Árvore de páginas

  1. Visão Geral
  2. Exemplo de utilização

Possibilita acesso às aplicações web e desktop. Quando utilizado na mesma máquina pelo mesmo usuário, será possível: 

  • Login único;
  • Consumo de licenças compartilhado entre web e desktop.

Além das aplicações do ERP TOTVS Varejo Supermercados - Linha Consinco, ao logar no Menu você pode configurar o acesso a qualquer outro aplicativo de terceiro como por exemplo Bloco de Notas, Calculadora, Office, Logoff, Terminal Service, entre outros.

Para que as aplicações estejam disponíveis no Menu é necessário configurá-las.

Menu – GLO00052

  • O Menu é compatível com as versões à partir do Windows Vista e Windows Server 2012.
  • É necessário ter o .NET Framework 4.8 ou superior instalado.
  • É necessário ter o Oracle Client 32-bit com o arquivo tnsnames.ora configurado.
  • É necessário ter o Microsoft Visual C++ Redistributable (x86) 2019 ou superior.
  • Para usuários não administradores que não tenham permissão de alterar o arquivo Consinco.ini, o Windows pode replicar o arquivo para o diretório Virtual Store (%UserProfile%\AppData\Local\VirtualStore) e gerar confusão no apontamento do banco de dados da aplicação.

O Menu utiliza a mesma conexão que os executáveis do ERP, mas também possui um arquivo de configuração de conexão.

Esse arquivo deve conter a conexão principal do Menu e caso o arquivo não exista, a conexão será buscada no arquivo CONSINCO.INI.

O arquivo é um JSON que pode ser localizado em C:\TOTVSConexao.

Ao executar o Menu é feita a verificação no nome do executável, não permitindo abrir a aplicação caso o nome seja diferente de MENU.exe.

Ao iniciar a aplicação, será exibida a tela de login conforme a imagem abaixo.

Para usuários novos, no primeiro acesso ao Menu, é exibido a tela para cadastro de senha.

Para que as aplicações estejam disponíveis no Menu, deve-se configurá-las nos respectivos menus. Para isso, após logar, no menu do usuário, clique em ‘Configurar Menus’, conforme indicado na imagem abaixo. Lembrando que essa configuração só ficará disponível para usuários com perfil ‘Administrador’ .

Na aplicação ‘Configuração de menu’, são cadastrados os Menus e Submenus que agrupam as aplicações dos executáveis do ERP ou qualquer outro sistema e/ou aplicativos que será acessado por meio do Menu. Esta opção está disponível apenas para usuários com perfil ‘Administrador’.

O menu é o agrupamento pai, ou seja, dentro dele são visualizados outros submenus.

Exemplo: Menu: Comercial

                 Submenu: Estoque

Ao acessar o ´Comercial´, é visualizado dentro do submenu ‘Estoque’ as aplicações pertencentes a este módulo. Conforme imagem abaixo.

Na árvore de estrutura de menus, clique com o botão direito para visualizar o botão ‘Adicionar menu’, conforme indicado na imagem abaixo.

OBS: Os menus só ficarão visíveis caso esteja associado a um Sistema e Módulo ao qual o usuário tenha permissão no módulo e possua aplicações ou se houver aplicações de terceiros cadastradas.

Na tela ao lado são exibidos os campos para configuração do menu. São eles:

– Descrição: Informe a descrição para identificação do menu.

– Sistema e módulo: A indicação do sistema e módulo é utilizada para agrupar as aplicações do ERP referentes  ao sistema e módulo informado, e também para controle de acesso ás aplicações exibidas no menu, ou seja, somente o usuário que possui permissão o sistema e módulo indicados na configuração do menu, conseguirá visualizá-lo, e só acessa as aplicações que possui permissão. Além da indicação de sistema e módulo, para abrir as aplicações do ERP, também é necessário informar o caminho do módulo (ver o item ‘Caminho’).

– Sem controle: Ao deixar os campos (sistema e módulo) sem preenchimento, a checagem de permissão é desativada. É recomendado utilizar essa opção para os aplicativos que não são do ERP, ou quando os módulos são vinculados somente ao submenu pertencente ao menu pai (conforme descrito no item ‘Configurando Submenu’).

