Árvore de páginas

Carregando...

Atualizado em:  

Detalhamento:

Esta página tem por objetivo atualização dos avanços no Rating relacionados ao IFRS9, com a criação nova tela Sistema.

Menu>> IFRS9 Parametrização


Menu>> IFRS9 Parametrização >> Sistema

Para IFRS9 foram disponibilizadas novas informações nesta tela Sistema, conforme abaixo:

Valor Limite do Cliente para Agrupamento: É importante manter este campo com o valor de 200,00. Caso o 3040 a ser gerado não seja enviado ao BACEN, ele deverá ser preenchido com 0,00.

Tipo de Declaração: Campo responsável pela Informação sobre o tipo de declaração ( S – Simplificada ou C – Completa)

S- Simpificada: Metodologia Simplificada .pdf

 Validação Estágio:  Habilitado quando o tipo de declaração for "Completa", para o Motivo de alocação no Estágio

Permite Ajuste Estágio: Configuração para definição geral se é permitido alterar estágio. Exemplo: instrumentos 3 para 2.

Contabilização Valores Por Estágio: 

Contábil Externo: Configuração da contabilização do estágio no Rating. Permitir "S" somente quando o tipo de declaração for "Completa".

Tempo Execução Job: Campo tem objetivo de gravar o identificador cron que será utilizado na execução do job. 

Troca de Estágio 1 para 2: Campo responsável para efetuar a troca do estágio 1 para 2, para tipo de declaração "Completa".

Anexo 42 - Motivo da alocação do instrumento financeiro no Estágio

Indicador do Ativo Problemático: Configuração para definição geral se é permitido alterar indicador de ativo problemático para instrumentos com menos de 90 dias de atraso via recálculo.

Característica Especial: Configuração para alterar o Anexo 8, quando operação em ativo problemático.

Considerar Provisão: Configuração de perda esperada no recálculo prioritariamente sobre demais configurações.  No padrão esse campo será igual "S", no caso de quem não for enviar altera para ‘N’.

Troca de Estágio 2 para 1:  Campo responsável para efetuar a troca do estágio 2 para 1, para tipo de declaração "Completa".

Anexo 42 - Motivo da alocação do instrumento financeiro no Estágio

Gerar Tag IPOC 3040_XML:  Configuração global do Rating para gerar o IPOC no 3040 (XML) ou não.

  • Se a configuração estiver como 'S', o IPOC deve ser gerado como é feito atualmente.
  • Se a configuração estiver como 'N', não será gerado o IPOC no 3040 (XML).

Calcular Provisão para Natureza Operação - Anexo 2:  Gerar 3040 para natureza de operação.

Usa Kafka:  Configuração se utiliza ou não serviço Kafka

Registro do IPOC:  Campo informativo de qual deve ser a regra utilizada para geração do IPOC.

Metodologia Diferenciada TJE: Campo possibilita a parametrização de metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva. Informação não é obrigatória, quando não selecionada indicará que não deverá haver metodologia diferenciada para apuração da taxa de juros efetiva.

Carteira Contábil: Campo não é obrigatório, informação referente a carteira contábil ativa, diferente de "FI" cadastrada. O sistema entende que deve contabilizar naquela carteira, mas se houver mais de uma, neste caso será necessário informar a carteira neste campo, senão, ao gerar processo de contabilização do Rating será apresentado mensagem de erro, conforme exemplo abaixo.:

Classificação Carteira Garantias: Este parâmetro tem como função indicar qual o critério deverá ser usado para classificação das carteiras, caso haja mais de um carteira de garantia, se o parâmetro escolhido for M, e exista uma garantia com classificação C2 e outra C4, usará a C2. Caso o parâmetro for P, neste mesmo cenário, usará a pior no caso C4.

Parâmetros Provisão: Usado para configuração nos Parâmetros de Provisão, possibilitando configurar, C - Carteira Contrátil, M- Modalidade da Operação ou S -Modalidade SCR.

Cálculo Provisão:  Campo possui dois valores possíveis, sendo: Arredondar e Truncar. Na primeira opção o sistema irá realizar o arredondamento para o valor mais próxima. Já a opção truncar, irá manter apenas o número inteiro. 


  • Sem rótulos