Fique atento!
Esta página foi revisada para considerar as configurações de server para a atualização 1.6.3 ou superior.
Caso possua uma atualização entre 1.6.0 à 1.6.2, acesse: Como configurar load balance, alta disponibilidade e tolerância a falha na atualização 1.6 a 1.6.2?
Objetivo
O objetivo deste guia é apresentar os procedimentos necessários para a criação de um ambiente TOTVS Fluig com balanceamento de carga, afim de ter uma alta disponibilidade.
Considerações iniciais
Atenção!
Em ambientes com servidores Windows, o uso de pastas compartilhadas ou unidades mapeadas está apresentando inconsistências na rotina de deploy de alguns componentes. Já estamos avaliando essa situação para que seja corrigida o mais breve possível. No momento, como forma paliativa, é necessário realizar a atualização individualmente de cada servidor e reiniciá-los.
Lembrando que a nossa recomendação é utilizar servidores Linux em ambientes configurados com Load balance para um melhor desempenho.
- O serviço de indexação (Solr) é compartilhado por todas as instâncias, podendo ser único ou em cluster;
- O repositório de arquivos da plataforma (Volume) deve estar em uma pasta compartilhada por todas as instâncias;
- A pasta de aplicativos "[diretório_instalação]/appserver/apps" deve estar em um diretório compartilhado por todas as instâncias;
- O banco de dados dever ser único para todas as instâncias;
- Todas as instâncias devem estar atualizadas com a mesma versão do TOTVS Fluig.
- Ao utilizar balanceamento de carga em ambientes com HTTPS, a configuração de HTTPS deve ser replicada manualmente para todos os servidores do Fluig.
Importante!
- A partir da atualização Snowflake (1.6.3), o controle e sincronização do cache da plataforma é realizado através do banco de dados e é compartilhado entre todos os nós de um cluster.
- É necessário reiniciar todos os servidores depois de finalizar as configurações.
Preparando ambiente
Antes de começar a instalação, é preciso estar com o ambiente preparado.
- Instale o banco de dados e crie uma instância.
- Escolha uma pasta em um servidor (chamaremos de GLOBAL_DATA_DIR) e torne-a acessível para todas as máquinas. Dentro dessa pasta compartilhada, crie uma nova pasta: "apps".
Atenção!
Nas versões anteriores a 1.6.0, deverá também ser criada a pasta "wcmdir" dentro da GLOBAL_DATA_DIR.
- Escolha uma pasta em um servidor (chamaremos aqui de VOLUME_DIR) e torne-a acessível para todas as máquinas. Será usada para salvar os volumes das empresas.
Configuração
Nota:
Se tiver dificuldades na Configuração do Fluig Realtime para execução em Load Balance, clique no link para acessar a documentação.