Deste modo, quando Faturar, ocorrerá a conversão para Real e se obterá em Real o devido Valor padrão de venda cadastrado. Exemplo:
- O preço de venda padrão de um produto está preenchido com o valor 100,00 (campos B1_PRV1 ou DA1_PRCVEN). O sistema considera que este valor está na Moeda Forte (REAL), ou seja, o preço de venda deste produto é R$ 100,00.
- Quando é informado no Pedido de Vendas que a sua respectiva moeda é o Dólar (C5_MOEDA = 2, por exemplo), o sistema considera que não pode sugerir na linha do item o valor 100,00, pois este valor é relativo à Moeda Real e não o Dólar. Assim o sistema converte o valor de venda para o Dólar de acordo com a Taxa da Moeda para o dia.
- Caso a taxa do Dólar no dia em que o pedido foi incluído seja 4,00 o sistema preencherá o campo do valor unitário com 25,00 Dólares (o equivalente aos R$ 100,00, pois aplicando a taxa do Dólar chegamos a este valor 100,00/4,00 = 25,00).
- Ao Faturar ocorre conversão para REAL caso o Pedido tenha sido incluído em outra moeda.
No faturamento são tratados os campos F2_MOEDA / F2_VALBRUT / F2_VALMERC / F2_VALFAT / D2_PRCVEN / D2_TOTAL / D2_PRUNIT / D2_VALBRUT
- Campo C5_MOEDTIT não é utilizado no módulo Faturamento; é um campo do módulo SIGAEEC (Exportação)
- Campo C5_TXMOEDA - Recebe a Taxa de conversão do dia, de acordo com a taxa cadastrada na rotina MATA090 - Cadastro de moedas (Tabela SM2)
Maiores detalhes no link MP-FAT-Campo C5_TXMOEDA.
Ao faturar, para utilizar a taxa de outro dia, diferente do dia da Preparação do documento (DATABASE), registre a pergunta "Dt. Ref. Conversão?" contida na janela de parâmetros disponibilizada ao acionar a Preparação do Documento de saída. Se não preencher o campo, será considerada a DATABASE (bloquear preenchimento do pergunte).
OBS: Conforme help do parâmetro, essa opção é valida somente caso utilize moeda diferente de 1 (Moeda Forte) no Pedido. Se utilizar Moeda 1, será levado para a Nota o valor gravado no Pedido de Vendas.
