Árvore de páginas

Consulta Itens - CE0852

Objetivo da tela:

Consultar as informações básicas do item para o estoque.

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Tipo Estq Segur

Esse parâmetro identifica o Tipo de cálculo utilizado para o controle do Estoque de segurança. O parâmetro informado neste campo, quantidade ou tempo, é utilizado para absorver flutuações na demanda do Item ou de atraso na entrega por parte do fornecedor. 

Ponto Encomenda

Via de regra o ponto de encomenda deve ser cadastrado para cada item de estoque, sendo que em casos especiais os itens componentes da família têm o mesmo ponto de encomenda. Portanto a inserção em quantidade (podendo ser fracionada) neste campo determina o nível mínimo a ser considerado para o ressuprimento dos itens da família. 

Qtd Segurança

Apresenta a quantidade de segurança necessária para absorver flutuações de demanda ou de atrasos na entrega pelo Fornecedor. 

Consumo até a Data

Esta informação é atualizada através do programa de Fechamento mensal (CE0409) deverá considerar no cálculo do consumo até a data o consumo do período em fechamento e calculará o consumo dos próximos períodos, considerando movimentos posteriores ao do período em fechamento para as contas do tipo consumo, ordem de serviço e custo de mercadoria vendida. 

Tempo de Ressuprimento

É apresentado o tempo de ressuprimento (Lead Time) é o "Ressupr Fornec" + "Ressupr Compras" + "Ressupr CQ". Esses valores podem ser alterado através do programa cc0103 – Manutenção Itens Materiais (CD0138). Para a não utilização deste conceito, deverá ser zerado esses valores no item a ser comprado. 

Data Ultima Saída

É apresentada a data de última saída a qual é atualizada através de movimentos de saída, quando a conta é de Consumo, Ordem de Serviço ou Custo da Mercadoria Vendida. 

Lote Mínimo

É apresentada o lote mínimo do item, essa quantidade é definida para ser utilizada no ressuprimento do estoque, caso a quantidade calculada seja menor que o lote mínimo será considerado o lote mínimo parametrizado 

Tipo de Demanda

É apresentado o tipo de Demando do item que pode ser:

  • Dependente: quando selecionado, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades do módulo de Planejamento.

  • Independente: quando selecionado, indica que a ordem de compra é implantada com base na geração das necessidades dos itens de demanda independente, da rotina de ressuprimento do módulo de Estoque. 

Quantidade Ordens

É apresentado a quantidade de ordens de compra. 

Fator Refugo

É apresentado o Fator Refugo, o qual é Fator Refugo o qual é utilizado na geração de Ordens de compra, pelo Estoque e pelo Planejamento, para Definição de quantidades a serem compradas ou produzidas.

O programa calcula uma quantidade maior, de maneira que, após aplicar o fator de refugo, possa ser obtida a efetiva quantidade desejada.

Fórmula:
                                                     Quantidade necessária
Quantidade Programada/Comprar =  ----------------------------------
                                                     1 – (Fator Refugo / 100)

Tempo Segur

É apresentado o tempo de segurança definido para o item. 

Data Última Entrada

É apresentada a data da ultima entrada do item a qual é atualizada na entrada de notas fiscais (com exceção das notas fiscais de entrada de beneficiamento e consignação) pelos programas: 

  • RE1001 (Manutenção de Documentos);

  • RE1005 (Atualização de Documentos);

  • CE0220 (Transações Diversas) – Transações Diversas Estoque, quando a conta é de Não consumo, Transitória de compras e Transitória de Devolução (Tipos 2,7 ou 8).

Lote Econômico

É apresentado o Lote Econômico para o item o qual é a quantidade ideal que a empresa deve comprar ou produzir. 

Emissão de Ordens

É apresentada o tipo de emissão de ordens de compra. As opções disponíveis são:

  • Automática;

  • Manual.

Importante:

O módulo de Estoque gera ordens automáticas de compra quando o item é de demanda independente e se encontra abaixo do ponto de encomenda. Caso não devam ser geradas ordens automáticas para os itens de demanda independente, esse campo deve ser preenchido com a opção Manual. Dessa forma, a administração de Estoques e de Compras fica a cargo do mesmo.

Estoque de Segurança

É apresentado o estoque de segurança do item. O estoque de segurança é a quantidade necessária para absorver as flutuações da demanda ou dos atrasos na entrega pelo fornecedor em relação ao item em questão.

Qtd Perda

É apresentada a quantidade de perda definida para o item a qual é a quantidade de perda do item cadastrado em cada ordem de compra emitida, a qual será utilizada em testes de controle da qualidade.

Consumo Previsto

É a quantidade definida para o item necessária para suprir a demanda do período.

Importante:

A quantidade em questão será calculada por intermédio do programa de Listagem de Atualização de Consumo (CE0406), ou poderá ser informada manualmente pelo usuário.

Ver Manutenção Parâmetros do Estoque (CE0101).

Saldo

É apresentado o saldo do item em estoque.

Lote Múltiplo

É apresentado o lote múltiplo definido para o item, o qual representa a quantidade de itens, a partir do qual programa calcula uma ordem múltipla (de compra ou de produção). O conceito de lote múltiplo é aplicado nos casos em que materiais comprados são fornecidos somente em quantidades pré-estabelecidas pelo fornecedor. Não é obrigatório, mesmo validando ele deixa passar.

Observação

É apresentada a informação do item referente ao ressuprimento do estoque, caso o saldo do item mais as quantidades das ordens estão menor ao estoque de segurança ou se abaixo do ponto de encomenda.

Importante:

Consumo até a Data

Esta informação é atualizada através do programa de Fechamento mensal (CE0409) deverá considerar no cálculo do consumo até a data o consumo do período em fechamento, e calculará o consumo dos próximos períodos, considerando movimentos posteriores ao do período em fechamento para as contas do tipo consumo, ordem de serviço e custo de mercadoria vendida.

Distorções relativas ao conteúdo do campo "consumo até a data" serão possíveis porque esta informação será atualizada on-line,  e as mudanças efetuadas em tipos de contas ou eliminação de movimentos não serão consideradas para atualização desta informação. Esta manutenção deverá acertar o valor deste campo a cada fechamento.

Poderá também ocorrer deste valor ficar negativo em virtude de haverem mais entradas para conta de consumo do que saídas. Por exemplo, se forem requisitadas 100 peças do material X para uma conta de consumo no período anterior, e durante o período atual estas 100 peças forem devolvidas, automaticamente esta movimentação será considerada como uma devolução de consumo, devendo ficar -100 peças para o período atual, ou seja,  serão somadas todas as saídas para a conta de consumo e diminuídas todas as entradas. Como a saída será para um período anterior,  o saldo ficará negativo.

Uma entrada de material no estoque contra uma conta de consumo irá diminuir a quantidade do consumo até a data, pois deverá ser entendido que estará sendo efetuada uma devolução do material. Por outro lado, uma saída do estoque para uma conta de consumo, irá incrementar o consumo até a data.

O consumo até a data refletirá o consumo ocorrido desde o primeiro dia do período que está aberto até a data atual.

Ex.: Estamos no dia 15/07/2004 e o período que está aberto no estoque é 06/2004. Então o consumo até a data será o resultado das transações de entrada e saída que ocorrerão desde 01/06/2004 até a data atual (15/07/2004). No momento do fechamento do período 06/2004, através do programa de Fechamento do período (CE0409), este valor será recalculado,  desconsiderando-se os movimentos de junho/2004