Árvore de páginas

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.                                                             

  

Informações Gerais

 

Especificação

Produto

PROTHEUS

Módulo

SIGATMS

Segmento Executor

Supply Chain - Logística

Projeto1

LOGTMS01

IRM/EPIC1

LOGTMS01-72

Requisito/Story/Issue1

LOGTMS01-298

Subtarefa1

LOGTMS01-405

Chamado/Ticket2

 

País

( X ) Brasil  (  ) Argentina  (  ) Mexico  (  ) Chile  (  ) Paraguai  (  ) Equador

(  ) USA  (  ) Colombia   (  ) Outro _____________.

   Legenda: 1 – Inovação 2 – Manutenção (Os demais campos devem ser preenchidos para ambos os processos). 




Objetivo

O objetivo da alteração na funcionalidade do Painel de Agendamentos, é efetuar melhorias nos sub-processos do painel de agendamentos, que farão com que o usuário tenha à sua disposição, ferramentas que proporcionam maior confiança e exatidão nos cálculos de frete e montagem de viagens.

 Uma das premissas para utilização do painel de agendamentos, é que toda operação do cliente deverá iniciar-se no agendamento. Quando a operação iniciar na digitação da nota fiscal ou na solicitação de coletas, o sistema irá gerar automaticamente um registro de agendamento e solicitação de coletas, desde que assim esteja configurado.

 

Definição da Regra de Negócio

O Painel de Agendamentos é uma funcionalidade que tem como objetivo básico, aglutinar funcionalidades já existentes hoje no SIGATMS, permitindo assim que o usuário navegue pelas principais rotinas do sistema, sem a necessidade de acessá-las via Menu.

Também será possível que o usuário utilize o SIGATMS via menu, pois o sistema fará o controle de semáforo dos registros selecionados no painel por outro usuário, impedindo que o mesmo registro seja utilizado por outro usuário quando já estiver marcado no painel de agendamentos.

Quando da entrada no painel de agendamentos, o sistema irá apresentar uma tela na qual o usuário indicará algumas informações que funcionarão como filtro inicial, dos registros de agendamentos que serão apresentados.

 

(Tela com os filtros iniciais)

 

 

 

O painel de agendamentos possui alguns botões de controle à saber:


Botão Atualiza (F5): 

(Acionando-se este botão o sistema atualiza as pastas de operações de acordo com os agendamentos selecionados)

  • Sempre que o usuário marcar agendamentos, ele deve acionar este botão para que o sistema atualize as informações nas pastas das operações, localizadas na parte inferior da tela. Assim, será possível que se visualize, altere, confirme, registros que estão vinculados aos agendamentos selecionados.
  • O sistema também atualizará as pastas de operações, sempre que o usuário trocar de pasta de trabalho.

Filtrar (F6):

(Acionando-se o botão filtrar o sistema abre uma tela para que o usuário selecione quais tabelas serão filtradas)

(Digitando duplo click na tabela desejada o sistema abre a tela padrão de filtro do Protheus)

  • Será criada uma rotina que permitirá ao usuario a criação de filtros relacionando várias tabelas ao mesmo tempo. São elas:
    • Agendamentos
    • Itens dos Agendamentos
    • Solicitações de Coletas
    • Viagens
    • Veículos da Viagem
    • Motoristas da Viagem
    • Veículos
    • Motoristas
    • Operações de Transporte
    • Documentos de Transporte
    • Documentos dos Clientes para Transporte (Notas Fiscais)
    • Contrato do Carreteiro
    • Unitizadores por Nota Fiscal (Containeres)
    • Clientes
  • Será utilizada a tela de filtro padrão do Protheus. O usuário deverá conhecer as regras de como montar os filtros no Protheus.
  • A montagem da instrução de filtro (query) será montada automaticamente pelo sistema, de acordo com as opções de filtro selecionadas.
  • Este filtro será aplicado nos agendamentos.
  • Agendamentos previamente marcados serão desmarcados.

Parâmetros (F7):

Quando do acionamento deste botão o sistema irá apresentar novamente a tela inicial, onde o usuário indica as informações de filtro dos agendamentos, para entrada no painel. Os agendamentos que eventualmente tenham sido marcados anteriormente, terão suas marcas retiradas.

Marca/Todos (F8): 

Quando do acionamento deste botão o sistema irá inverter a condição de marca dos agendamentos. Assim, agendamentos que estejam marcados serão desmarcados, e vice-versa.

O painel de agendamentos possui na sua parte inferior, pastas onde o sistema apresenta a lista das operações do SIGATMS. Assim, o usuário pode utilizar o sistema sem a necessidade de voltar ao menu e acionar outra funcionalidade.

