01. Visão Geral

Algumas instituições de ensino restringem o acesso de funcionários por contexto e de acordo com suas funções a algumas funcionalidades do sistema. Porém, como o cadastro de alunos e professores estão relacionados apenas a coligada, e não ao contexto completo, usuários de contextos diferente dentro da mesma coligada possuem acesso a todos alunos/professores da coligada. Para atender a essa necessidade das instituições de ensino foi criado o conceito de Agrupamento de Unidade.

02. Exemplo de Utilização

O funcionário da secretaria João Silva, pertencente ao contexto A (coligada 1, filial 1 e nível de ensino 1), deve ter acesso apenas aos alunos e professores do seu contexto. Para isso ser possível basta criar o agrupamento "Unidade A" e associar a ele o usuário do João da Silva, os alunos que possui matrícula do contexto A e os professores que possuem turma no contexto A. Dessa forma, o funcionário da secretaria poderá realizar os processos de sua competência apenas sobre os alunos/professores que fazem parte do agrupamento que o seu usuário foi associado.

03. Habilitando o sistema para funcionar com o agrupamento de unidade

A aplicação do filtro nas telas do sistema, que possuem a seleção de alunos ou professores, de acordo com as configurações previamente realizadas de agrupamento de unidade para a coligada e usuário logado será realizada após a marcação do parâmetro "Educacional | Secretária | Geral 6/6 | Habilita filtro de agrupamento de unidade".


O parâmetro será habilitado apenas se todos os contextos da coligada corrente estiverem configurados como item de agrupamento de pelo menos um agrupamento de unidade cadastrado.

04. Tela de agrupamento de unidade

Para limitar o acesso dos usuários aos alunos/professores, foi criado o cadastro de agrupamento de unidade em TOTVS Educacional | Configurações | Agrupamento de unidade:


Esse cadastro cria unidades na instituição de ensino que terão associados a ele, através do anexo da tela, contextos, alunos e professores relacionadas a ela, dessa forma, limita-se o acesso dos usuários aos alunos/professores das unidades relacionadas a ele:


Existem algumas restrições na relação entre o agrupamento de unidade e seus itens:

  • O cadastro de agrupamento é por coligada.
  • O agrupamento de unidade só pode ter itens da sua coligada.
  • Um mesmo item não pode fazer parte de dois agrupamentos diferentes.

O controle de acesso de visibilidade do menu, inclusão, exclusão e alteração de agrupamento de unidade e itens do agrupamento é feito através do perfil do usuário:


05. Tela de vínculo do usuário com agrupamento de unidade

Para realizar a associação entre o usuário e o agrupamento criado, foi criado um cadastro que pode ser acessado via visão de agrupamentos de unidades (Configurações | Agrupamento de Unidade | Anexo | Usuário) ou via visão do usuário (Serviços Globais | Segurança | Usuário | Anexos | Agrupamento de Unidade):




06. Tela de vínculo do perfil com agrupamento de unidade

Para realizar a associação entre o perfil e o agrupamento criado, foi criado um anexo na visão do perfil (Serviços Globais | Segurança | Perfil | Anexos | Agrupamento de Unidade).

Somente será considerado o agrupamento do perfil, quando o usuário não possui nenhum agrupamento criado diretamente em seu cadastro.


Exemplo:

Supondo que o usuário X possui um agrupamento 1 vinculado. O perfil deste usuário X possui um agrupamento 2 vinculado.

O sistema irá apenas considerar o agrupamento 1 do usuário. Caso seja, excluído o agrupamento 1 do usuário, o sistema passa a considerar o agrupamento do 2 que está no perfil deste usuário.
















07Tela de vínculo do aluno com o agrupamento de unidade

Para realizar a associação entre agrupamento de unidade e aluno, basta acessar o cadastro via anexo Aluno existente no cadastro de Agrupamento de Unidade ou pelo anexo Agrupamento de unidade existente no cadastro de Aluno:




Associação automática de alunos

Foi implementado a funcionalidade para associar ao aluno no momento da sua criação um agrupamento, este agrupamento no caso da criação de um aluno diretamente pelo cadastro de alunos, será o contexto atual da operação, no caso de um aluno que está sendo criado através da matrícula do processo seletivo RM ou do processo seletivo seletivo terceirizado, o sistema irá considerar o contexto da habilitação filial que o aluno está sendo matriculado.


08. Tela de vínculo do professor com o agrupamento de unidade

Para realizar a associação entre agrupamento de unidade e professor, basta acessar o cadastro via anexo Professor existente no cadastro de Agrupamento de Unidade ou pelo anexo Agrupamento de unidade existente no cadastro de Professor:


Associação automática de professores

Foi implementado a funcionalidade para associar ao professor no momento da sua criação um agrupamento, este agrupamento será o contexto atual da operação.

09. Tela de sincronismo de aluno/professor com o agrupamento de unidade

O processo de sincronismo (TOTVS Educacional | Configurações | Agrupamento de Unidade | Sincronizar) entre alunos/professores e agrupamento de unidade irá percorrer a coligada corrente em busca dos registros que são elegíveis para serem sincronizados (alunos/professores que não estão associados a nenhum agrupamento de unidade). Uma vez listados, os registros serão associados ao agrupamento de unidade do contexto que estão inseridos conforme regra citada anteriormente.

O controle de permissão para execução do processo é feito através do perfil do usuário:


Observação:

Para que o processo tenha efetividade na sua execução, deve-se configurar previamente os agrupamentos de unidades e os itens de agrupamento em cada um. Apenas dessa forma será possível localizar o agrupamento de unidade relacionado ao contexto do aluno/professor e realizar a associação entre eles.