Páginas filhas
  • Integrar o login do Protheus ao Active Directory

Como configurar o login do Protheus para que entre automaticamente com a senha do AD

Produto:

Microsiga Protheus

Versões:

11 e 12

Passo a passo:

O Protheus permite a integração do login de usuário Protheus com o usuário de rede do AD (Active Directory). Desta forma, pode-se vincular um usuário do Protheus a um usuário do AD, e então o Protheus passará a aceitar o login pelo usuário de rede.

Para efetuar esta configuração, siga os passos abaixo:
- Acesse Configurador > Usuário > Senhas > Política
- Na primeira aba (Política de Segurança / Regras de senha), altere a opção "Habilitar single sign-on" para Obrigatório (se quiser forçar o uso do Single Sign-On com AD para todos os usuários) ou Opcional (se quiser permitir que os usuários façam login com seu próprio usuário e senha do Protheus, ou se utilizam o usuário de rede)
- Em "Modalidade de Single Sign-on", selecione Active Directory, e clique em Confirmar


- Acesse o Cadastro de Usuários (Usuário > Senhas > Usuários)
- Clique sobre o usuário, e clique em Alterar
- Na aba principal (Usuário), clique na aba Active Directory
- Clique 2 vezes abaixo da coluna "Domínio" e digite o domínio de rede do seu AD
- Clique 2 vezes abaixo da coluna "Usuário" e digite o login do usuário de rede que ficará vinculado a este usuário do Protheus
- Clique em Confirmar


- Após essa configuração, ao abrir o Smartclient, já irá aparecer por padrão o domínio\nome de usuário de rede. Se você inserir a senha deste usuário de rede, ele já entra com o usuário do Protheus que está vinculado a ele
 

Aviso:

A funcionalidade de integração com Active Directory não está disponível quando o Client está em um sistema operacional Linux ou Mac OSX.

Observações:

  • O Protheus não armazena a senha digitada na integração com o Active Directory. O par usuário/senha é enviado diretamente ao AD, que é responsável por realizar a autenticação do usuário.
  • As senhas dos usuários do sistema também não são gravadas no banco de dados e o hash destas senhas não são reversíveis (usam criptografia SHA256).