Árvore de páginas

Alteração - Melhorias na Estimativa de Reparo da Estrutura do Container no Módulo Faturamento (DEPOT)

Características do Requisito

Linha de Produto:

SARA

Segmento:

Supply Chain - Logística

Módulo:

Faturamento

Rotina:

Estimativa de Reparo

Telas Alteradas

  • ufrmConsultaEstimativaContainer.pas (frmConsultaEstimativaContainer: TfrmConsultaEstimativaContainer): Tela de Containers Aguardando Estimativa de Reparo no módulo Faturamento;
  • ufrmEstimativaContainerItem.pas (frmEstimativaContainerItem: TfrmEstimativaContainerItem): Tela de Registro de Estimativa de Reparo do Container no módulo Faturamento;
  • uqrpEstimativaDepot.pas (qrpEstimativaDepot: TqrpEstimativaDepot): Quickreport de Estimativa de Container no módulo Faturamento;
  • ufrmOficinaContainer.pas (frmOficinaContainer: TfrmOficinaContainer;): Tela de Oficina no módulo Operacional;
  • ufrmOSCNTOficina.pas (frmOSCNTOficina: TfrmOSCNTOficina;): Tela de OS de Oficina no módulo Operacional;
  • uFrmCgDepot.pas (frmCgDepot: TfrmCgDepot;): Tela de consulta do Depot no módulo Consulta

Telas Desativadas

  • ufrmEstimativaContainer.pas (frmEstimativaContainer: TfrmEstimativaContainer;): Atual tela para Registrar a Estimativa.

Cadastros Iniciais:

Cadastros DEPOT no módulo Operacional, menu DEPOT:

  • Tipos de Reparo
  • Tipos de Material
  • Tipos de Avaria
  • Componentes do Container
  • Serviços

Cadastros DEPOT no módulo Faturamento, menu DEPOT:

  • Tabela de Tarifas de Reparo

Parâmetros:

Não há.

Requisito (ISSUE):LOGSARA01-2

País:

Brasil

Bancos de Dados:

SQLServer

Tabelas Utilizadas:

  • tab_estimativa_container - Tabela de estimativa de reparo do container;
  • tab_estimativa_container_item - Tabela de item de estimativa de reparo do container;
  • tab_vistoria_container - Tabela de vistoria do container;
  • tab_vistoria_container_avaria - Tabela de itens de vistoria do container;
  • tab_servico_depot - Tabela de serviços Depot do SARA;
  • tab_tarifa_depot - Tabela de tarifas do Depot;
  • tab_tarifa_depot_item - Tabela de itens de tarifa do Depot;
  • tab_parte_cnt - Tabela de Faces do Container;
  • tab_componente_container: Tabela de Componentes do Container;
  • tab_tipo_material_componente: Tabela de Tipos de Material;
  • tab_avaria_depot: Tabela de Tipos de Avaria;
  • tab_classe_servico_depot: Tabela de Tipos de Reparo;
  • rel_componente_parte: Relacionamento do Componente com a Face do Container;
  • rel_componente_material: Relacionamento do Componente com os Tipos de Material;
  • rel_componente_avaria: Relacionamento do Componente com os Tipos de Avaria;
  • rel_avaria_classe: Relacionamento do Tipo de Avaria com os Tipos de Reparo;
  • vw_container - View consolidada de dados do container;
  • vw_movimento_entrada_depot - View consolidada com informações da entrada de um container no Depot.

Sistema Operacional:

Windows

Descrição

Implementadas melhorias no processo de estimativa de reparo de estrutura do Depot SARA.

As telas de consulta e registro de estimativa de reparo foram totalmente reformuladas para atender os novos conjuntos de dados e regras de cálculos definidas no cadastro do serviço de Depot do SARA e da nova funcionalidade de registro de tabela de tarifas de reparo do SARA.

Iniciando pela tela de Containers Aguardando Estimativa de Reparo, que pode ser acessada pelo módulo Faturamento, menu Depot e submenu Estimativa de Reparo, onde foram adicionadas novas opções de filtro para a listagem de containers aguardando estimativa e estimativas do container.

