Árvore de páginas

Quantidade Mínima Para Endereçamento na Estrutura

Características do Requisito

Linha de Produto:

Protheus

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

SIGAWMS - Gestão de Armazenagem

Rotina:

WMSXFUND - Funções Endereçamento WMS

País:

Brasil

Bancos de Dados:

Todos

Tabela Utilizada:

DC3 - Sequência de Abastecimento

Sistemas Operacionais:

Windows / Linux


Descrição

Efetuada melhoria nas Funções de Endereçamento WMS (WMSXFUND), de forma que seja possível configurar uma quantidade mínima de endereçamento dos produtos nas estruturas do armazém.

O endereçamento mínimo funcionará de maneira semelhante à funcionalidade existente no processo de saída, que é a Separação Mínima. Para isso, foi disponibilizado um novo campo em tela que será configurado por meio do cadastro de Sequência de Abastecimento do produto, a nível de estrutura física: End. Mínimo (DC3_ENDMIN).

Esta melhoria surgiu da necessidade de configurar a armazenagem daqueles produtos que são controlados na primeira unidade de medida de forma unitária e na segunda unidade de medida de forma agrupadora. Para estes produtos, muitas vezes é permitido que sejam endereçados paletes abertos nas estruturas físicas do tipo pulmão, desde que eles permaneçam em unidades agrupadoras (caixas fechadas). A abertura destas unidades deve ocorrer somente em endereços de picking.

Sendo assim, ao configurar o endereçamento mínimo para as estruturas do tipo pulmão, o sistema efetuará um cálculo de forma que sejam enviadas apenas quantidades múltiplas do endereçamento mínimo para este tipo de endereço.

Se o endereçamento estiver configurado para priorizar as estruturas do tipo picking, dependendo da distribuição de saldo no armazém, é possível que reste quantidade a ser armazenada. Nestes casos, a quantidade restante será menor que uma caixa. Por este motivo, o sistema voltará a buscar endereços pela sequência de abastecimento do produto, porém, considerando apenas os pickings, e sem respeitar a capacidade dos mesmos. Assim como ocorre nos reabastecimentos automáticos, um endereço poderá ter sua capacidade temporariamente extrapolada.


Importante

Antes de executar o compatibilizador WMSU0036 é imprescindível:

  • Realizar o backup da base de dados do produto que será executado o compatibilizador (\PROTHEUS11_DATA\DATA) e dos dicionários de dados SXs (\PROTHEUS11_DATA\SYSTEM).
  • Os diretórios acima mencionados correspondem à instalação padrão do Protheus, portanto, devem ser alterados conforme o produto instalado na empresa.
  • Esta rotina deve ser executada em modo exclusivo, ou seja, nenhum usuário deve estar utilizando o sistema.
  • Se os dicionários de dados possuírem índices personalizados (criados pelo usuário), antes de executar o compatibilizador, certifique-se de que estão identificados pelo nickname. Caso o compatibilizador necessite criar índices, irá adicioná-los a partir da ordem original instalada pelo Protheus, o que poderá sobrescrever índices personalizados, caso não estejam identificados pelo nickname.
  • O compatibilizador deve ser executado com a Integridade Referencial desativada*.

Atenção

O procedimento a seguir deve ser realizado por um profissional qualificado como Administrador de Banco de Dados (DBA) ou equivalente!

A ativação indevida da Integridade Referencial pode alterar   drasticamente o relacionamento entre tabelas no banco de dados. Portanto,   antes de utilizá-la, observe atentamente os procedimentos a seguir:

  1. No Configurador (SIGACFG), veja se a empresa utiliza Integridade Referencial, selecionando a opção Integridade/Verificação (APCFG60A).
  2. Se não há Integridade Referencial ativa, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e nenhuma delas estará selecionada. Neste caso, E SOMENTE NESTE, não é necessário qualquer outro procedimento de ativação ou desativação de integridade, basta finalizar a verificação e aplicar normalmente o compatibilizador, conforme instruções.
  3.  Se há Integridade Referencial ativa em todas as empresas e filiais, é exibida uma mensagem na janela Verificação de relacionamento entre tabelas. Confirme a mensagem para que a verificação seja concluída, ou;
  4.  Se há Integridade Referencial ativa em uma ou mais empresas, que não na sua totalidade, são relacionadas em uma nova janela todas as empresas e filiais cadastradas para o sistema e, somente, a(s) que possui(em) integridade está(arão) selecionada(s). Anote qual(is) empresa(s) e/ou filial(is) possui(em) a integridade ativada e reserve esta anotação para posterior consulta na reativação (ou ainda, contate nosso Help Desk Framework para informações quanto a um arquivo que contém essa informação).
  5. Nestes   casos descritos nos itens “3” ou   “4”, E SOMENTE NESTES CASOS, é necessário desativar tal integridade, selecionando a opção Integridade/ Desativar (APCFG60D).
  6.  Quando desativada a Integridade Referencial, execute o compatibilizador, conforme instruções.
  7. Aplicado o compatibilizador, a Integridade Referencial deve ser reativada, SE E SOMENTE SE tiver sido desativada, pela opção Integridade/Ativar (APCFG60). Para isso, tenha em mãos as informações da(s) empresa(s) e/ou filial(is) que possuía(m) ativação da   integridade, selecione-a(s) novamente e confirme a ativação.


