Páginas filhas
  • Entrada de Notas Fiscais

Objetivo

Registrar as informações necessárias para contabilização e apropriação fiscal referente às compras de materiais, devoluções de clientes, retornos de terceiros, remessas de terceiros ou outros tipos de notas recebidas pela empresa.

Gerar informações para pagamento aos fornecedores, referentes às compras efetuadas.

Digitação

Inclusão da nota fiscal exatamente da forma como está destacada no documento impresso. Este processo de digitação deve ser efetuado através do SUP3760.

Consistência

Após a digitação, será realizada automaticamente a consistência da nota fiscal. Caso ocorram erros graves, estes deverão ser eliminados para que a nota possa ser contabilizada e o pagamento ao fornecedor possa ser efetuado.

Compras X Recebimento

Ao informar o número de um pedido/ordem para um item da nota fiscal, será verificado se este pedido/ordem possui ou não saldo. Serão analisadas divergências entre as informações solicitadas pelo processo de compras e as informações digitadas no recebimento como: condição de pagamento, modo de embarque, preço, etc.

Estas divergências podem ser consultadas através do SUP0890 ou SUP6210.

Liberação para Pagamento

Se uma nota fiscal possuir divergência com compras, deverá ser efetuada a liberação "forçada" via SUP0890 ou SUP6210, para que o processo de pagamento da nota fiscal possa ser efetuado.

Pagamento

O pagamento dos valores referentes à nota fiscal será efetuado após a integração com o Contas a Pagar. Esta integração é realizada através do CAP0020.

Contabilização

A contabilização das notas fiscais pode ser efetuada de forma manual, através do SUP1440 ou de forma automática, através do SUP1430.

Uma nota fiscal somente será contabilizada se a mesma não possuir pendências fiscais (erros), salvo se estas forem assumidas.