Árvore de páginas

Entenda o Portal Analista Financeiro

Com o crescimento, desenvolvimento, sofisticação do modelo de gestão e com a sua inserção em ambientes mais competitivos, é natural que o Analista Financeiro das organizações acompanhe esta evolução de uma forma mais dinâmica.

O Analista Financeiro preocupa-se com a execução do planejamento financeiro, controlando o fluxo de caixa diariamente. Monitora as contas a pagar e as contas a receber. Executa atividades rotineiras, tal como, melhorar o capital necessário para os compromissos de um determinado período.

Todas as informações relacionadas ao Analista Financeiro podem ser visualizadas neste portal. Desta forma, é possível verificá-las sempre que necessário.

As informações apresentadas nesse portal estão divididas em:

CONFIGURAR O SIMULADOR FINANCEIRO:

Antes e começar a trabalhar com o Simulador Financeiro, é necessário efetuar algumas configurações e parametrizações.
Para poder realizar as simulações, é preciso selecionar a moeda padrão do Simulador Financeiro.
Antes de calcular os valores na moeda original das operações, os valores também serão calculados na moeda selecionada como padrão, tendo por base a cotação entre a moeda padrão informada e a moeda original da operação. Normalmente, a moeda selecionada para este parâmetro é a moeda corrente do País.
Também é necessário importar e configurar a atualização de alguns cadastros base do Simulador Financeiro. As informações importadas são: os Bancos, as moedas e índices, suas cotações e o fluxo de caixa previsto, o qual é utilizado na rotina de comparação com o Fluxo de Caixa.
Essas informações são atualizadas com os cadastros do ERP e, além da carga inicial, é possível parametrizar a atualização periódica para manter a base de dados sempre sincronizada com o ERP.

DEFINIR UMA NECESSIDADE FINANCEIRA:

Neste processo é definido qual o objetivo da empresa em efetivamente simular as operações.
A necessidade financeira direciona as operações a serem simuladas: com a necessidade definida, as operações que farão parte da simulação serão pesquisadas e compostas para atendê-las.
Com a visão do que é preciso buscar, também é indicado o valor a ser simulado, a Taxa Mínima de Atratividade  (TMA), qual o prazo para a entrega desse levantamento e qual o Analista Financeiro será responsável pelo estudo de mercado.

MONITORAR SIMULAÇÕES PENDENTES:

Para o monitoramento de simulações que dependem de alguma ação do usuário, o simulador disponibiliza consultas de fácil acesso para o acompanhamento do processo.
Com os filtros e agrupamentos dessas consultas, facilmente são visualizadas as simulações, segundo seus estados e responsabilidades.

ELABORAR OPERAÇÕES FINANCEIRAS:

A preparação dos dados para a tomada de decisão efetivamente ocorre nesta etapa do processo de simulação.
A responsabilidade pela geração das informações é do Analista Financeiro escolhido para a simulação, o qual deve ficar atento para o prazo de entrega definido para o estudo de mercado solicitado.
Nesta etapa, o Analista Financeiro se encaminha ao mercado em busca das opções disponíveis para a empresa.
Com base neste estudo do mercado, são cadastradas as operações financeiras e as suas condições específicas. Dependendo da necessidade informada, podem ser definidos os mais diversos cenários para a simulação. Em cada um destes cenários pode ser feita a simulação dos índices e moedas utilizados nas operações, para que o impacto das variações dos indicadores econômicos possa ser visualizado.
Nesta elaboração também são utilizados e criados os novos modelos de operações, que são os dados dos produtos e negociações bancárias, os quais estão disponíveis no mercado financeiro.

ANALISAR OPERAÇÕES FINANCEIRAS:

Assim que o Analista Financeiro finaliza a elaboração da simulação, esta é enviada para a análise e a avaliação do Gerente Financeiro, o qual analisará as projeções dos cenários definidos e as operações disponíveis para tomar a decisão de quais operações devem ser efetivamente contratadas.
Para auxiliar a tomada de decisão, o simulador disponibiliza uma série de informações e ferramentas de análise para que a melhor decisão seja tomada pelo Gerente Financeiro. Estas ferramentas são:

a. Cenários de Projeção

O recurso de projeção de cenários tem como objetivo principal o auxílio à tomada de decisão, por intermédio da visualização do impacto da alteração de algumas variáveis financeiras e econômicas nas operações simuladas.

b. Valor Total da Operação

É o resultado da soma de todas as parcelas programadas para a operação.
Em suas rotinas de cálculos, o Simulador Financeiro efetua o cálculo da operação até o seu vencimento, de acordo com as projeções definidas.

c. Valor Presente Líquido

O Valor Presente Líquido (VPL) é uma informação decisória também calculada pelo Simulador Financeiro.
Para o cálculo do VPL é tomada como base a Taxa Mínima de Atratividade, ou TMA, a qual foi informada para o cenário da operação.

d. Custo Efetivo Total

O Custo Efetivo Total (CET) demonstra as efetivas condições da operação, uma vez que no seu cálculo são considerados os encargos financeiros, tributos, seguros e todas as demais despesas decorrentes da operação.

e. Série de Pagamentos

Com esta funcionalidade, é possível visualizar, por período, o saldo, as provisões e os valores de pagamentos ou resgates calculados por operação.
Como já foi dito, o Simulador Financeiro calcula a operação, desde o início até o seu vencimento, e todos estes valores são exibidos nesta função.
Os valores são apresentados na moeda original da operação e na moeda padrão do Simulador Financeiro, definida nas configurações.
O cálculo dos valores na moeda padrão do Simulador Financeiro é feito com base nas projeções da moeda da operação no cenário.

f. Comparação com o Fluxo de Caixa

Na funcionalidade de comparação com o Fluxo de Caixa, é possível visualizar, de forma gráfica, qual o impacto das operações no Fluxo de Caixa previsto da empresa.

EFETIVAR OPERAÇÕES FINANCEIRAS

A efetivação das operações financeiras é a funcionalidade que possibilita a criação automática das operações no módulo Aplicações e Empréstimos do ERP.
Após a aprovação do Gerente Financeiro, a simulação volta para o Analista Financeiro para a efetivação da operação ou das operações que mais atendem à necessidade da empresa.