Árvore de páginas

CONTEÚDO


01. OBJETIVO

Nesta documentação explicaremos o conceito de despesas de clientes e de escritório. Mostraremos os fluxos de criação, solicitação e aprovação de despesa; e também abordaremos o assunto referente a integração com o Financeiro.

02. CONCEITO DE DESPESA PARA CLIENTE

O conceito de despesa para cliente, engloba todas as despesas que serão pagas pelo cliente do escritório. Essas despesas podem ser lançadas pelos advogados ou pela equipe do financeiro do próprio escritório. Os lançamentos devem ser realizados pelos módulos Financeiro, Pré-faturamento de Serviços ou Legal Desk.
Essas despesas poderão ser revisadas no processo de revisão de Pré-faturas, podem ser faturadas ou enviadas para WO. As despesas podem utilizar o processo de solicitação e aprovação ou não. Esse cenário depende da configuração da integração com o financeiro.
Se a integração com o financeiro estiver configurada, o processo de solicitação e aprovação pode ser utilizado, caso a integração esteja desabilitada deve-se usar a tela de despesa para realizar o cadastro.
Essas despesas sempre terão os campos de Cliente e Caso preenchidos, pois será gerado um registro na tabela de despesas de clientes para seguir com os processos de revisão, faturamento ou WO.

03. CONCEITO DE DESPESA PARA O ESCRITÓRIO

O conceito de despesa para o escritório, engloba todas as despesas que serão pagas pelo escritório. Essas despesas podem ser lançadas pelos advogados ou pela equipe do financeiro do próprio escritório. Os lançamentos devem ser realizados pelos módulos Financeiro, Pré Faturamento de Serviço ou Legal Desk.
As despesas de escritório também podem passar pelo processo de solicitação e aprovação ou serem lançadas diretamente pelo Financeiro, porém diferente das despesas de clientes, essas despesas não poderão ser faturadas ou enviadas para WO, pois são despesas apenas financeiras absorvidas pelo próprio escritório.

04. FLUXO DE CADASTRO DE UMA DESPESA PARA CLIENTE

4.1. FLUXO SEM INTEGRAÇÃO COM O FINANCEIRO

Este fluxo é bem simples, o cadastro da despesa é feito no módulo Pré-Faturamento de Serviços, diretamente na tela de Despesas. Essas despesas podem ser faturadas por cliente ou enviadas para WO.
Essas despesas não geram registro no Contas a Pagar.



IMPORTANTE

Não se pode fazer a inclusão das despesas pelo módulo financeiro. A rotina de solicitação e aprovação de despesas também ficará desabilitada nos módulos Pré-Faturamento de Serviços (SIGAPFS) e no Financeiro (SIGAFIN).

4.2. FlUXO DE INTEGRAÇÃO COM O FINANCEIROde Integração com o Financeiro

Com a integração com o Financeiro habilitada, não será possível incluir despesas pela rotina de despesas do módulo Pré-faturamento de serviços, somente pelas rotinas de Lançamentos e Contas a Pagar do módulo Financeiro.


IMPORTANTE

Para criar uma despesa de cliente através do financeiro, deve-se utilizar uma natureza que gere despesa de cliente "Gera Desp Fat" (ED_DESFAT = 1 - Sim).


ObjetivoDescrição
Inclusão de Despesas pela rotina Lançamentos (OHB)Ao incluir um lançamento cuja natureza de destino seja uma natureza que gere despesa de cliente, será necessário preencher os campos de cliente, caso, data da despesa, tipo da despesa, etc. Estes campos serão replicados para a despesa de cliente que será criada.
Inclusão de Despesas pela rotina Contas a pagar (SE2)Ao incluir um Contas a Pagar, se for utilizada uma natureza que gere despesa de cliente, será necessário preencher os campos: cliente, caso, data da despesa, tipo da despesa, etc. Estes campos serão replicados para a despesa de cliente que será criada.
Nessa inclusão o título usará uma natureza financeira do tipo transitória, onde será habilitado um novo step chamado "Desdobramentos", após a confirmação da inclusão. No step de Desdobramentos serão exibidos todos os desdobramentos vinculados ao título, separados em duas abas: Desdobramentos (OHF) e Desdobramentos Pós-Pagamento (OHG).
Inclusão de Desdobramentos (OHF)Para cada desdobramento, se for utilizada uma natureza que gere despesa de cliente, será necessário preencher os campos: cliente, caso, data da despesa, tipo da despesa, etc. Estes campos serão replicados para as despesas de cliente que serão criadas para seus respectivos desdobramentos.
Mais detalhes em DJURFAT1 - 1921 Contas a Pagar - Desdobramentos.
Inclusão de Desdobramentos pós pagamento (OHG)Para cada desdobramento, se for utilizada uma natureza que gere despesa de cliente, será necessário preencher os campos: cliente, caso, data da despesa, tipo da despesa, etc. Estes campos serão replicados para as despesas de cliente que serão criadas para seus respectivos desdobramentos.


CONCEITO DE NATUREZA TRANSITÓRIA E TRANSITÓRIA PÓS PAGAMENTO

Transitório é aquilo que é breve, passageiro, dura pouco, efêmero. Assim, o serviço que o empregado executar deve ter breve duração, contrastando-se, portanto, com a permanência própria das atividades da empresa e pertinentes aos seus fins normais.


Abaixo o fluxo para demonstrar a explicação acima:


05. FLUXO DE CADASTRO DE UMA DESPESA PARA O ESCRITÓRIO 

5.1. FLUXO SEM INTEGRAÇÃO COM O PRÉ-FATURAMENTO DE SERVIÇOS

Nesse fluxo a despesa é lançada apenas no módulo Financeiro. Assim como as despesas de clientes, as despesas de escritório também serão incluídas pelas rotinas de Lançamentos entre Naturezas e Contas a Pagar. A diferença é que não será utilizada uma natureza que gere despesa de cliente.
Outra diferença é que é possível atribuir um centro de custo à despesa, seja por Escritório, Escritório e Centro de Custo, Participante ou Tabela de Rateio. Desta forma, poderá definir quem assumirá o custo da despesa de escritório.


IMPORTANTE

Essas despesas não podem utilizar a natureza "GERA DESPESA PARA CLIENTE".

5.2. FLUXO COM INTEGRAÇÃO COM O PRÉ-FATURAMENTO DE SERVIÇOS

Neste caso, não faz sentido deixar a integração habilitada, pois todo o fluxo de lançamento de despesas para os escritórios seria no financeiro.
Outra alternativa de criação de despesas para o escritório, seria a utilização da funcionalidade WO no módulo Pré-Faturamento de Serviço, que transforma a despesa de cliente em despesa para o escritório.

06. SOLICITAÇÃO E APROVAÇÃO DE DESPESAS

O processo de Solicitação de Despesas consiste no registro de uma despesa realizada pelo profissional do escritório de advocacia, essa despesa poderá ser do tipo de despesa de cliente ou despesa de escritório. Pode ser incluída pela rotina de Despesas do Legal Desk ou diretamente pela tela de Solicitação de Despesas no Protheus.

Esta solicitação poderá ser cancelada, reprovada ou aprovada pela equipe do Financeiro. Quando a solicitação é aprovada, será gerado um Lançamento financeiro ou um desdobramento de um Contas a Pagar já existente, seguindo os mesmos processos de uma inclusão manual, ou seja, poderá gerar uma despesa de cliente ou uma despesa de escritório. Mais detalhes em Solicitação e Aprovação de Despesas - JURA235A.


Fluxo do processo de Solicitação e Aprovação de despesas:

07. DOCUMENTAÇÃO ADICIONAL