Páginas filhas
  • Integrar o login do Protheus ao Active Directory

Objetivo

Realizar a configuração do login do Protheus com autenticação SSO (Single Sign-On) utilizando AD (Active Directory)


Como habilitar o SSO com AD:

O Protheus permite a integração do login de usuário Protheus com o usuário de rede do AD (Active Directory). Desta forma, pode-se vincular um usuário do Protheus a um usuário do AD, e então o Protheus passará a aceitar o login pelo usuário de rede.

Para efetuar esta configuração, siga os passos abaixo:

Passo 1: Acesse Configurador > Usuário > Senhas > Política

Passo 2: Na primeira aba (Política de Segurança / Regras de senha), configure a opção "Habilitar single sign-on"

  1. Obrigatório: Força TODOS os usuários do sistema a se autenticarem usando o usuário AD.
    1. Esta configuração NÃO é indicada quando houver usuários do Protheus sem usuário de rede do AD.
    2. Esta configuração NÃO é indicada quando houver usuários do Protheus, com usuário de rede ainda não vinculado no cadastro de usuários.
  1. Opcional: deve ser utilizado quando usuário puder realizar a atenção tanto com usuário Protheus quanto usuário do AD.
    1. Indicado quando existem usuários que ainda não possuem vínculo estabelecido.
    2. Indicado quando Protheus pode ser acessado por quem possui usuário cadastrado no Protheus, mas não possui um usuário no AD (ex: usuários temporários, consultores externos e etc), 


Passo 3: Em "Modalidade de Single Sign-on", selecione Active Directory.

Passo 4:  Confirmar as alterações.

Passo 5: Acesse o Cadastro de Usuários em Configurador > Usuário > Senhas > Usuários

Passo 6: Criar/ Alterar um usuário.

Ao habilitar o uso de Single Sign-on com Active Directory, é habilitado uma guia dentro da tela de Usuários chamada "Active Directory", onde deverá ser informado o domínio e usuário da rede que será relacionado ao usuário que está sendo criado/alterado.

Passo 7: Na aba principal (Usuário), clique na aba Active Directory

Passo 8: Clique 2 vezes abaixo da coluna "Domínio" e digite o domínio de rede do seu AD

Passo 9: Clique 2 vezes abaixo da coluna "Usuário" e digite o login do usuário de rede que ficará vinculado a este usuário do Protheus

Passo 10: Clique em Confirmar


Passo 11: Acessar o sistema.

Ao acessar o sistema, caso na tela de políticas o campo "Habilitar Single Sign-on" tenha sido configurado como "Obrigatório" o usuário deverá informar o usuário e senha do domínio, caso tenha sido configurado como "Opcional" será possível utilizar a usuário e senha do domínio ou usuário e senha do Protheus. 


 


- Após essa configuração, ao abrir o Smartclient, já irá aparecer por padrão o domínio\nome de usuário de rede. Se você inserir a senha deste usuário de rede, ele já entra com o usuário do Protheus que está vinculado a ele.

Importante

Ao definir a política de login com Single Sign-On como opcional será primeiro realizada tentativa de login no AD e depois no Protheus. Como é possível utilizar o login do AD e senha do Protheus para realizar o login, serão registradas tentativas incorretas no AD caso as senhas sejam diferentes e eventualmente bloqueios no AD por esse motivo. Configure as regras do seu AD adequadamente para atender o seu cenário. 

Importante

A autenticação SSO via Active Directory não é possível quando executado via Terminal Telnet (ex.: SIGAACD), para estas conexões o login padrão é obrigatório.

Importante

A funcionalidade de integração com Active Directory não está disponível quando o Client está em um sistema operacional Linux ou Mac OSX.
A partir da lib 20251117 será possível utilizar Active Directory em client linux, desde que o server do protheus esteja em um SO windows e a maquina do server esteja dentro do domínio em questão.

Importante

Verificar limitações da autenticação via REST: Login via REST com Active Directory

Observações

  • As configurações definidas em políticas sobre "Regras de Violação" são validas apenas para login com o usuário Protheus,  acesso efetuado com usuário de rede "Active Directory" as regras são definidas pelo servidor do AD (Active Directory).
  • O Protheus não armazena a senha digitada na integração com o Active Directory. O par usuário/senha é enviado diretamente ao AD, que é responsável por realizar a autenticação do usuário;
  • As senhas dos usuários do sistema também não são gravadas no banco de dados e o hash destas senhas não são reversíveis (usam criptografia SHA256);
  • Para ambientes com dicionário no Banco de Dados a partir da lib 20221128, uma validação foi implementada para impedir que a mesma credencial do AD seja associada a mais de um usuário Protheus.