Agora os containers poderão ser filtrados entre Vistoriados com estimativa pendente e Vistoriados com estimativa fechada, pelos campos de numeração do container, período da realização da vistoria, armador e consignatário. Além disso, pastas, botões e grids foram totalmente reestruturados para apresentarem informações mais coesas com a ação de realizar estimativa de reparo de estrutura. Com isso, a pasta Vistorias passou para Containers vistoriados e seu grid passou a agrupar informações sobre os dados do container, vistoria, responsáveis pela autorização e dados da entrada do container. Já a pasta Avarias/serviços passou para Itens de vistoria (avarias/serviços) e seu grid foi ajustado para apresentar todos os dados dos itens de vistoria apontados na vistoria do container. O agrupamento Estimativas não finalizadas ou Canceladas mudou para Estimativas do container vistoriado e seu grid foi ajustado para apresentar os dados de número da estimativa, revisão, data de cadastro, data de fechamento, responsável pela autorização, status da estimativa, data de cancelamento, motivo da não autorização e observação da autorização/não autorização.

A estimativa de reparo da estrutura passou a ser visualizada conforme seu status, que pode variar entre:

  • Pendente de Fechamento: para a estimativa em aberto/não finalizada.
  • Cancelada: para a estimativa que foi cancelada pelo analista de estimativa.
  • Aguardando Autorização: para a estimativa finalizada que ainda não foi autorizada.
  • Não Autorizada: para a estimativa que foi rejeitada na tela de autorização.
  • Não Autorizada/Cancelada: para a estimativa que foi não autorizada na tela de autorização com o motivo de revisão. Neste caso, uma nova estimativa é gerada automaticamente, como uma cópia da estimativa rejeitada.
  • Autorizada: para a estimativa que foi autorizada na tela de autorização de estimativa.

Com a implementação do controle por status da estimativa na tela de Containers Aguardando Estimativa de Reparo, o botão Estimativa passou a ser chamado de Registrar Estimativa, que continua como responsável pela abertura da tela de Estimativa de Reparo (Serviços), porém, o comportamento deste botão irá variar conforme o status da última estimativa registrada para o container. Quando não existir estimativa para o container ou a última estimativa registrada estiver com o status de Cancelada, ou ainda, a última estimativa registrada estiver Não Autorizada, com um motivo de rejeição que permite criar nova estimativa, o botão se encarregará de registrar automaticamente uma nova instância de estimativa, deixando seu status como Pendente de Fechamento, e abrirá a tela para o registro dos itens da estimativa. Quando o status da última estimativa do container estiver enquadrado em qualquer outro status diferente dos anteriores, o botão apenas abrirá a tela de registro dos itens da estimativa em modo de visualização e permitirá apenas imprimir a estimativa.

Para finalizar as modificações da tela de Containers Aguardando Estimativa de Reparo, o botão de exportação para o Excel exportará os dados do grid conforme a pasta selecionada, ou seja, se selecionada a pasta Containers vistoriados irá gerar o Excel do grid desta pasta, sendo que o mesmo vale para quando estiver selecionada a pasta Itens de vistoria(avarias/serviços). Também foi adicionado um novo botão chamado Imprimir Estimativa, que como o seu próprio nome diz, imprime a estimativa de reparo.

A outra grande modificação está relacionada à tela aberta pelo botão Registrar Estimativa, que anteriormente era apenas Estimativa, em que não será mais aberto a tela intermediária que permitia o cadastro da "capa" da estimativa manualmente. Como este processo sempre foi realizado com o objetivo de apenas informar a tabela de tarifa do armador que será usada, sua existência se tornou inviável, pois cada armador poderá possuir apenas uma, e somente uma, tabela de tarifas vigente. Deste modo, o processo do registro da "capa" da estimativa foi automatizado e a tela que existia para este fim foi eliminada do processo. Agora o botão Registrar Estimativa abrirá diretamente a tela de Estimativa de Reparo (Serviço) e seu comportamento seguirá conforme já descrito anteriormente.

A tela de Estimativa de Reparo (Serviço) também foi totalmente reformulada e agora conta com um menu lateral chamado Dados da vistoria, que permite visualizar a vistoria e os itens da vistoria. Para realizar a estimativa do item vistoriado basta clicar na opção Estimar >, presente em cada item de vistoria listado, ou apenas clicar no botão de inserir e pesquisar um item de vistoria pelo Zoom do campo Item de vistoria.

