O eSocial visa a unificação e uniformização das informações a serem enviadas pelas empresas, que serão armazenadas em uma única base de dados do governo. Com esta base, os dados serão processados e serão geradas, no próprio ambiente do governo, as informações para fins previdenciários, fiscais com apuração de tributos e FGTS.
 
O eSocial detalhará as informações da folha de pagamento de todas as empresas, incluindo todos os pagamentos necessários à Previdência Social e independente do porte ou faturamento, abrangendo também as informações do Livro de Registro de empregados.
 
Os dados da Folha Digitalizada e Registro de Empregados serão armazenados em um cadastro único, e compartilhados por várias entidades do governo: Receita Federal, Ministério do Trabalho, Previdência Social e Justiça do Trabalho.
 
Veja o Manual de Orientação das informações a serem enviadas para o governo em:
 
{+}http://www.esocial.gov.br/doc/Manual%20de%20Orientacao%20do%20eSocial%20_%20versao%201.0.pdf+http://www.esocial.gov.br/doc/Manual%20de%20Orientacao%20do%20eSocial%20_%20versao%201.0.pdf
 
Para a geração dos arquivos a serem enviados será necessário executar o wizard de Gerar Carga Inicial.
 
Através deste módulo serão geradas as cargas do eSocial, conforme leiaute dos arquivos que compõem o Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas (eSocial), que será exigido para os eventos ocorridos a partir da competência de janeiro de 2014.

Atenção: Caso existam eventos de tabela na fila de eventos, independente do tipo da operação ou status, estes não serão considerados neste processo.
 
Considerações importantes na geração dos arquivos:
S-1000 - Informações do Empregador
S-1020 - Tabela de Lotações Tributárias
S-1030 - Tabela de Cargos
S-1050 - Tabela de Horários/Turnos de Trabalho
S-1060 - Tabela de Estabelecimento/Obras
S-2200 - Evento Cadastramento Inicial do Vínculo e Admissão/Ingresso de Trabalhador