São elas:

Viagens:

(Após o usuário selecionar os agendamentos e selecionar a inclusão da viagem, o sistema abrirá uma tela de seleção tipo de viagem e tipo de transporte)

(No caso da seleção de agendamentos que ainda não estejam confirmados, o sistema irá abrir uma tela para que o usuário selecione quais os agendamentos serão confirmados. É possível que o usuário marque ou desmarque todos os agendamento da tela)

(Acionando-se o botão “Parâmetros” o sistema irá listar as não conformidades do agendamento)

(Em seguida a tela de parâmetros da viagem será apresentada)

(Confirmando-se, a tela de viagem será apresentada)

(O usuário deverá indicar o veículo e o motorista da viagem, por meio do botão de complemento da viagem)

(No caso de divergências nas negociações entre os agendamentos marcados, o sistema irá abrir a tela de configuração dos pagadores de frete. O usuário deverá alterar negociações e serviços, de tal forma que as condições de cálculo e rateio de frete fiquem iguais. Cada um dos grupos de negociações iguais, farão parte de um mesmo lote de cálculo de frete a receber. Agendamentos com negociações que não possuam rateio ficarão dentro de um mesmo lote)

(Em seguida o sistema abrirá a tela de configuração do roteiro da viagem. O endereço apresentado será, nos pontos de origem dependente da configuração de seleção de origem 1-Solicitante, 2-Remetente, e do campo de sequência de endereço do remetente do agendamento. Nos pontos de destino, quando o documento já estiver gerado será considerado o endereço do destinatário da nota fiscal, com sua possível sequência de endereço, e com o documento não gerado será considerado o endereço do destinatário do agendamento, com sua possível sequência de endereço. Serão apresentadas as pastas de roteiro por cliente, que serão utilizadas para definição de quilometragem e pontos de passagem, e cálculo dos documentos do cliente. Também será apresentada a pasta de roteiro geral, que será utilizada para definição do roteiro utilizado pelo veículo e quilometragem percorrida, para cálculo do frete a pagar. Na parte inferior da tela o sistema apresentará o percurso do manifesto eletrônico. O usuário deverá interagir em todas estas pastas para definição da rota e roteiro da viagem. A tela de definição de roteiro somente será apresentada no caso de viagem de coleta ou entrega, com ou sem serviço adicional de coleta)

(Confirmando-se a tela de roteiro da viagem, o sistema irá verificar se já existe um roteiro exatamente igual na base de dados, ou ainda se existe um roteiro similar considerando-se os pontos inicial e final definidos pelo usuário. Será apresentada uma tela onde o usuário poderá verificar esta análise feita pelo sistema)

(Acionando-se o botão outras ações e depois cadastrar, o sistema irá abrir uma tela que na parte superior são exibidas as rotas que possuam semelhança com o roteiro, e na parte inferior as rodovias e praças de pedágio para cada rota. O usuário poderá selecionar uma nova rota, o que fará com que o roteiro fique vinculado à ela)

(Ao se fechar a tela de roteiro com todos os ajustes definidos, o sistema irá proceder com a gravação da viagem. No caso de viagem de entrega ou transferência, caso a digitação das notas fiscais e cálculo do CTe ainda não tenham sido executados, suas respectivas telas serão acionadas automaticamente. Durante o processo de gravação da viagem, o sistema fará algumas validações e caso existam não conformidades, uma tela de informação de bloqueio será apresentada e o usuário poderá desbloquear por meio do botão de outras ações e mais detalhes)

Programação de Carregamento

(O processo de montagem de uma programação de carregamento, será similar ao de abertura de viagem. O usuário irá selecionar os agendamentos no painel, o sistema irá apresentar a tela com os documentos e/ou notas existentes, e será permitido que o usuário desmarque registros ou ainda adicione novos. Em seguida o usuário deverá selecionar os veículos da viagem, e o sistema irá abrir a funcionalidade de complemento de viagem. Ao confirmar, a programação será gravada como confirmada, e uma viagem será criada automaticamente. Abaixo a pasta da programação de carregamento)

(Tela da programação de carregamento)

Agendamento:

(Pasta de cadastramento dos agendamentos)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá inserir novos agendamentos no sistema. Se existirem agendamentos selecionados o sistema não os levará em consideração.
  • Assim que o usuário confirme o novo agendamento, o sistema irá inseri-lo no final da lista de agendamentos, deixando-o como marcado.
  • Após a confirmação do agendamento uma solicitação de coletas será gerada.