Importante: Para exibir no menu as aplicações web ou aplicativos de terceiros, consulte o item: Aplicações Web/Aplicativo de terceiros.

– Caminho: Para abrir as aplicações do ERP, é necessário além de informar o sistema e módulo, indicar o caminho do executável, para isso, clique indicado na imagem abaixo e selecione o executável na pasta ‘C5Client’.

No caso de aplicações web/aplicativos de terceiros é necessário informar o caminho na lista ‘Aplicações’. Consulte o item ‘Aplicações Web/Aplicativos de Terceiros’ para mais informações.

– Excluir menu: Selecione o menu que será excluído, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção ‘Remover’, conforme indicado na imagem abaixo.

Selecione o menu que será o agrupador do submenu e clique com o botão direito do mouse.

Selecione a opção ‘Adicionar submenu’, este será exibido logo abaixo do menu agrupador, conforme imagem abaixo.

Na tela ao lado são exibidos os campos para configuração do submenu. São eles:

– Descrição: Informe a descrição para identificar o submenu.

– Sistema e módulo: Conforme mencionado anteriormente, a indicação de sistema e módulo é utilizada para controlar o acesso ás aplicações do ERP, por isso quando o submenu irá agrupar aplicações de um módulo do ERP é necessário informar sistema, módulo e caminho do executável. Para cadastrar um submenu que não tenha vínculo com os executáveis do ERP, consulte o item ‘Aplicações Web/Aplicativos de Terceiros’.

Importante: Ao adicionar um submenu, os vínculos de sistema, módulo, caminho e/ou aplicações vinculadas ao menu pai serão removidos.

– Caminho: O caminho das aplicações ou aplicativos visualizados no Menu, são informados neste campo. No caso dos executáveis do ERP, é necessário selecionar o executável correspondente dentro da pasta ‘C5Client’, também é possível digitar o endereço manualmente. Na configuração de sites, basta informar a URL destino com o seguinte formato: http://nome_ou_ip

– Excluir submenu: Selecione o submenu que deseja excluir, clique com o botão direito do mouse, selecione a opção ‘Remover’, conforme imagem abaixo.

Importante: Os sistemas e módulos não podem ser duplicados dentro dos menus, por exemplo, dentro do menu ‘Comercial’ só poderá ter um único menu associado ao sistema ‘MAX_STORE’ e módulo ‘MAXST_CMPR’.

Além das aplicações do ERP, é possível configurar o acesso a qualquer outro aplicativo de terceiros, como por exemplo, Bloco de Notas, Calculadora, Conexão Remota ou até mesmo aplicativos do próprio cliente.

Para acesso as aplicações web do ERP, pode-se criar um menu e dentro dele configurar os sites disponibilizados para acesso, como o ERP Web, Corporativo, etc., conforme imagem abaixo.

Pode-se fazer o mesmo com aplicativos/sites de terceiros, conforme imagem abaixo.

Exemplo de configuração para aplicativos de terceiros

Após cadastrar o menu/submenu correspondentes, na lista ‘Aplicações’, preencha os seguintes campos:

-Descrição: Informe a descrição que será exibida. Ao clicar na linha, ela fica habilitada para edição.

Caminho: É possível digitar o endereço manualmente, ou no caso dos executáveis, ao dar duplo clique sobre a linha, abre a tela para selecionar o caminho do executável. Na configuração de sites, basta informar a URL destino com o seguinte formato: http://nome_ou_ip

-Parâmetros: Consulte o item Parâmetros para Sites de Terceiros.

-Sistema e Módulo: A indicação de sistema e módulo é utilizada para controlar o acesso ás aplicações do ERP. No caso de aplicativos/sites de terceiros, não é necessário preencher esses campos.

Importante:

Para acesso as aplicações do ERP Web informe:

Sistema: GLOBAL

Controle de acesso: GLOBALWEB

Para acesso as aplicações do Corporativo informe:

Sistema: ACRUXEXT

Controle de acesso: SEGURANÇA

Nos ‘Parâmetros Gerais’ (Menu do usuário>Parâmetros Gerais), no campo ‘Endereço ERP Web’ informe o endereço do site ERP publicado, dessa forma, ao acessar as aplicações web pelo Menu, elas já abrirão logadas.

