Árvore de páginas

Configurar Detalhamento

Visão Geral do Programa

Essa função é utilizada para que o usuário configure os campos dos assuntos a serem disponibilizados para o detalhamento das consultas no BI. Ao mesmo tempo, é possível identificar cada atributo relacionado ao assunto com um nome conceitual, facilitando assim o entendimento do usuário final que realizará o detalhamento dos dados.

Nota:
A funcionalidade de detalhamento está preparada apenas para bancos OLAP e Data Warehouse padrão do BI. Caso faça customizações ou utilize um Data Warehouse e OLAP próprios, pode haver incompatibilidade com a ferramenta de detalhamento do produto. A princípio, para não ter essa incompatibilidade, deve-se modelar o banco Data Warehouse com modelo “star-schema”.

Como configurar o detalhamento para o BI

Objetivo da tela:

Configurar as informações a serem apresentadas como detalhamento de uma consulta como, por exemplo, o número de nota fiscal, série, número da ordem de produção, número do título do contas a receber, entre outros.

 

1º Passo: O primeiro passo é executar o ‘Utilitário de detalhamento (DrillThrought)’. Na ferramenta Administrativa do BI, acessar o menu ‘Editar’, ‘Utilitário de Detalhamento’.

Será exibida a tela de Detalhar com os seguintes campos, onde deverão ser informados:

  • Nome do ‘Servidor’ (nome do Servidor SQL/OLAP que deseja conectar).

  • Nome do ‘Banco de dados OLAP’ que deverá ser considerado (se estiver de acordo com a estrutura do produto padrão BI, deverá se chamar ‘DTS_DataWarehouse’).

2º Passo: Depois da execução deste procedimento, acessar a funcionalidade ‘Configurar Detalhamento’ e seguir as orientações selecionando o banco de dados e a tabela fato que deseja configurar. Cada tabela fato pode estar relacionada a mais de um assunto e as configurações serão iguais para todos eles. Para saber quais os assuntos relacionados a cada tabela fato, basta clicar no sinal (+) ao lado do nome da tabela fato. Ao selecionar uma tabela fato, serão apresentados os campos para configuração, tanto da tabela fato quanto das dimensões vinculadas a esta tabela. 

3º Passo: Selecionar os campos que farão parte do detalhamento.

Os campos da tabela fato e das dimensões deverão ser selecionados e inseridos na tela de ‘Itens para exibir no detalhamento’.

É possível renomear os campos configurados para o detalhamento, a fim de facilitar a visualização do usuário durante a construção de suas consultas.

Para concluir a configuração, basta clicar em ‘OK’, e o detalhamento será aplicado para os campos que foram configurados.

 

Importante:
Sempre que houver alteração na estrutura física da tabela no banco de dados relacionado, a configuração deve ser revista ajustando a seleção de campos. A ferramenta não insere automaticamente os novos campos na configuração do detalhamento.

Caso um novo cubo virtual seja criado a partir de uma mesma tabela fato já configurada, essa configuração será automaticamente utilizada no detalhamento.

A configuração dos campos está associada apenas a tabela fato e essa configuração é a mesma para todos os assuntos a ela relacionados.