Cadastro de Escalas e Faixas
Como cadastrar Escalas/Faixas? Campo 'Tipo de Calibração', Campo 'Laudo'? Qual a diferença?
Através do ambiente Metrologia, Cadastro de Escala/Faixa realiza-se o cadastro. As definições de tipos/laudo e suas diferenças estão definidas a seguir:
? 1 = Simples
Tipo de calibração que controla apenas um nível, ou seja, escalas/faixas que não são ajustáveis.
? 2 = Completa
Tipo de calibração que controla dois níveis, ou seja, controla o valor inicial (valor da medição antes da calibração) e o valor final (valor da medição depois da calibração), porém o laudo é dado em função do valor final.
? 3 = Pressão
Tipo de calibração utilizado para instrumentos onde a calibração é feita controlando a variação na subida (ascendente) e descida (descendente).
? 4 = Calibrador
Tipo de calibração como o Simples, porém, permite tolerância bilateral
Exemplo: 10.00 [(+ 0.50)] / [(-0.25)]
Obs.: Neste tipo de escala/faixa os pontos de calibração deverão ser relacionados diretamente no cadastro do instrumento.
? 5 = Soma (Malha)
Tipo de calibração na qual é utilizada a composição de instrumentos aferidos para aferir outro instrumento, constituído por um conjunto de instrumentos.
? 6 = Calibrador Completo
Idêntico ao Calibrador, porém controla os valores iniciais e finais da calibração (completo).
? 9= Relógio
Tipo de calibração utilizado para instrumentos na qual a calibração é feita controlando a variação do avanço e retorno, com cálculos, denominada ?Relógio Comparador?, além do ?Relógio Calibrador?, destinado especificamente para calibração de Relógios Apalpadores e Comparadores. Seus cálculos são similares ao tipo pressão, acrescido de alguns cálculos específicos para o relógio, definidos como parâmetros de análises.