Business Intelligence
Ao contrário do que se pode imaginar, o conceito de Business Intelligence não é recente. Fenícios, persas, egípcios e outros povos do Oriente utilizavam esse princípio há milhares de anos, quando cruzavam informações obtidas junto à natureza em benefício próprio. Observar e analisar o comportamento das marés, os períodos de seca e de chuvas, a posição dos astros, entre outras, eram formas de obter informações que eram utilizadas para tomar as decisões que permitissem a melhoria de vida de suas respectivas comunidades.
O mundo mudou desde então, mas o conceito permanece o mesmo. A necessidade de cruzar informações para realizar uma gestão empresarial eficiente é hoje uma realidade tão verdadeira quanto no passado foi descobrir se a alta da maré iria propiciar uma pescaria mais abundante.
Business Intelligence é um termo introduzido por Howard Dresner do Gartner Group, em 1989, para descrever um conjunto de conceitos, ferramentas e tecnologias para aperfeiçoar o processo de tomada de decisões em negócios, por meio do uso de fatos e de sistemas baseados em fatos.
É o processo de conseguir a informação certa no momento oportuno, de uma forma que seja utilizável pelos usuários e de modo que possa ser analisada para implementar ações imediatas que tenham impacto positivo na condução dos negócios.
O interesse pelo BI vem crescendo na medida em que seu emprego possibilita as corporações realizar uma série de análises e projeções, agilizando os processos relacionados às tomadas de decisão.