Contate o Help Desk Framework EM CASO DE DÚVIDAS!


  1. Em Microsiga Protheus TOTVS Smart Client, digite WMSUMAIN no campo Programa Inicial.
    Importante:
    Para a correta atualização do dicionário de dados, certifique-se que a data do compatibilizador seja igual ou superior a 18/08/2016.
  2. Clique em OK para continuar.
  3. Após a confirmação é apresentada uma tela para a seleção da empresa em que o dicionário de dados será modificado e, então, apresentada a tela para seleção do compatibilizador. Selecione o programa WMSU0036().
  4. Ao confirmar é exibida uma mensagem de advertência sobre o backup e a necessidade de sua execução em modo exclusivo.
    1. Clique em Processar para iniciar o processamento. O primeiro passo da execução é a preparação dos arquivos. 
      É apresentada uma mensagem explicativa na tela.
    2. Em seguida, é exibida a janela Atualização concluída com o histórico (log) de todas as atualizações processadas. Neste log de atualização são apresentados somente os campos atualizados pelo programa. O compatibilizador cria os campos que ainda não existem no dicionário de dados.
    3. Clique em Gravar para salvar o histórico (log) apresentado.
    4. Clique em OK para encerrar o processamento.

Procedimento para Implantação

O sistema é atualizado logo após a aplicação do pacote de atualizações (Patch) e execução do compatibilizador deste chamado.


Atualizações do Compatibilizador

  1. Criação dCampos no arquivo SX3 – Campos:
  • Tabela DC3 - Sequência de Abastecimento:

Campo

DC3_ENDMIN

Tipo

Numérico

Tamanho

9

Decimal

2

Formato

@E 99,999.99

Título

End. Mínimo

Descrição

Endereçamento Mínimo

Usado

Sim

Obrigatório

Não

Browse

Não

Val. SistemaPositivo()

Help

Indica a quantidade mínima para endereçamento na estrutura.


Importante

O tamanho dos campos que possuem grupo pode variar de acordo com o ambiente em uso.


Procedimento para Utilização

Requisitos para o teste:

  • O produto deve ser controlado na primeira unidade de medida de forma unitária e na segunda unidade de medida de forma agrupadora.
    Exemplo: primeira unidade de medida = peça; segunda unidade de medida = caixa.

  • No cadastro de sequência de abastecimento do produto as estruturas físicas devem estar configuradas com tipo de endereçamento diferente de 1 – Endereços Vazios e as estruturas do tipo pulmão devem possuir endereçamento mínimo (novo campo DC3_ENDMIN), que deverá corresponder à quantidade presente em uma caixa do produto.
    Exemplo: 1 Caixa = 10 Peças.

  • A sequência de abastecimento ainda deverá estar configurada para priorizar as estruturas do tipo picking no endereçamento do produto.

  • Deve existir saldo do produto previamente armazenado em ao menos um endereço de picking. Este saldo não deve ser múltiplo do endereçamento mínimo configurado para as estruturas de pulmão.
    Exemplo: End. Mínimo (pulmão) = 10 Peças; Saldo no picking =
    95 Peças.

Passos para o teste: 

  1. Em Gestão de Armazenagem (SIGAWMS) acesse Atualizações / Movim. Internos / Documento de Entrada.
  2. Inclua um documento de entrada para o produto, informando a quantidade correspondente a uma norma.
  3. Acesse Atualizações / WMS / Execução de Serviços.
  4. Execute a ordem de serviço.
  5. Neste cenário, o sistema deverá completar o saldo do picking com 315 Peças, para atingir sua norma (400 Peças), e tentar alocar o restante nos endereços de pulmão. Como, de acordo com o endereçamento mínimo, será permitido armazenar somente caixas fechadas nesta estrutura, ainda restarão 5 Peças a serem armazenadas. Desta forma, o sistema deverá realizar uma nova busca somente em estruturas do tipo picking, sem considerar a capacidade dos endereços.
  6. Ao final, o picking permanecerá com saldo de 405 Peças. Assim como num processo de reabastecimento, será permitido que o endereço permaneça temporariamente com a capacidade extrapolada.