Para os demais sites, como por exemplo, Coletor RF, Coletor de Dados, Monitor PDV, etc. Nos campos ‘Sistema e ‘Módulo’, informe o sistema e módulo no qual eles fazem parte, caso deseje permissionar as aplicações.

Exemplo: Para o Coletor RF informe:

Sistema: SM

Módulo: SM_RF_WEB

-Web: Quando se trata de uma aplicação web (site) do ERP ou de terceiros, marque a opção ‘Web’, dessa forma, ao acessar as aplicações/site pelo Menu, serão abertos pelo navegador padrão da máquina do usuário. As aplicações que possuírem sistema e módulo vinculado, serão forçadas a abrir o navegador Chrome, caso ele esteja instalado, pois, além de garantir as funcionalidades do site do TOTVS Varejo Supermercados - Linha Consinco poderá utilizar os parâmetros do Chrome que podem ser informados na tela ‘Parâmetros Gerais’.

-Remover cadastros: Para remover as configurações, selecione a linha que deseja remover e clique com o botão direito, ou se deseja apenas não exibir o item no menu, desmarque a opção ‘Ativo’, conforme imagem abaixo.

O navegador Chrome garante todas as funcionalidades do ERP Web de maneira adequada, por isso é indicado o uso do mesmo. Todos os sites abertos pelo Menu no Chrome são exibidos no modo ‘app’ (application ou aplicação), visando otimiza a aproveitar ao máximo o espaço disponível em tela.

Dentro do menu é visualizado apenas os ícones de acesso, é necessário clicar sobre eles e então abrirá o site no navegador de internet.

Na parametrização de sistemas de terceiros é possível informar as variáveis [banco][usuário][senha][empresa] possibilitando o login automático com base na credencial do usuário logado no Menu.

A configuração dos aplicativos de terceiros deve seguir a estrutura de menu e submenu, da mesma forma que é feito nas aplicações do ERP, a única diferença é, caso opte por usar as variáveis, estas devem ser informadas no campo ‘Parâmetros’ dentro da lista ‘Aplicações’, conforme imagem abaixo.

Importante: As variáveis devem ser informadas separadas por colchetes [ ], conforme demonstrado na imagem acima.

Pode-se inserir uma ou mais variáveis, ficando a critério do cliente decidir quais variáveis utilizará e a ordem em que serão dispostas. Porém, essa definição deverá ser mantida para todos os aplicativos que utilizarem a passagem de parâmetros.

ATENÇÃO: Para que o recurso funcione, deve ser configurado o caminho do ERP Web. Consulte o tópico 'Parâmetros Gerais' para mais detalhes.

Ao clicar em ‘Esqueci a senha’ será enviado um e-mail para o endereço de e-mail informado no cadastro do usuário.

Ao receber o e-mail, clique em ‘Redefinir senha’.

Informe a nova senha e confirme-a.

Na tela de login do Menu, quando o usuário possui mais de uma conexão configurada no “tnsnames.ora” e a “tabela ge_conexaobanco” possuir dados dessas conexões, é exibida a opção para selecionar o banco para conexão.

Para escolher o banco, basta selecioná-lo no campo “Conexão”, conforme indicado na imagem abaixo.

A escolha da base de dados na tela de login é ativada pelo parâmetro ‘Permite alterar conexão com o banco no login’ disponível nos ‘Parâmetros Gerais’ e possui controle de permissão por usuário.

Para acessar a tela de permissão de usuários, acesse: Menu do usuário > Permissão de Usuários. Conforme imagem abaixo. Lembrando que essa opção só fica disponível para usuários com perfil ‘Administrador’.

Para permitir que o(s) usuário(s) selecione a base de dados na tela de login, no campo ‘Permissão’, selecione a opção ‘Selecionar o banco de dados ao fazer login’.

No campo ‘Usuários’ pesquise e selecione o(s) usuário(s) desejado(s).

Clique na seta indicada na imagem abaixo para mover o usuário selecionado para a área ‘Selecionados’.

Clique em Salvar.

