Árvore de páginas

Seja bem-vindo(a) à nossa página dedicada aos processos e etapas para a Geração do Informe de Rendimentos 2026 (Ano-Base 2025) na Folha de Pagamento do Datasul.

Nosso objetivo com esta página centralizadora é garantir que você tenha acesso rápido e descomplicado ás informações necessárias para conferir e gerar corretamente o Informe de Rendimentos 2026.



    01. Qual é o pré-requisito para gerar o Informe de Rendimentos 2026 (Ano-Base 2025)?

    • O Informe de Rendimentos do sistema Datasul depende dos processos da DIRF.

    • Para que o informe seja gerado, é obrigatório executar as etapas de consolidação de dados da DIRF, exceto a geração final do arquivo (FP5960 - Geração Arquivo DIRF).

    • Em resumo: Você precisará realizar os passos de preparação e consolidação da DIRF.

    02. O produto sofrerá alterações para o Informe de Rendimentos de 2026?

    Sim, haverá adequações importantes no produto para garantir a conformidade e a precisão dos dados:

    • FP5900 - Geração do DIRF: Será ajustado para buscar as informações de despesas médicas e reembolsos médicos do programa FP9912. Isso garante que os dados do Informe estejam perfeitamente alinhados com o que foi enviado ao eSocial por meio do evento S-1210.

    • FP5921 - Listagem de Informações DIRF: Será ajustado para demonstrar as informações detalhadas das deduções de IR no formato CSV, caso selecionado as opções Imprime Deduções Detalhadas e Exportar Informações IR para CSV. Além disso, será listado os valores de despesas/reembolsos médicos e os valores Isentos que estão no FP5920. 

    03. É necessária a atualização de algum pacote ou patch da console?

    Para as adequações citadas na pergunta 2, sim. Essas serão liberadas por meio de pacotes de atualização da console.

    04. Posso gerar o Informe de Rendimentos sem realizar as atualizações mencionadas nas perguntas 2 e 3?

    Sim, é possível gerar o Informe de Rendimentos, mas com limitações importantes.

    • A geração do comprovante funcionará normalmente, porém, você não se beneficiará dos novos alinhamentos e ferramentas de conferência:

      • Despesas e Reembolsos Médicos: Sem a atualização, as informações de despesas e reembolsos médicos deverão seguir o fluxo atual da DIRF, ou seja, serão consideradas:

        • Dados do histórico de benefícios do BS2750, com relacionamento no programa FP0980.

        • Dados importados via FP5915.

        • Dados lançados manualmente no FP5920.

        • Atenção: Neste cenário, a conferência com os dados enviados ao eSocial pode ser mais complexa, pois o sistema não buscará automaticamente do FP9912.

      • Conferência (FP5921): Sem a atualização, o relatório FP5921 não irá demonstrar o detalhamento das deduções de IR de forma detalhada na opção de extração em excel, além dos valores  de despesas/reembolsos médicos e valores isentos do programa FP5920.

    05. Utilizo o middleware para integração da folha de pagamento com o Governo, quais relatórios poderei utilizar para confrontar os valores relacionado ao IR da Folha de Pagamento com os valores transmitidos ao eSocial?

    Relatórios da Folha de Pagamento que podem ser utilizados.

    Relatórios para Conferência do eSocial.

    • Relatório de Conferência de IR: Relatório que demonstra mensalmente informações como Valor de IR Retido, Base do IR, Deduções, Rendimento Não tributável ou Isento. Além disso, o sistema demonstra quando identificado valores divergentes entre a Folha de Pagamento e o eSocial.

    • Extrator da DIRF: Demonstrativo Consolidado que poderá ser utilizado em substituição a DIRF, com informações relacionadas aos rendimentos pagos, e respectivas retenções na fonte, por meio das escriturações eSocial e EFD-Reinf.
    • FP9825 - Conferência Remuneração e Pagamentos: Relatório gerado mensalmente que possui informações detalhadas dos valores que compõem os XML do eSocial transmitidos ao eSocial através do sistema Datasul.


    06. Utilizo o TAF para integração da folha de pagamento com o Governo, quais relatórios poderei utilizar para confrontar os valores relacionado ao IR da Folha de Pagamento com os valores transmitidos ao eSocial?

    Relatórios da Folha de Pagamento que podem ser utilizados.

    Relatórios para Conferência do eSocial.

    • Relatório de Conferência de IR: Relatório que demonstra mensalmente informações como Valor de IR Retido, Base do IR, Deduções, Rendimento Não tributável ou Isento. Além disso, o sistema demonstra quando identificado valores divergentes entre a Folha de Pagamento e o eSocial. Para quem utiliza a integração com o TAF, o relatório em questão deve ser consultado através do TAF.

    • Extrator da DIRF: Demonstrativo Consolidado que poderá ser utilizado em substituição a DIRF, com informações relacionadas aos rendimentos pagos, e respectivas retenções na fonte, por meio das escriturações eSocial e EFD-Reinf.
    • FP9825 - Conferência Remuneração e Pagamentos: Relatório do Datasul gerado mensalmente que possui informações detalhadas dos valores que compoem os XML do eSocial transmitidos ao eSocial através do sistema Datasul.


    07. Em 2026, como faço para conferir a DIRF mensalmente, garantindo a conformidade dos valores?

    Para 2026, recomendamos a conferência mensal dos valores de IR através do:

    • Relatório de Conferência de IR
      • Clique aqui para mais informações caso utilize o Middleware
      • Clique aqui para mais informações caso utilize o TAF
    • Em 2026, está previsto um novo relatório de conferência o IR e informações complementares, que irá demonstrar e comparar os valores da Folha de Pagamento e eSocial, demonstrando ainda mais detalhes. Acompanhe nossa página de Atualização de Patchs para novidades. Assim que a funcionalidade for liberada, divulgaremos as especificações completas neste local.


