O processo de backup do banco de dados é extremamente importante, pois caso ocorra algum problema com o banco e/ou com o servidor, você terá a possibilidade de restaurar os dados mais recentes. É recomendado que o backup seja feito todo dia.
1.1. Localizar o diretório bin do PostgreSQL
Para realizar o processo de backup (utilitário pg_dump), é necessário acessar a pasta bin da instalação do PostgreSQL.
O diretório bin está localizado na pasta de instalação do PostgreSQL.
Caminho Padrão: ?:\ws\database\bin (Onde ? representa o disco de instalação.)
O diretório bin está localizado no caminho de instalação padrão do PostgreSQL.
Caminho Padrão: /usr/pgsql/<versão>/bin/ (Onde <versão> deve ser substituído pela versão do PostgreSQL instalada, ex: 9.6, 12, etc.)
Neste ponto, você precisará detalhar o comando a ser executado para realizar o dump. O comando geralmente envolve o utilitário pg_dump e pode ter variações leves, mas o padrão é aplicável a ambos os S.O.s.
Abrir o Terminal/Prompt de Comando: Abra o Prompt de Comando (Windows) ou Terminal (Linux) e navegue até o diretório bin (conforme item 1.1).
# Comando para realizar backup do banco em linux pg_dump --host=<endereco_do_banco> --port=<porta> --username=<usuario> --format=c --blobs --verbose –file=<caminho_onde_sera_salvo/nome_arquivo.backup> <banco>; # Comando para realizar backup do banco em Windows pg_dump.exe --host=<endereco_do_banco> --port=<porta> --username=<usuario> --format=c --blobs --verbose –file=<caminho_onde_sera_salvo/nome_arquivo.backup> <banco>;