Árvore de páginas

Índice

Objetivo


 

O objetivo da funcionalidade é possibilitar que o menu de uma mesma instância[1] do produto Datasul suporte empresas de diferentes localizações, considerando diferentes estruturas de menu para cada localização.


Matriz de Evolução

Versão / ReleaseFuncionalidade
12.1.7
  • Liberação da localização do menu.

 

Configuração


Para ativar estas funcionalidades é necessário acessar a área de propriedades do produto e nas opções de MENU, habilitar o Menu Localizado:

Sempre que houver alteração na propriedade, obrigatoriamente será necessária a importação completa do menu.

Importação do Menu


Quando a propriedade não estiver habilitada, a importação de menu somente irá importar os itens relativos a um único país de referência, isto é, os itens que são específicos dos demais países serão desconsiderados. O país referência para importação do menu é o mesmo configurado para a empresa utilizada pelo usuário. 

Quando a propriedade estiver habilitada, a importação de menu considerará todos os registros independente do país da empresa de referência utilizada pelo usuário.

Figura 1 - Importação menu ByYou

A lista de países aos quais um programa está relacionado encontra-se na posição 47 do arquivo de menu do módulo (men_<modulo>.d), a relação programa x localidade é armazenada na tabela prog_dtsul_localid e pode ser consultado no cadastro Manutenção de Programas do produto Datasul (bas_prog_dtsul), aba "Localidade".

Figura 2 - Cadastro de programas Datasul

Fluxo resumido




Estrutura de menu


Quando a funcionalidade de localização do menu estiver ativa, no momento em que o usuário efetua a troca de empresa, o menu exibirá os itens de menu exclusivos para a localização associada à empresa, ocultando os itens de outras localizações. Quando esta funcionalidade estiver desativada, o menu exibirá todos os itens de menu. Nesta situação, a instância do produto Datasul deverá conter apenas uma localização.

Importação de arquivo XML


Nos arquivos XML de localização, que deverá ser importado utilizando o programa btb/btb982.p, quando um determinado programa possuir mais de uma DPC de diferentes localizações relacionada, será necessário utilizar o programa de intermediação de DPCs – utp/ut-dpc-<versão da dpc>.p. Por exemplo: Caso a DPC seja padrão EMS5 deverá ser indicado no arquivo xml no campo nom_prog_dpc o programa utp/ut-dpc-ems5.p.

Os arquivos xml com a relação programa x DPC deverá ser providenciado pelas áreas de negócios.

Informações Complementares para Desenvolvimento


As DPCs deverão ser relacionadas à país e programa no portal GCAD Tools, na opção Datasul > Menu Datasul > Menu - Programas.

Para cadastramentos de Locais e Associação de DPC, acesse a documentação interna a seguir e verifique a opção Programas para instruções na ferramenta: Cadastro de Menu Datasul - Engenharia-Segmentos