É possível gerenciar as conexões configuradas no Menu e/ou configurar uma conexão principal, esta ficará gravada no arquivo ‘conexao.json’ no diretório ´C:\TOTVSConexao´, permitindo que a conexão do Menu seja independente do arquivo ‘Consinco.ini’.

Para configurar uma conexão principal, acesse no menu no usuário a opção ‘Configurar Conexões’. Esta opção está disponível apenas para usuários com perfil ‘administrador’.

Informe na área ‘Conexão Principal’ os dados da conexão. Para testá-la, posicione o cursor nos campos da conexão principal e clique em ‘Testar Conexão’.

Para gerenciar as conexões configuradas no Menu utilize a área ‘Outras Conexões’.

Importante: Ao definir a conexão em um tipo de banco de homologação, ao fazer o login no Menu o usuário será informado em tela que está conectando em um ambiente de homologação, conforme demonstrado na imagem abaixo.

É possível logar no Menu automaticamente, para isso, deve-se informar na linha de comando, os parâmetros no seguinte formato:

+la ‘CONSINCO’ D79DAB615D699D2A641B46E9F27FB68B 1

Definição dos parâmetros:

+la: indica que é login automático

‘CONSINCO’: é o CODUSUARIO

D79DAB615D699D2A641B46E9F27FB68B: é a senha do usuário no formato MD5

1: é o número da empresa


É possível logar no Menu por meio da conta de AD (Active Directory) do usuário de rede.

Para configurar o login por AD, siga os procedimentos abaixo:

A configuração do AD é dividida em duas etapas: Na primeira é feita a ativação do recurso, e na segunda, deve-se parametrizar o usuário para utilizar o recurso.

Acesse: : Segurança > Configuração > Gestão de Usuário, conforme indicado na imagem abaixo.

No campo ‘Autenticação AD’, selecione a opção ‘Sim’.

No campo ‘Caminho AD’, informe o caminho, como por exemplo: LDAP://dominio.com.br

Acesse: Segurança > Cadastros > Cadastro de Usuário.

No campo  Nome AD informe o nome AD do usuário.

Uma vez que a configuração de login com AD esteja configurada e habilitada, o usuário tentará acessar o Menu ou Web já com as credenciais do AD.

Os usuários já mapeados, ou seja, que já tenham o nome AD definidos, logarão normalmente.

Caso não tenha o mapeamento, uma tela para informar o usuário e senha do Web/Menu aparecerá, uma vez que ele informe corretamente os dados pedidos, o mapeamento será feito e o próximo login será realizado com sucesso.

É possível informar se, caso use login por AD, o usuário irá seguir o login por AD ou o login do sistema, informando no campo 'Habilitar login por usuário AD', conforme imagem abaixo.

Acesse: Módulo Segurança > Menu Manutenção > Senha/Assinatura - GE00001

Marque o campo Autenticação AD.

No campo Caminho AD, informe o caminho, como por exemplo: LDAP://domínio.com.br

Acesse: Módulo Segurança > Menu Manutenção > Usuários - GLSGMUSU01

Informe no campo Nome usuário AD o nome AD do usuário.

Na tela de login, caso não haja usuário vinculado, deve-se realizar o login e em seguida será exibido um formulário para fazer esse vínculo do usuário AD com o usuário do sistema.

Home Menu

Ao logar no Menu é visualizado na barra lateral esquerda os sistemas e módulos já previamente cadastrados na tela de configuração de menu.

Ao expandir a seleção dos menus, são exibidos os submenus pertencentes a ele (já previamente cadastrados na tela de configuração), conforme imagem abaixo.


Para abrir mais de uma instância do módulo, basta dar duplo clique no nome do módulo. Caso queira abrir uma instância nova do módulo, basta segurar ‘Shift’ e dar duplo clique. A quantidade de instâncias abertas respeitará a quantidade de licenças do módulo para um mesmo usuário e sessão.

O primeiro acesso ás novas aplicações do ERP ou aplicações nunca utilizadas, deverá ser manualmente, sem utilizar o Menu, pois, atualmente, o Menu só consegue abrir uma aplicação dentro do módulo se ela já foi aberta pelo menos uma vez.

Ao acessar uma aplicação pelo Menu ela será aberta no módulo no qual está vinculada internamente, independente se a aplicação está presente em outros módulos.

