Árvore de páginas

Esta build passa a usar o tipo de campo ‘varbinary(max)’ ao invés do campo ‘image’ para emular o campo “M” Memo das tabelas do AdvPL. 

Situação

Utilização de campos "M" Memo do AdvPL em tabelas acessadas pelo DBAccess em Banco de Dados MSSQL

Ocorrência

Na criação da tabela, o DBAccess usa para o MSSQL o tipo de campo 'image' para armazenar dados de campos "M" Memo do AdvPL. Em versões superiores ao MSSQL Server 2016, a Microsoft ® pode deixar de suportar este campo.

Melhoria

A parir desta Build do DBaccess, será usado o tipo de campo 'varbinary(max)' no lugar do campo 'image' para armazenar campos "M" memo do AdvPL. As tabelas que ainda usam campo 'image' continuam sendo suportadas, apenas novas tabelas criadas no sistema passarão a usar o campo 'varbinary(max)'. Este campo foi implementado a partir do MSSQL Server 2005.

Informações adicionais
  • Não há chamado relacionado. Funcionalidade implementada em conformidade com o processo de melhoria contínua da ferramenta.
  • Referente à ocorrência: TEC-7325
  • Disponível a partir do DBAccess Build 20161016
  • A mudança do tipo de campo utilizada está atrelada a uma nova chave de configuração para o MSSQL, chamada "memoasblob", inserida a partir desta build, cujo valor default é 1 (habilitado). Caso o cliente opte por atualizar a Build, mas deseja que o tipo de dado usado para campos "M" Memo ainda seja o 'image', basta editar o arquivo de configuração do DBAccess (dbaccess.ini), e acrescentar a chave MemoAsBlob=0 na seção [MSSQL] – para a configuração valer para todas as conexões com MSSQL desta instância do DBAccess, ou dentro da chave que configura a conexão [mssql/dbalias] – para a configuração especificada ser considerada apenas para esta seção.
  • Para maiores informações sobre recursos que podem ser removidos em futuras versões do MSSQL Server, veja a documentação no MSDN sobre os tipos de dados 'text, ntext e image' no link https://msdn.microsoft.com/en-us/library/ms187993.aspx