Solicitações de Coletas:

(Pasta de abertura das solicitações de coletas)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá inserir uma solicitação de coleta.
  • Se existir um agendamento selecionado e ele não estiver confirmado, o sistema irá solicitar ao usuário se deseja confirma-lo. Em caso positivo, será feita a confirmação automática do agendamento. Em caso negativo ou se ele estiver confirmado, o sistema não permitirá que se cadastre uma solicitação de coleta.
  • Se não existir nenhum agendamento selecionado, o sistema irá gerar um automaticamente com status de confirmado, e vinculado à solicitação de coleta cadastrada.
  • Não será permitido que se selecione mais de um agendamento.

Notas Fiscais dos Clientes:

(Pasta de digitação das notas fiscais dos clientes)

 

(Pasta de leitura inicial do código da DANFE)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá inserir uma nota fiscal do cliente.
  • Se existir um agendamento selecionado, o sistema irá vinculá-lo automaticamente à nota fiscal cadastrada. As informações contidas no agendamento serão herdadas para a tela de notas fiscais. Se no agendamento o campo de Serviço Transferência/Entrega não estiver em branco, este também será herdado para a nota fiscal. Estando em branco, o serviço da nota fiscal também ficará em branco, pois o serviço do agendamento serve somente para coletas, e na digitação da nota fiscal faz-se a opção de serviços de entrega ou transferência.
  • Se o agendamento já possuir nota vinculada à sua solicitação de coleta, o sistema não permitirá que se cadastre uma nova nota fiscal.
  • Se não existir nenhum agendamento selecionado, o sistema irá permitir que o usuário faça a leitura do código de barras do documento. Inicialmente o sistema tentará localizar a solicitação de coletas por meio do campo de Chave do CTe, que será alimentado quando da geração da solicitação de coletas com o número da própria coleta. Em seguida o sistema irá buscar o agentamento vinculado à coleta. Se não encontrar será feita uma tentativa de localização nas notas fiscais de EDI por meio do campo Chave NF Eletrônica. As informações do agendamento ou nota fiscal de EDI serão herdadas para a nota do cliente, com excessão do serviço, pois o serviço do agendamento serve somente para coletas, e na digitação da nota fiscal faz-se a opção de serviços de entrega ou transferência.
  • Caso o sistema não encontre uma solicitação de coletas nem uma nota fiscal EDI, um novo agendamento será gerarado automaticamente e em seguida ele será confirmado. Isto fará com que uma solicitação de coleta seja gerada e vinculada a ele. Em seguida esta solicitação de coleta será vinculada à nota fiscal cadastrada (balcão).
  • Não será permitido que se selecione mais de um agendamento.

Cálculo:

(Pasta de criação de lotes de notas fiscais do cliente, e cálculo dos documentos de transporte)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá calcular o frete de notas fiscais digitadas.
  • Nesta pasta o sistema apresenta os lotes de notas fiscais dos agendamentos selecionados.
  • O cálculo não poderá ser efetuado por esta funcionalidade, quando o lote possuir alguma nota que foi digitada, com base em serviço de negociação que possui critério de rateio. Neste caso o cálculo somente poderá ser efetuado pela funcionalidade de abertura de viagem.
  • No caso de cancelamento do cálculo, o sistema irá verificar se os conhecimentos foram calculados com base em rateio. Em caso positivo, o sistema irá exigir que todos os documentos do lote sejam estornados.

Manifesto

(Pasta de geração dos manifestos)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá gerar os manifestos de uma determinada viagem.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de manutenção de viagem.
  • Por meio desta funcionalidade, o usuário também poderá gerar a obrigação legal de manifesto eletrônico.

Contrato Carreteiro:

(Pasta de geração do contrato para pagamento do carreteiro)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá gerar o contrato para pagamento do carreteiro, nos casos de viagem de terceiro ou agregado, integrando com operadoras de frota e financeiro a pagar. Para viagens utilizando frota própria também será gerado contrato carreteiro, porém este não será integrado com operadora de frotas e financeiro a pagar, sendo utilizado na análise de bloqueio de viagem por apropriação de custo por documento.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os contratos poderão ser gerados por viagem ou por período.
  • Quando o contrato for gerado para uma única viagem, o sistema irá apresentar uma tela com a prévia dos valores calculados. O usuário poderá executar algumas manutenções, que estão citadas em documento específico da funcionalidade de geração de contratos, e confirmar ou não a geração.
  • O botão Lib Contrato será utilizado para liberar a geração do financeiro e envio à operadora de frotas, quando assim estiver configurado.

Documento de Transporte:

(Pasta para consulta do documento de transporte, e geração de documentos complementares e de devolução)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá consultar um documento de transporte calculado.
  • Podem existir mais de um agendamento marcado. O sistema levará em consideração o documento que está posicionado no Grid.
  • O usuário também poderá complementar valores de documentos, ou gerar documentos de devolução.