O Menu sempre aproveita os módulos que já estão abertos para chamar as aplicações selecionadas. Caso o módulo não responda em alguns segundos (exemplo: o módulo está executando um relatório), uma nova instância daquele módulo é executada.

O Menu quando aberto e logado, não consome licença de uso, somente ao abrir um módulo que será consumido efetivamente a licença de uso.


Para acessar uma aplicação é possível navegar pela barra lateral e procurá-la nos menus e submenus, ou se preferir, utilize a pesquisa, basta informar o nome ou parte dele no campo ‘Pesquisa’, e todos os registros são exibidos.

A descrição da aplicação exibe sempre o nome do módulo e, em seguida, o nome da aplicação.

A pesquisa sempre retorna os resultados agrupados por módulos, por exemplo, ao pesquisar o termo ‘confe’, a lista de resultados exibe as aplicações que contém o termo (ou parte dele) informado no nome, módulo ou caminho, conforme imagem abaixo.

Ao realizar uma pesquisa e clicar sobre um dos resultados, é exibido no rodapé da tela o código da aplicação selecionada, isso facilita a identificação no caso de aplicações com descrições semelhantes.

Tanto na tela de pesquisa quanto na tela inicial, ao selecionar uma aplicação, é exibido o seu código e a qual módulo pertence, conforme demonstrado na imagem abaixo.

As aplicações do Menu mais utilizadas podem ser adicionadas como favoritas. Basta selecionar a aplicação e clicar com o botão direito na opção ‘Adicionar aos favoritos’.

As aplicações que já foram favoritas na versão web do ERP também são exibidas no Menu.

Ao logar no Menu é exibida a lista com as aplicações favoritas. É permitido favoritar até 25 aplicações.

Para remover a aplicação da lista de favoritas, basta selecionar a aplicação e clicar com o botão direito na opção ‘Remover dos favoritos’.

A página inicial do Menu exibe a lista com as 25 aplicações acessadas recentemente, ordenadas pelo último acesso.

Para atualizar essa lista e as demais informações carregadas na tela, basta utilizar a tecla de atalho F8.

As consultas mais utilizadas podem ser adicionadas como favoritas. Basta selecionar a aplicação e clicar com o botão direito na opção ‘Adicionar aos favoritos’.

Ao logar no Menu é exibida a lista com as consultas favoritas. É permitido favoritar até 25 consultas.

Para remover a consulta da lista de favoritas, basta selecioná-la e clicar com o botão direito na opção ‘Remover dos favoritos’.

No menu do usuário, visualizado no canto superior da tela, é possível acessar a documentação (atalho F1), atualizar o menu e as notificações (atalho F8), acessar e alterar a imagem do perfil, configurações de parâmetros, configurar os menus, trocar a empresa, alterar senha e fazer logoff.

Ao acessar a galeria de imagens por meio do menu do usuário e clicar em ‘Nova imagem’, será possível selecionar uma imagem para ser utilizada como avatar do usuário. Esse recurso é habilitado no parâmetro ‘Permite que o usuário altere sua imagem (avatar)’, consulte o item ‘Parâmetros Gerais’ para mais informações.

A galeria de imagem também é exibida ao dar duplo clique no ícone da imagem (avatar).

A imagem selecionada poderá ser editada, aumentando ou diminuindo o tamanho para melhor visualização, conforme imagem abaixo.

Após adicionar a imagem a galeria, clique sobre a imagem que irá utilizar e na opção ‘Selecionar’.

Para excluir uma imagem da galeria, clique na imagem e em ‘Excluir’.

Para adicionar uma nova imagem, utilize a opção ‘Nova imagem’, conforme imagem abaixo.

A imagem selecionada é exibida na home do Menu, conforme imagem abaixo.

