Imagem relacionadaObjetivo

Permitir ao usuário confrontar os valores de tributos de uma Nota Fiscal enviada pelo fornecedor (arquivo .XML) com os valores calculados pelo sistema, de acordo com as parametrizações e dados do movimento.

Imagem relacionadaDefinição do Processo

Os valores dos tributos de uma Nota Fiscal de entrada, criada e enviada por um fornecedor, podem diferir dos valores esperados pelo cliente, para aquele tipo de transação.
O Fornecedor pode errar nos cálculos, ou ainda a base de cálculo configurada no sistema pode estar errônea.
Como a SEFAZ não valida todas as informações da NF-e, não podemos considerar que a Nota recebida pelo ERP, via Totvs Colaboração, esteja sempre com os valores dos tributos corretos.
Dessa forma, o sistema deverá verificar as diferenças e exibi-las ao usuário no momento da gravação do movimento, para que o mesmo defina quais os valores devem ser prevalecidos.

Imagem relacionadaBase de Cálculo e Alíquota de IPI

Quando é importado uma Devolução de Compra para Industrialização com IPI é informado o valor de Devolução do IPI, porem não é informado a base de cálculo e alíquota, sendo assim usamos o que está parametrizado no Tipo de Movimento em questão.

Para isso é aconselhado que seja usado o parâmetro "Comparar com XML" em IPI na etapa de  "Fis - Tributação - Item" para que ao salvar o movimento seja exibido uma tela para se comparar o que foi calculado pelo sistema e o que foi importado do XML. 

Na tela de comparação abaixo ao marcar campo "Valor" como "XML", os campos "Base de cálculo" e "Alíquota" como "Calculado" o sistema usa o Valor do XML e a B.C e Alíquota do tipo de Movimento. 

 

*Caso opte por não usar o parâmetro ele deverá preencher a Base de cálculo e Alíquota Manualmente em todos itens ou usar o  valor que for calculado pelo sistema.