Ocorrências:

(Pasta de apontamento das ocorrências nos documentos de transporte)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá apontar as ocorrências nos documentos individualmente, ou em todos os documentos de uma viagem.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de manutenção de viagem.

Operações

 (Pasta de apontamento das operações da viagem)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá apontar as operações da viagem.
  • O usuário deverá selecionar algum agendamento da viagem, e optar pelo botão de “Atualiza”. Isto fará com que as viagens das quais o agendamento selecionado participou, seja apresentada no grid da pasta de operações. Desta forma, o usuário deverá posicionar o cursor na linha da viagem desejada, e optar pelo botão da ação que será executada (visualizar, apontar, estornar).
  • Este recurso também está disponível na funcionalidade de abertura de viagem, utilizando-se o botão de manutenção de viagem.

Comprovantes de Entrega:

(Pasta de lançamento dos comprovantes de entrega)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá lançar os comprovantes de entrega dos documentos de transporte.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os comprovantes de entrega são necessários para liberar o faturamento dos documentos, conforme configuração no perfil do cliente, e também para criar lotes de redespacho no caso de documentos enviados à parceiras, as quais farão a entrega das mercadorias aos destinatários.

EDI:

(Pasta de consulta dos documentos importados pelo EDI)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá consultar as notas fiscais que foram importadas via EDI.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os registros existentes nesta tabela de EDI, são utilizados durante a digitação da nota fiscal dos clientes, ou importação do XML da nota fiscal do cliente, onde suas informações são herdadas para a tela de digitação da nota.
  • A leitura dos arquivos de notas fiscais e pré-faturas enviados pelos clientes, e a geração dos arquivos de embarque, ocorrências e faturamento que serão enviados aos clientes, deverão ser executadas por meio de rotina configurada no scheduller do Protheus, ou ainda por meio de acionamento manual via menu.

MRP

(Pasta de consulta dos agendamentos importados pelo MRP)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá consultar os agendamentos que foram importadas via MRP.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • Os registros existentes nesta tabela de MRP, são utilizados para geração de agendamentos de forma automática. Esta funcionalidade esta detalhada na documentação da funcionalidade de MRP.
  • A leitura dos arquivos enviados pelos clientes, deverá ser executada por meio de acionamento manual via menu.

Faturas

(Pasta de geração das faturas de forma manual)

  • Por intermédio deste recurso o usuário poderá gerar faturas de forma manual.
  • Não há a necessidade de existir algum agendamento marcado, nem estar posicionado em alguma viagem.
  • A funcionalidade de geração de faturas automáticas, deverá ser acionada de forma manual por meio de funcionalidade do menu do SIGATMS.

 

Rotina

Tipo de Operação

Opção de Menu

Regras de Negócio

TMSAF76AlteraçãoAtualizações / SAC / Painel de Agendamento

-

TMSAF70AlteraçãoAtualizações / SAC / Negociações

-

TMSAF71AlteraçãoAtualizações / SAC / Negociações por Cliente

-

TMSA050AlteraçãoAtualizações / Recebimento / Entrada Dc.Cliente-
TMSAF05AlteraçãoAtualizações / S.A.C / Agendamento-
TMSA460AlteraçãoAtualizações / S.A.C / Solicitação Coleta-
TMSA200AlteraçãoAtualizações / Recebimento / Cálculo de Frete-
TMSA190AlteraçãoAtualizações / Transportes / Manifesto-
TMSA250AlteraçãoAtualizações / Terceiros / Contrato Carreteiro-
TMSA500AlteraçãoAtualizações / Transporte / Manutenção doctos-
TMSA360AlteraçãoAtualizaçôes / Ocorrências / Reg. de Ocorrências-
TMSA350AlteraçãoAtualizações / Viagens-
TMSA570AlteraçãoAtualizações / Transporte / Comprov.de Entrega-
TMSAE55AlteraçãoAtualizações / EDI / Nota Fiscal-
TMSA850AlteraçãoAtualizações / Financeiro / Fatura Por docto.-
TMSA141AlteraçãoAtualizações / Viagens-
TMSA144AlteraçãoAtualizações / Viagens-
TMSXFUNAAlteraçãoFunção Genérica-
TMSA140AlteraçãoAtualizações / Viagens-
TMSXFUNBAlteraçãoFunção Genérica-
TMSA146AlteraçãoAtualizações / Viagens-

Fluxo do Processo

  1. Diagrama – Casos de Uso 


  2. Diagrama - Atividades  

 Este documento é material de especificação dos requisitos de inovação, trata-se de conteúdo extremamente técnico.