A área dedicada ao lançamento dos dados de item de estimativa também foi reformulada e agora conta com 3 (três) agrupamentos de informações. Um agrupamento para lançar os dados referentes ao Item de estimativa, que também foi simplificado e apenas exigirá que sejam informados os dados relativos ao local, item de tarifa, avaria, quantidade de serviço e dimensão de reparo; outro agrupamento para visualizar e talvez mudar o tipo de cálculo que será adotado para o item de tarifa selecionado. E por fim, um agrupamento para apresentar os valores calculados. A grande novidade nesta implementação se dá ao fato de ser possível trabalhar com diferentes tipos de cálculos, ou seja, diferentes regras de cálculos de acordo com a parametrização realizada no item de tarifa, no cadastro da tabela de tarifas e reparos do armador. As regras de cálculo atualmente implementada são: Fixo valor informado; Calculado sem adicional, Calculado com adicional e Livre. Entretanto, novas regras de cálculo poderão ser adicionadas futuramente na classe responsável pela aplicação do cálculo. A tela também permitirá imprimir a estimativa e, no botão Outras Ações, será possível finalizar a estimativa, cancelar a estimativa e abrir a calculadora para auxiliar em algum cálculo que se faça necessário.

Neste mesmo contexto de melhoria, foi implementado o gatilho para a geração de pendência de EDI de estimativa de reparo, na ação de finalizar estimativa.

No módulo Consulta foram ajustados os grids na consulta genérica de Depot, nas pastas de Informações de Vistoria e Estimativa, para se alinharem as novas informações das telas de vistoria e estimativa de reparo. A tela de OS de Oficina, no módulo Operacional, também foi ajustada para apresentar os dados da estimativa, de acordo com os novos campos da estimativa de reparo. Estas implementações tratam apenas de dados de visualização e não afetam o comportamento das funcionalidades.

 

Importante!

No quadro abaixo estão descritas as regras de cálculo, de acordo com o Tipo de cálculo selecionado para um item de tarifa.

 

Regras de cálculo conforme Tipo de cálculo

0 - Fixo valor informado:

  • Não possui H/H nem material.
  • O Valor de um serviço deverá ser informado na tela.

1 - Calculado sem adicional:

  • Possui H/H e/ou Material, mas sem adicionais.
  • Valor total = (H/H inicial x H/H tarifa) + (Material inicial).

2 - Calculado com adicional:

  • Fórmula de adicional por dimensão -> calcula adicional.
  • qtd_adicional = ARREDONDAPRACIMA( (dimensao_reparo_estimativa - dimensão inicial)/ dimensão adicional ).
  • valor HH = (h/h inicial * H/H tarifa) + (qtd_adicional * H/H adicional * H/H tarifa).
  • valor Material = Material inicial + (qtd_adicional * Material adicional).
  • valor total = valor HH + valor Material.

3 - Livre:

  • Os valores são informados manualmente na estimativa de reparo, não necessitando de parametrização de valores no item de tarifa.

 


Procedimento para Implantação

  • Atualização do banco de dados por meio do AtualizaDB.
  • Atualização dos executáveis do pacote.
  • Execução dos scripts do pacote.

 

Procedimento para Utilização

Pré-condições

  • Para realizar o procedimento de utilização, primeiramente devem existir containers vistoriados avariados, registrados no sistema.
  • A vistoria do container pode ser executada pelo módulo Portaria, na tela de CESV/CESP, no fechamento do CESV de Depot. E também pelo módulo Operacional, menu Depot, submenu Containers Aguardando Vistoria.

