O Lucro Real é a sistemática de apuração da base de cálculo do IR, que considera os registros contábeis e fiscais efetuados de acordo com as leis comerciais e fiscais. O lucro real é o lucro contábil depois de considerados os ajustes de adições, exclusões e compensações prescritas e autorizadas pela legislação fiscal. Esses ajustes são valores de receitas e despesas que a legislação tributária entende que podem ou não ser consideradas na determinação da base de cálculo dos tributos em tela.
Estrutura de Pastas
Tipo de Lucro | Apresentação de Abas |
Lucro Real | Resultado Contábil |
Resultado Contábil: O Resultado contábil será apurado através da DRE ( Demonstração do Resultado do Exercício) criada no TOTVS Gestão Contábil, o usuário definirá quais os fatos contábeis que representam o Resultado Contábil Operacional e Resultado Não Operacional.
Adições do Lucro: Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido os valores apurados com observância dos métodos e critérios contábeis vigentes.
Adições por doação: Na determinação do lucro real, serão adicionados ao lucro líquido os valores apurados de doação com observância dos métodos e critérios contábeis vigentes.
Exclusões do Lucro: Na determinação do lucro real, serão excluídos ao lucro líquido os valores apurados com observância dos métodos e critérios contábeis vigentes.
Compensação de Prejuízo: Prejuízos de períodos anteriores que podem ser compensados.
Deduções do Tributo: Na determinação do Lucro Real, aplicar as regras cabíveis às deduções do Tributo
Compensações do Tributo: Na determinação do Lucro Real, aplicar as regras cabíveis às deduções do Tributo
Apuração Lucro Real:
Legislação
Mais informações referente a apuração do Lucro Real: Receita Federal do Brasil