Esta área só ficará habilitada para usuário que possui o nível ‘Administrador’, nela é possível ativar ou desativar os parâmetros de configuração do Menu, são eles:

  • Utiliza área de notificação ao minimizar o menu. Consulte o item ‘Indicador de Notificações’, para mais informações sobre o recurso.
  • Permite login automático quando usa Active Directory (AD) para logar.
  • Permite que o usuário altere sua imagem (avatar). Parâmetro dinâmico: ‘PERMALTERARIMAGEM’.
  • Parâmetros do Chrome: Caso necessite de parâmetros para abrir o navegador Chrome, informe-os neste campo.
  • Utiliza agrupamento de aplicações. Marque essa opção para ativar o recurso que permite criar grupo para aplicações exibidas no Menu (ver o item 'Grupo de Aplicações').
  • Abre as consultas (Query View) no módulo Query View como padrão. Ao ativar esse parâmetro as consultas são abertas no módulo Query View como padrão e não mais nos módulos do ERP (ver o item Consultas Query View).

Ao ativar esse parâmetro, o caminho do módulo Query View deve ser informado no campo ‘Caminho Query View’.

  • Endereço do ERP Web: Informe o endereço do site. OBS: É necessário informar o endereço para que as aplicações web sejam abertas com login automático.
  • Configura o tempo de inatividade, forçando o logon do usuário após determinado tempo sem utilização da máquina.


Selecione a opção ‘Trocar empresa’ para alterar a empresa logada.

Na tela ‘Trocar empresa’ é exibida a lista com as empresas que o usuário possui permissão. Para alterar a empresa logada, basta selecionar na lista a empresa que deseja logar, ou se preferir utilize a pesquisa, informando nome ou código da empresa, conforme imagem abaixo.

A informação da empresa que o usuário está logado é exibida na barra superior que também permite trocar a empresa clicando no nome, conforme imagem abaixo.

Selecione a opção ‘Alterar senha’ para alterar a senha do usuário logado.

As aplicações exibidas nos submenus podem ser agrupadas facilitando a organização e melhor visualização, conforme imagem abaixo.

Somente usuário com nível ‘Administrador’ tem permissão para criar e manipular os grupos.

Em ‘Parâmetros Gerais’ também existe o parâmetro que pode ser habilitado para exibição dos grupos.

Para criar grupos, siga os procedimentos abaixo. Clique o botão direito do mouse, será exibida a opção ‘Adicionar grupo’, conforme imagem abaixo.

Insira o nome do grupo e clique em ‘Salvar’, conforme imagem abaixo.

Para adicionar os itens (aplicações) ao grupo, é possível clicar sobre o item e arrastá-lo para o grupo desejado, ou se preferir, posicione o cursor sobre o item, dê um clique com o botão direito, selecione a opção ‘mover para’ e selecione o grupo desejado, conforme indicado na imagem abaixo.

Para remover um item do grupo, é possível clicar sobre o item e arrastá-lo para dentro de outro grupo, ou se preferir, posicione o cursor sobre o item, dê um clique com o botão direito, selecione a opção ‘Mover para’.

Para editar ou remover um grupo, posicione o cursor sobre algum item que esteja dentro do grupo que deseja manipular, dê um clique com o botão direito e selecione a opção desejada: ‘Editar grupo’ ou ‘Remover grupo’, conforme imagem abaixo.

Ao remover um grupo, os itens que faziam parte do grupo removido são visualizados no agrupamento ‘Sem grupo’.

O Menu também executa as consultas query view do usuário, elas são exibidas no menu fixo ‘Consultas’. Sempre são executadas no módulo que já está aberto, ou caso não tenha módulo aberto, são executadas no primeiro módulo que usuário tiver permissão. Porém, existe parâmetro que ao ser ativado permite que as consultas sejam abertas no módulo padrão do Query View. As consultas também podem ser incluídas como favoritas.

O Menu possui a opção de exibir os dashboards do usuário logado através do menu 'Meus Dashboards', conforme a imagem abaixo.

Para utilizar o recurso, é necessário baixar o pacote de componentes Web do Menu, que o produto 'Dashboard' do módulo 'Gerencial' tenha sido instalado no servidor web e que o usuário logado possua permissão no produto.

AVISO: O parâmetro de configuração da url do ERP Web deve estar configurada corretamente. Dúvidas, consultar o tópico 'Parâmetros Gerais'. É necessário ter o Microsoft Visual C++ Redistributable (x86) instalado para que o componente funcione.

Para instalar o componente web, basta clicar no link exibido na mensagem ou AQUI. Em seguida, descompacte o conteúdo no mesmo diretório ao qual se encontra o executável do Menu.