Estimativa de Reparo - Tela Containers Aguardando Estimativa de Reparo

  1. No módulo Faturamento, acesse Depot / Estimativa de Reparo.
    O sistema apresenta a tela de Containers Aguardando Estimativa de Reparo, com a opção de filtro Vistoriados com estimativa pendente selecionada. 
    Nesta abertura, o sistema carregará todos os containers que foram vistoriados e que estão com o status de Avariado, mas que ainda não possuem estimativa de reparo finalizada.
  2. Clique em Exportar Containers Vistoriados para Excel.
    O sistema gerará um Excel com todos os dados do grid da pasta Containers Vistoriados.
  3. Selecione um container na pasta Containers vistoriados.
    O sistema atualizará o grid do agrupamento Estimativas do container vistoriado, com as estimativas realizadas para o container selecionado, caso existam estimativas relacionadas ao movimento do container.
  4. Alterne da pasta Containers vistoriados para a pasta Itens de vistoria (avarias/serviços).
    O sistema apresenta um grid com todos os itens de vistoria lançados na vistoria do container.
  5. Clique em Exportar Itens de Vistoria para Excel.
    O sistema gerará um Excel com todos os dados do grid da pasta Itens de vistoria (avarias/serviços).
  6. Retorne para a pasta Containers vistoriados.
  7. Valide os filtros da tela: Container, Vistoriados de ~ até ~, Armador e Consignatário.
  8. Altere a seleção de filtragem de Vistoriados com estimativa pendente para Vistoriados com estimativa fechada.
    O sistema limpará todos os dados carregados nos grids e exigirá que ao menos seja informado o filtro Vistoriados de ~ até ~, para carregar os containers que foram vistoriados e que foram estimados para reparo.
  9. Informe, no mínimo, o filtro Vistoriados de ~ até ~ e clique em Atualizar.
    O sistema carregará todos os containers vistoriados e com estimativa fechada, do período informado de vistoria.
  10. Selecione um container e clique em Imprimir Estimativa.
    O sistema abrirá a impressão da estimativa de reparo realizada.
  11. Retorne para o filtro Vistoriados com estimativa pendente.
  12. Selecione novamente um container para o qual será realizada a estimativa.
  13. Clique em Registrar Estimativa.
    Neste momento o sistema terá diferentes comportamentos, de acordo com o status da última estimativa registrada para o container selecionado (conforme mencionado neste documento, no tópico Descrição), mas sempre abrirá a tela de Estimativa de Raparo (Serviço).
  14. Dê um duplo clique em uma estimativa contida no grid do agrupamento Estimativas do container vistoriado.
    O sistema também abrirá a tela de Estimativa de Reparo (Serviço), porém, abrirá a tela em modo de visualização para qualquer estimativa que contenha o status diferente de Pendente de Fechamento.

Estimativa de Reparo - Tela de Estimativa de Reparo (Serviços)

  1. Quando a tela abrir em modo de visualização:
    1. Estarão liberados somente os botões Fechar e Imprimir Estimativa, sendo possível visualizar todos os dados em tela.
  2. Quando a tela abrir em modo de inserção/edição:
    1. Certifique-se que esteja com uma estimativa sem itens de estimativa lançados.
    2. Clique em Outras Ações / Finalizar Estimativa e, logo em seguida, selecione Sim na mensagem de confirmação.
      O sistema deverá exibir uma mensagem informando que não existem itens de estimativa lançados para finalizar a estimativa.
    3. Clique em OK.
    4. Clique em Outras Ações / Calculadora.
      O sistema deve abrir a calculadora do Windows.
    5. Clique novamente em Outras Ações e agora selecione a opção Cancelar Estimativa e, em seguida, selecione Sim na mensagem de confirmação.
      O sistema cancelará a estimativa atual e mudará a tela para modo de visualização, mantendo habilitados somente os botões Fechar e Imprimir Estimativa.
    6. Clique em Fechar.
      O sistema retornará para a tela anterior. 
    7. Selecione novamente o container desejado e clique em Registrar Estimativa.
      O sistema gerará nova estimativa de reparo para o container.
    8. Clique no menu lateral Dados do container.
    9. Selecione a pasta Vistoria.
      O sistema exibirá as informações da tela principal de vistoria.
    10. Selecione a pasta Itens de vistoria.
      O sistema exibirá uma listagem com todos os itens de vistoria do container, com a opção de Estimar > ao lado de cada item habilitado. A medida em que os itens são estimados, a opção permanecerá desabilitada ao lado do item.
    11. No item de vistoria desejado, clique em Estimar >.
      O sistema carregará automaticamente os dados para a estimativa do item. Serão preenchidos automaticamente os campos Item de vistoria, Location code, Tipo de avaria, Quantidade de serviço, Dimensão de reparo e, caso o Serviço SARA apontado no item de vistoria possua apenas um Item de tarifa relacionado a ele, também será carregado automaticamente. Se carregar o Item de tarifa, automaticamente os dados de cálculo serão preenchidos e os Valores calculados serão obtidos.
    12. Caso seja carregado automaticamente o valor do campo Item de tarifa, apenas valide se os dados foram calculados corretamente e clique em Gravar.
      O sistema efetiva o registro e desabilita a opção Estimar >, ao lado do item de vistoria do menu lateral Dados da vistoria.
    13. Caso não seja carregado automaticamente o valor do campo Item de tarifa, significa que o Serviço SARA apontado no item de vistoria não possui um Item de tarifa relacionado na tabela de tarifas do Armador, ou que este Serviço SARA possui mais que um Item de tarifa relacionado na tabela de tarifas do Armador. Caso seja a segunda opção, pressione a tecla F5 e selecione o Item de tarifa desejado.
      O sistema carregará os dados de cálculo automaticamente e calculará os valores automaticamente.
    14. Altere o valor no campo Tipo de cálculo e valide os diferentes cálculos possíveis.
      Lembrando que, quando selecionado o Tipo de cálculo 3 - Livre, os campos do agrupamento Valores calculados devem ser preenchidos manualmente. Nos demais tipos, os valores são calculados automaticamente e não permitem edição.
    15. Clique em Gravar para efetivar o item de estimativa.
    16. Valide as ações dos botões Editar e Cancelar.
    17. Valide também a utilização do Zoom (F5) do campo Item de vistoria. O seu comportamento será o mesmo que selecionando diretamente pelo menu lateral de Dados da vistoria.
    18. Concluído o lançamento dos itens de estimativa, clique em Outras Ações / Finalizar Estimativa e selecione Sim na mensagem de confirmação.
      O sistema finalizará a estimativa de reparo da estrutura e gerará uma pendência para a geração de EDI de estimativa de reparo.
    19. Clique em Imprimir Estimativa.
    20. Valide a Impressão e feche-a.
    21. Feche a tela de Estimativa.
      O sistema deve retornar para a tela anterior e atualizar o grid. O registro não será mais apresentado no grid de containers aguardando estimativa.

