e comportamentos

Registro exclusivo por coligada ou por filial no Protheus, independente do valor do Parâmetro 'Permite múltiplos grupos'

Este nível de compartilhamento não necessita de replicação de dados no RM.

Parâmetro 'Permite múltiplos grupos' possua o valor 'verdadeiro' (marcado) e registro compartilhado por coligada no Protheus

O registro recebido será replicado em cada coligada cujo valor do campo "CodExterno" seja igual ao Grupo de Empresa do mesmo, assim gerando registros exclusivos somente nas coligadas que pertencem a o correto Grupo de Empresa.

Parâmetro 'Permite múltiplos grupos' possua o valor 'falso' (desmarcado) e registro compartilhado por coligada no Protheus

O registro recebido será incluído no RM com coligada zero (registro global), assim dispensando a réplica de um registro pra cada coligada. Este comportamento não apresenta riscos uma vez que todas as coligadas desta base são do mesmo Grupo de Empresas do Protheus.

Definição do parâmetro 'Permite múltiplos grupos' e restrições do uso de Cli/For global

Este parâmetro possui por padrão o valor "verdadeiro", uma vez que este é o comportamento atual do sistema e deve ser alterado após conferência da base e analise das restrições listadas abaixo.

  1. A base de dados do RM deve possuir integração com somente um grupo de empresas do Protheus.
  2. O cliente deve estar ciente de que não poderá futuramente integrar novos grupos à mesma base RM.
  3. Os registros previamente integrados continuarão utilizando réplica.

Estas regras consideram a utilização do nível de Coligada RM como Empresa ou Unidade de Negócio no Protheus.

Se o cliente utiliza o nível de Coligada RM como Grupo de Empresas no Protheus o nível de grupo é sempre exclusivo, ou seja não sendo necessário replicas.

 

 

'Permite múltiplos grupos'

  • Sem rótulos