Árvore de páginas

É um requisito do Ato Cotepe 10/2017 que estabelece as regras para funcionamento do PAF-ECF, onde este requisito especifica a transmissão de arquivos fiscais de Redução Z e Estoque gerados pelo PAF para a SEFAZ da Unidade Federada do contribuinte.


  • REDUÇÃO Z

Para atender a este requisito o PAF deve, após cada fechamento do dia e emissão da Redução Z, gerar um arquivo XML assinado digitalmente, contendo os dados da Redução Z e os produtos que foram comercializados no dia, após o PAF gerar o arquivo o sistema deve transmiti-lo para a SEFAZ do estado e aguardar o retorno de Sucesso ou Erro na transmissão do arquivo.


  • ESTOQUE

O PAF-ECF deve também, até o 5º dia de movimento de cada mês, gerar um arquivo XML contendo os dados de Estoque referente ao mês anterior de movimentação do estabelecimento, seguindo as mesmas regras para enviar o arquivo e aguardar o retorno de transmissão de sucesso ou erro pela SEFAZ.


O envio desses arquivos é requerido pela SEFAZ, e quando o sistema PAF-ECF não realiza essa operação dentro do prazo estipulado (10 dias para envio de Redução Z e 5 meses para transmissão do arquivo de Estoques), o aplicativo deve bloquear recursos de vendas e movimentações, estando liberado apenas para resolver a questão de transmissão dos arquivos. O uso do aplicativo fiscal para realização de vendas somente será liberado em caso de transmissão de pelo menos um dos 10 arquivos de movimentações pendentes para envio.


Configuração

Certificado Digital

Pré-Requisitos: Possuir certificado digital válido configurado para Unidade de Negócio.


Através da funcionalidade "Unidade de Negócio" disponível no TOTVS Live → Global, realizar a configuração do certificado digital e senha da loja, conforme as imagens 1 e 2. 

Imagem 1 - Funcionalidade "Unidade de Negócio"


Imagem 2: Tela de Manutenção de Unidade de Negócio


O certificado configurado será baixado no PDV e armazenado no diretório c:\pdvarq\certificadoPFX


Configuração dos endereços de envio do XML 

Através da funcionalidade "Parâmetros do Sistema (Rede/Central/Un. Negócio)" disponível no TOTVS Live → Global, realizar a configuração dos endereços dos Webservices da Sefaz que serão utilizados para envio dos XMLs de estoque e redução Z,  conforme imagens 3 e 4.

Imagem 3 - Funcionalidade "Parâmetros do Sistema (Rede/Central/Un. Negócio)"


Imagem 4: Tela de parâmetros em ambiente de homologação


Parâmetros:

  • Endereço para envio do arquivo Fisco-Redução Z
  • Endereço para envio do arquivo FIsco-Estoque

Conteúdo de ambos para ambiente Produçãohttp://webservices.sef.sc.gov.br/wsDfeSiv/BlocoX.asmx

Conteúdo de ambos para ambiente Homologaçãohttp://webservices.sathomologa.sef.sc.gov.br/wsDfeSiv/BlocoX.asmx



Os endereços configurados serão armazenados no arquivo C:\PDVARQ\PDV.cfg, após a inicialização do PDV na loja. 


Funcionamento

Ao emitir uma redução Z o PDV irá gerar o XML referente a redução Z e/ou estoque e realizar o envio do arquivo a Sefaz. 

O XML de estoque será gerado apenas quando emitido a 1ª redução Z do mês, com a posição do estoque referente ao mês anterior ao da emissão 

O XML de redução Z será gerado diariamente, com as informações da movimentação realizada no dia do movimento. 

O controle dos arquivos XMLs gerados e enviados a Sefaz  é realizado a partir das informações armazenadas no arquivo C:\PDVARQ\XMLPAF.dbf,



Envio ao SEFAZ é feito ao abrir o PDV ou pelo menu fiscal: "Transmitir Arquivos com informações da Redução Z do PAF-ECF" e "Transmitir Arquivos com informações do Estoque Fisco"


Os arquivos são disponibilizados nos seguintes caminhos em formato XML:

Redução Z: C:\PDVARQ\Bematech\ARQ FISCO REDUCAO Z

Estoque: C:\PDVARQ\Bematech\ARQ FISCO ESTOQUE





  • Sem rótulos