Consulta - Consulta Genérica de Depot

  1. No módulo Consulta acesse Consulta Genérica / Depot, selecione uma opção de filtro e clique em Consultar.
    O sistema apresenta a tela de consulta genéria de Depot.
  2. Selecione a pasta Vistoria/estimativa e permaneça na pasta interna denominada Vistoria.
  3. Valide se os campos Item, Location code, Face do container, Tipo de material, Componente, Tipo de avaria, Tipo de reparo, Serviço SARA, Qtd. serviço e Dimensão de reparo (cm) são apresentados corretamente no grid.
  4. Altere a seleção da pasta Vistoria para Estimativa.
  5. Valide se os campos Tarefa, Moeda, Tipo e Cotação estão contidos como campos no agrupamento Estimativas.
  6. Ainda no agrupamento Estimativas, valide se os campos Código, Número, Revisão, Data de cadastro, Data de fechamento, Responsável pela autorização, Status, Data de cancelamento, Motivo da não autorização e Observação da autorização/não autorização são apresentados corretamente no grid.
  7. Valide se os campos Item de estimativa, Item de vistoria, Location code, Tipo de avaria, Item de tarifa (serviço), Qtde. de serviço, Dimensão de reparo (cm), Horas de trabalho, Material, Mão-de-obra e Valor total estão contidos no grid do agrupamento Itens de estimativa (avarias/serviços).

Oficina Depot - Não Parametrizado Para Utilizar OS - Parâmetro DEPOT_CONTROLA_OFICINA_POR_OS = N

  1. No módulo Operacional acesse Depot / Oficina.
    O sistema apresenta uma tela com os containers prontos para reparo, ou seja, que tiveram suas estimativas de reparo aprovadas.
  2. Selecione um container e clique em Iniciar Reparo.
    O sistema apresenta a tela Oficina DEPOT.
  3. Certifique-se de que o grid da tela contenha os campos Item de estimativa, Location code, Tipo de avaria, Serviço SARA, Qtde. serv., Dimensão de reparo (CMT) e Item de tarifa (serviço) preenchidos corretamente.

Oficina Depot - Parametrizado Para Utilizar OS - Parâmetro DEPOT_CONTROLA_OFICINA_POR_OS = S

  1. No módulo Operacional acesse Depot / Oficina.
    O sistema apresenta uma tela com os containers prontos para reparo, ou seja, que tiveram suas estimativas de reparo aprovadas.
  2. Selecione um container que possua entrada na oficina e clique em Gerar OS Serviço.
    O sistema apresenta a tela Gerar OS de Serviço de Oficina.
  3. Certifique-se de que o grid da tela contenha os campos Location code, Face do Container, Componente, Material, Avaria, Serviço SARA, Quantidade, Dimensão de reparo e Item de tarifa (serviço) preenchidos corretamente.