    08. Como posso conferir se o Informe de Rendimentos (FP4510) do Datasul está de acordo com os valores enviados ao eSocial?

    Para realizar essa conferência, siga os passos abaixo:

    1. Consulta no Portal do Governo: Utilize o Extrator da DIRF 2025 através do portal e-CAC / Serviços da Receita Federal. No menu, acesse: Negócios > Declarações > Outras Declarações > Consultar Rendimentos Pagos e Isentos > Demonstrativo Mensal.

    2. Consulta no Datasul: Utilize o Relatório de Conferência de IR (detalhado no item 07).

    3. Identificação de Divergências: Caso os totais não coincidam, utilize o cruzamento entre os relatórios FP5921 e FP9825 para localizar as diferenças.

    Ações Corretivas: Após identificar a origem do erro, siga o procedimento adequado:

    • Erro no eSocial: Para localizar a inconsistência, confira o relatório FP5921 e a parametrização dos eventos enviados ao eSocial pelo FP9825. Na sequência, proceda com a retificação dos eventos conforme orientação Qual o procedimento para retificar eventos de remuneração.

    • Erro na Folha de Pagamento: Se o valor correto for o do eSocial, realize os ajustes necessários no programa FP5920.


    01. VISÃO GERAL

    Declaração do Imposto sobre a Renda Retido na Fonte (DIRF) não será mais utilizada. A nova forma de prestação de informações está estruturada em dois pilares principais:

    • eSocial: sistema responsável pelo recebimento das informações trabalhistas e previdenciárias, inclusive as relativas à folha de pagamento. Por meio dessa ferramenta, são declarados os rendimentos pagos a empregados, contribuições previdenciárias, FGTS, impostos retidos e demais obrigações relacionadas aos vínculos empregatícios. Também devem ser informados no eSocial os rendimentos pagos a pessoas físicas sem vínculo empregatício, quando relacionados a atividades de trabalho, como no caso de prestadores de serviços autônomos.
    • EFD-Reinf: a Escrituração Fiscal Digital de Retenções e Outras Informações Fiscais (EFD-Reinf) é destinada à prestação de informações relativas a pagamentos realizados a pessoas jurídicas e a pessoas físicas e retenções de tributos, além de outras informações relativas a contribuições sociais.

    A substituição da DIRF elimina a duplicidade de informações e torna o processo mais eficiente, alinhado à modernização promovida pelo Sistema Público de Escrituração Digital (SPED). Com isso, a Receita Federal "aposenta a DIRF" após décadas de relevantes "serviços prestados" e adota um modelo mais moderno para o cumprimento das obrigações tributárias.

    É fundamental que os empregadores assegurem o correto preenchimento e envio das informações ao eSocial e à EFD-Reinf. Isso garante a conformidade fiscal, evita inconsistências e assegura que os contribuintes pessoas físicas recebam corretamente a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda.

    Importante

    O Informe de Rendimentos do sistema Datasul depende dos processos da DIRF. Para que o informe seja gerado, é obrigatório executar as etapas de consolidação de dados da DIRF, exceto a geração final do arquivo (FP5960 - Geração Arquivo DIRF). Clique aqui e saiba mais.


    02. MELHORIAS A SEREM DISPONIBILIZADAS

    1 - Ajustes para a geração da DIRF buscar as informações de despesas médicas e reembolsos médicos do programa FP9912. Isso garante que os dados do Informe estejam perfeitamente alinhados com o que foi enviado ao eSocial por meio do evento S-1210.

    a. Liberada no pacote de 08/12/2025, patch adicional compatível com as versões 12.1.2511.1, 12.1.2507.7 e 12.1.2503.13, 12.1.2507.6, 12.1.2503.12 e 12.1.2411.17 e 12.1.2507.5, 12.1.2503.11 e 12.1.2411.16. Clique aqui para mais informações.


    2 - Ajuste no relatório FP5921- Listagem de Informações DIRF  para demonstrar os valores das deduções de IR detalhados na opção excel.

    a. Será ajustado para demonstrar as informações detalhadas das deduções de IR, caso selecionado as opções Imprime Deduções Detalhadas e Exportar Informações IR para CSV. Além disso, será listado os valores de despesas/reembolsos médicos, e os valores Isentos.

    b.  Previsto para o pacote de 12/01/2026, e previsão de patch adicional compatível com versões 12.1.2511.1, 12.1.2507.7 e 12.1.2503.13, 12.1.2511.2, 12.1.2507.8 e 12.1.2503.14, 12.1.2511.3, 12.1.2507.9 e 12.1.2503.15


    03. AÇÕES NECESSÁRIAS 

    A principal ação é a conferência e parametrização correta das rubricas 

    1. Atualização do Sistema: Importante que seu sistema esteja na versão atualizada, compatível com o leiaute S-1.3 do eSocial
    2. Parametrização de Evento/Rubricas: Verifique se todas as rubricas de pagamentos, descontos e informativos estão com a incidência tributária do Imposto de Renda Retido na Fonte (IRRF) correta.
    3. Evento S-1210 (Pagamentos): Este evento foi ampliado para detalhar as informações necessárias à substituição da DIRF. É crucial que ele contenha todos os dados fiscais relevantes, incluindo informações de plano de saúde coletivo e previdência privada.
    4. Conferência Mensal: O departamento pessoal deve realizar a conferência mensal dos valores no eSocial, comparando com os relatórios gerados pelo produto. Isso permite a verificação de erros e acertos em paralelo. 

    04. DEMAIS INFORMAÇÕES




    • Sem rótulos