Objetivo

O módulo de execução do sistema permite o acompanhamento em tempo real das entregas. Isso é possível de ser feito de várias formas, e uma delas é através do aplicativo de rastreamento fornecido. Com o aplicativo, é possível realizar transições, criar ocorrências e acompanhar em tempo real o movimento do caminhão, fornecendo mais precisão no processo e tendo mais agilidade no processo de entrega.

O aplicativo também foi pensado para ser resiliente em cenários com internet instável, pois o motorista pode ir para locais remotos, ou onde o sinal de internet seja fraco. Assim, as ações feitas no aplicativo são enviadas para o servidor, mas em caso de falha, ela será salva no aplicativo para ser reenviada quando a conexão for restabelecida. O aplicativo também ira tentar enviar novamente as informações aproximadamente a cada 15 minutos (nas configurações padrão) para cenários em que a internet está presente, mas alguns outros erros de rede ocorrerem.

Funcionamento

O funcionamento básico do aplicativo pode ser visto na imagem a seguir:

Um operador do sistema realiza o cadastro do motorista e do dispositivo.

Com o cadastro feito, é gerado um link, que deve ser enviado ao motorista, por SMS, por Whatsapp, e-mail, etc. Cada motorista terá um link único, que apenas este motorista deverá utilizar.

O motorista, ao abrir o link, será redirecionado à loja do Google para fazer a instalação do aplicativo (caso ainda não o tenha instalado), e após instalado o aplicativo já será configurado para enviar as informações ao sistema de execução do cliente.

Após essa etapa inicial de configuração, o operador pode atribuir monitoráveis ao motorista, que poderá criar as transições e ocorrências, e sua localização será rastreada (verifique nossa política de privacidade).

Problemas comuns

Configuração do aplicativo

Falha de comunicação com o servidor. Tente novamente. Mais informações: Cleartext HTTP traffic to {{address}} not permitted

  • Variações: Pode aparecer com outras mensagens, como:

    • Falha de comunicação com o servidor: CLEARTEXT communication to {{address}} not permited by network security policy. Tente novamente.

  • Causa: Comunicação usando o protocolo HTTP é inseguro e à partir a API 28 do android (Android 8) é bloqueada por padrão

  • Severidade: Ao configurar o aplicativo o erro é exibido, e em aplicativos já configurados este erro afetará todos os fluxos.

  • Resolução:
    Utilizar uma URL de configuração com HTTPS habilitado.
    Esta url esta no application-tracking-mobile.properties, na linha trackingMobile.externalGatewayUrl.
    É possível utilizar um serviço de túnel, como o ngrok para expor um ambiente local na nuvem com HTTPS, mas esta opção não é recomendada para produção, apenas para testes rápidos.
  • Mais informações:

Erro ao fazer requisição para url informada. Código da requisição: 401, erro: Não autorizado

  • Variações: Pode apresentar o erro, e rapidamente aparecer a tela de login, ou limpar a tela de configuração.

  • Causa: Ocorre devido ao gateway rejeitar a conexão com backend por estar considerando que é necessário estar logado para acessar a configuração do dispositivo.

  • Severidade: Impede o uso do aplicativo.

  • Resolução: Verificar se o arquivo application-gateway.properties possui a property security.ignored. Esta property normalmente deve ser removida. Caso ela esteja presente, deve ser discutido com o suporte se o valor faz sentido e se ele deve ser corrigido para contemplar os valores presentes dentro do war.

Erro ao fazer requisição para url informada. Código da requisição: 400, erro: Já existe um aparelho configurado para este dispositivo

  • Causa: Apenas um dispositivo pode ser configurado por vez. Caso o aplicativo tenha sido removido e reinstalado, o erro irá ocorrer pois o sistema não tem como saber que é o mesmo dispositivo.
  • Severidade: Impede o uso do aplicativo.
  • Resolução: Remover o dispositivo no backend e recriá-lo.

Falha de comunicação com o servidor. Tente novamente. Mais informações: Unable to resolve host '{{address}}'.

  • Causa: O dispositivo não consegue se conectar com o servidor. Isso pode ocorrer por falta de internet, ou pelo servidor não estar publico na internet. Para ter certeza de que este é o problema, tente acessar a url exibida no aplicativo usando o browser do celular.
  • Severidade: Impede o uso do aplicativo.
  • Resolução: Publicar o servidor na internet, usar uma vpn para acesso à rede local, ou utilizar uma solução tipo o ngrok (que é capaz de publicar uma porta de sua máquina na internet).

Login

Perda de login ou senha

  • Para estes cenários, é necessário contatar o operador para ele criar uma nova senha, ou localizar qual seu usuário.
  • Sem rótulos