O processo de calcular risco é constitui as seguintes etapas:

  • Cálculo do índice de importância -  Calcula o valor atual do índice de importância do risco e o valor do índice de importância em cada reunião em aberto na qual o risco esteja associada.

O cálculo do índice de importância é dado pelos seguintes passos:

  1. Obtém-se os valores de impacto e probabilidade, sobre os objetivos do projeto, associados ao risco.
  2. Para cada objetivo em que o risco tenha valores de impacto e probabilidade definidos, multiplica-se o impacto pela probabilidade. 
  3. Soma o resultado da multiplicação obtida em cada objetivo para obtenção do índice de importância do risco. 

∑ {Para todo objetivo do projeto} Peso Impacto x Probabilidade
Exemplo:

Objetivo do Projeto

                    Pesos



     Total


 Impacto

 Probabilidade


Custo

0,7

0,8

0,56

Tempo

0,3

0,9

0,27

Qualidade

0,2

0,4

0,08




0,91

Índice de Importância do Risco =  0,91
Observação:

  • O impacto e probabilidade considerados no cálculo para o campo "índice de importância atual" (visão do risco) são os valores associados a reunião mais recente;
  • O impacto e probabilidade considerados no cálculo para o campo "índice de importância" (Anexos - Reuniões) são os valores mais recentes definidos até a data de abertura da reunião. 

Atenção:

  • Não serão calculados índices de importância vinculados a reuniões com status encerrada;
  • O valor zero será atribuído ao peso caso não exista intervalo definido na escala.
  • Cálculo da matriz de impacto e probabilidade de objetivos

O cálculo é constituído pelos seguintes passos:

    1. Obtenção de todos os objetivos do projeto em que o risco tenha valores de impacto e probabilidade definidos. Sendo considerados os valores mais atuais de impacto e probabilidade para cada objetivo.
    2. Para cada valor de impacto e probabilidade é verificado na escala parametrizada no projeto sobre qual quadrante da matriz o objetivo será posicionado.
    3. Os valores dos quadrantes são salvos e serão posteriormente utilizados para gerar a matriz através do anexo do risco matriz de impacto e probabilidade de objetivos .
  • Cálculo dos valores incidentes no impacto e probabilidade
  1. Obtenção dos valores de incidência planejada e realizada referente a todas as medidas de contenção/impulsão.
  2. Obtenção dos valores mais atuais de impacto e probabilidade associados a cada objetivo do projeto sobre um risco
  3. Para cada valor de impacto e probabilidade são calculados os valores referentes aos seguintes campos da tela de impacto e probabilidade:

Valores com incidências de medidas planejadas:

  • Impacto: (Impacto principal) + (Soma dos valores de impacto planejado, definido no anexo de incidência de impacto e probabilidade, de todas as medidas de contenção/impulsão referente ao mesmo objetivo do projeto do registro de impacto e probabilidade).
  • Probabilidade: (Probabilidade principal) + (Soma dos valores de probabilidade planejada, definida no anexo de incidência de impacto e probabilidade, de todas as medidas de contenção/impulsão referente ao mesmo objetivo do projeto do registro de impacto e probabilidade)

Valores com incidências de medidas realizadas:

  • Impacto: (Impacto principal) + (Soma dos valores de impacto realizado, definido no anexo de incidência de impacto e probabilidade, de todas as medidas de contenção/impulsão referente ao mesmo objetivo do projeto do registro de impacto e probabilidade).
  • Probabilidade: (Probabilidade principal) + (Soma dos valores de probabilidade realiza, definida no anexo de incidência de impacto e probabilidade, de todas as medidas de contenção/impulsão referente ao mesmo objetivo do projeto do registro de impacto e probabilidade).

Observações:

  • O processo calcular risco poderá ser executado para mais de um risco;
  • Para execução do processo é necessário que os parâmetros "Escala", "Grupo de objetivos" e "Grupo de áreas de prioridade" esteja definidos.