Assunto

Produto:

TOTVS - Gestão Contábil

Versões:

12.1.17

Ocorrência:

Rateio Gerencial (Mapa/Execução/Histórico)

Ambiente:

Novo Modelo BackOffice

Passo a passo:

Definição do processo:


A funcionalidade de rateio gerencial objetiva dar condição ao usuário de fazer a distribuição gerencial dos fatos contábeis após o lançamento dos mesmos no sistema. Estes lançamentos geralmente dizem respeito a fatos que, no momento da contabilização, ainda não possuíam sua distribuição gerencial definitiva.

Como exemplo podemos citar participações em treinamentos na empresa, onde não se tem de imediato a distribuição gerencial por participante, já que os fatos que dão origem ao evento são registrados antes da ocorrência do mesmo, sendo necessário posteriormente informar ao sistema a distribuição gerencial de tais operações. Outro exemplo seria o caso de uma reforma nas dependências da empresa onde os gastos serão rateados pelos departamentos, ou seja, os fatos contabilizados só terão os rateios definitivos após a apuração dos gastos por departamento.

Dessa forma, a operação é registrada em uma conta gerencial transitória ou de apoio e quando  for feita a distribuição real os valores serão rateados de acordo com o mapa de rateio informado, sem perder o histórico da operação anterior.


Regras Gerais:

Todas as contas contábeis informadas na Origem de um item de rateio serão distribuídas de acordo com a parametrização informada no Destino do rateio. Se as contas contábeis tiverem distribuições diferenciadas, para cada conta contábil deve ser incluído um novo Item de Rateio ou Mapas de Rateio distintos.


Parametrização Necessária:


1 - Acesse o caminho Gerencial/Rateio Gerencial/Mapa:



2 - No mapa de rateio serão cadastradas as contas que terão o rateio alterado, bem como os centros de custo e/ou contas gerenciais de apoio que são usados como filtro para o novo rateio a ser gerado:



3 - O sistema permite o cadastro de quantos itens de rateio forem necessários para atender à nova distribuição gerencial do fato contábil.


Recomenda-se o cadastro dos itens de rateio com intervalo entre os mesmos, por exemplo: de 2 em 2, fazendo a sequência 2, 4, 6, 8, 10..., para que se consiga inserir informações na sequência dos itens sem a necessidade de exclusão dos itens posteriores. Nas figuras abaixo veremos a sequência destes cadastros:



Em seguida informe a conta ou intervalo de contas que terão sua distribuição refeita, como também os centros de custo ou contas gerenciais de apoio para execução da alteração:


Observação

- As Contas Contábeis, os Centros de Custos e as Contas Gerenciais informados na Origem, serão utilizados para filtrar os lançamentos, apurando, no mês de execução do processo, o saldo movimentado a ser redistribuído gerencialmente, sendo a informação da Conta Contábil obrigatória e do Centro de Custo e Conta Gerencial opcional.
- O saldo movimentado para cada conta contábil e suas combinações será apurado através do somatório de todos os débitos menos o somatório de todos os créditos movimentados no mês selecionado para execução do processo.


Informe na aba destino a nova distribuição gerencial das contas de origem:


Observação

-O saldo movimentado apurado na origem conforme filtros informados deverá ser rateado integralmente, ou seja, os percentuais informados para a nova distribuição gerencial devem sempre fechar em 100%.


4 - Para execução do processo de rateio gerencial acesse o caminho Gerencial/Rateio Gerencial/Execução:



Abaixo destacamos os principais campos a serem alterados na execução do rateio gerencial:



Após informar os dados selecione os itens de rateio que serão executados:



5 - Após a execução do rateio gerencial é gerado um histórico do processo, com o objetivo de facilitar a rastreabilidade das alterações e, quando necessário, desfazer a contabilização do rateio gerencial, como será mostrado nas figuras abaixo:



Após aplicar o filtro de visão do histórico de rateio e selecionar o item desejado, acesse o caminho Processos/Desfazer a Contabilização do Rateio Gerencial, para que o mesmo volte à situação inicial


Observações:

- Os lançamentos que fazem parte da movimentação das contas selecionadas para o processo segundo o Mapa de Rateio indicado, não poderão estar bloqueados. Lançamentos bloqueados são aqueles que têm diferenças entre os valores de débitos e créditos e também aqueles que estão sendo editados por outros usuários.

- Os lançamentos gerados pelo processo de distribuição gerencial receberão sempre a data do último dia do mês selecionado. Eles serão gerados dentro de um lote que, depois de conferidos, deverão ser integrados ao lote zero para que façam parte dos lançamentos oficiais da contabilidade compondo os saldos e relatórios.

- O processo de rateio gerencial deverá sempre ser executado antes que a Transferência de Grupos Contábeis tenha sido executada, pois após a Transferência, o saldo das contas de receitas e despesas ficará zerado.

- O processo de rateio gerencial irá sempre respeitar a data de fechamento do RM Saldus, ou seja, se a data de fechamento informada nos parâmetros for, por exemplo, 31/03/2017, esse processo só poderá ser executado a partir do mês de abril de 2017.