Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Tarefas Cálculo Folha Normal - FP3020

Visão Geral do Programa

 

Objetivo da rotina, como se integra com as demais rotinas do sistema, considerações gerais do programa permitindo ao cliente obter uma visão de como e quando deve ser utilizada.

[Tela 1]

Objetivo da tela:

Permitir o cálculo da folha normal de salários dentro das parametrizações realizadas nas pastas dessa função. Este tipo de cálculo somente pode ser executado uma única vez no mês, visando concluir o mês de competência da folha de pagamento.

...

 

A Habilitação do Cálculo é obrigatória para o cálculo da Folha de Pagamento, visto que é com base nos parâmetros definidos que os cálculos são realizados no sistema.

 

Certificar-se que o último cálculo realizado esteja encerrado (ver detalhes Processo Preparação Cálculo Folha Pagamento – Função Manutenção Habilitação Cálculo). Caso não se encontre encerrado, deve-se executar a função Encerramento Último Cálculo (ver detalhes Processo Encerramento dos Cálculos – Função Encerramento Último Cálculo) e para a folha normal, a função Encerramento Mensal (ver detalhes Processo Encerramento dos Cálculos – Função Encerramento Mensal), além do Encerramento do Último Cálculo. Assim, os parâmetros necessários para a habilitação e cálculo da folha normal estarão preparados.

 

Efetuar todas as integrações com os outros módulos do sistema (Controle de Frequência, Benefícios Sociais, Férias e Rescisões, entre outros), antes de processar a Folha de Pagamento.

 

Importante:
A integração com o módulo Benefícios Sociais pode ou não ser obrigatória, de acordo com o parametrizado na função Manutenção Parâmetro Geral RH (FP0000), na qual pode ser definido para Bloquear o Cálculo, Calcular sem Benefício ou Emitir Alerta sobre a falta de integração.

 

Realizar todas as movimentações dos funcionários (ver detalhes Processo Histórico de Funcionários, Processo Alteração Registro de Funcionários, Processo Alterações Salariais, Processo Movimentação de Eventos, Processo Concessão de Férias e Processo Rescisão Contratual).

 

Com relação a Lançamento de Movimentos, o sistema passa a considerar somente a soma dos lançamentos com valor informado no movimento parcelado e/ou movimento em lote quando existem para o evento lançamentos somente com quantidades informadas e também lançamentos com valor informado. Assim, a partir do momento que existam lançamentos com valor informado o sistema assumirá estes para valorizar o evento e os demais lançamentos serão desconsiderados.

 

Esta alteração foi efetuada no sistema, de forma que para determinados clientes que possuam lançamento para um evento que será valorizado por uma fórmula de cálculo por exemplo, e que quando necessitam fazer com que o sistema assuma um outro valor e não execute mais a fórmula de cálculo não tinham esta possibilidade.

 

Verificar se os procedimentos de Pré-requisitos do cálculo foram realizados (ver detalhes Processo Atualização de Tabelas e Processo Informações Composição Turnos de Trabalho).

 

No momento do Cálculo Normal da Folha de Pagamento, é calculado o Salário Maternidade e Salário da Prorrogação da Licença Maternidade das funcionárias que se encontram em Licença Maternidade. Para maiores detalhes sobre os cálculos, ver Processo Salário Maternidade.

 

Para os cálculos da Folha de Pagamento, quando utiliza-se o módulo Folha de Pagamento Educacional em relação aos Adicionais, o sistema acumula os Adicionais somente para os eventos com incidência para Hora Aula para os Contratos do Tipo Professor. Para os demais contratos, o sistema não irá acumular os adicionais dos eventos, desprezando os mesmos.

 

Ao ser realizado o cálculo da Folha Normal ou Férias, ambos com Adiantamento de 13º Salário, para o cálculo da Pensão Alimentícia referente ao Adiantamento de 13º Salário com tipo da Base de Cálculo “Valor Fixo” ou “Salário Mínimo”, o sistema desconta do cálculo da pensão o valor já pago a título de 13º Salário.

 

O processo da Folha de Pagamento tem como base de cálculo para a contagem dos dias, o calendário por Localidade, ou seja, os cálculos de DSR, Vale Transporte, entre outros, sairão conforme os Estabelecimentos e os seus respectivos calendários.

 

Nota 1:
Quando do cálculo da folha de pagamento dos funcionários, o mesmo será realizado de acordo com os dados informados em relação ao tipo de folha e parcela, verificando se foi parametrizado como Mensal ou Quinzenal, por intermédio programa Habilitação para Cálculo (FP3000).

 

Esse programa também permite considerar os movimentos correspondentes à Folha Agrícola, caso parametrizado o campo Considera Movimento Agrícola, localizado no programa Manutenção de Funcionários (FP1500).

 

O programa gera, para cada funcionário, um evento com o resultado da multiplicação da> Base de Cálculo x Percentual PIS. Por intermédio do programa Manutenção de Índices de Funções Específicas (FP0040) é possível acessar o índice 129 e modificar o evento que representa a contribuição devida.

 

Nota 2:
A folha dos funcionários da categoria salarial "Diarista" é calculada com base no lançamento do número de dias no índice 154 (Diárias Normais), sendo que o evento será valorizado conforme o valor dia cadastrado como salário para o funcionário. Os dias de repouso serão lançados no índice 155 (Diárias Repouso) que também serão valorizados pelo valor/dia do funcionário.

 

Obs. 1: Levando-se em consideração que os funcionários diaristas possuem número de dias trabalhados variados, o programa de cálculo irá considerar o valor do salário padrão mês do funcionário igual ao valor do salário dia para efeito de resolução de fórmulas.

 

Obs. 2: Para valorização de horas extras o programa de cálculo usa como base o número de horas padrão dia do turno do funcionário, assim como é feito em outras categorias salariais. Para o cálculo de 13º salário junto com a folha, o calculo do valor será conforme média de dias pagos durante o ano (índices 154 e 155)

 

Importante:
Esta funcionalidade efetua a atualização da data de pagamento do complemento de férias (com a data de pagamento da folha), a qual poderá ser consultada através da listagem FR0140 – Emissão Demonstrativo do Cálculo.

 

Nota 3:
O Imposto de Renda sobre PLR, será tributado exclusivamente na fonte e pode ter apenas dedução de pensão alimentícia. A dedução de dependentes pode ser parametrizada, se deseja ou não efetuar a dedução conforme valores informados na tabela de IRF de PLR.(FP2520)

 

Lei do Estágio:
Para os estagiários (tipo funcionário 2 e 14):

 

  • Se possuírem situação de férias no mês, não será validado se a habilitação de férias está calculada.

  • O evento do Recesso Estágio será calculado pela quantidade de dias de férias dentro do mês.

  • Será efetuada a atualização da concessão de férias no período aquisitivo, conforme dias de férias pagos na folha.

  • Haverá controle do tempo limite do estágio, emitindo mensagem de alerta quando estiver calculando os três últimos meses no período de 2(dois) anos a partir da data de admissão.

 

Objetivo da tela:

Permitir o cálculo da folha normal de salários dentro das parametrizações realizadas nas pastas dessa função. Este tipo de cálculo somente pode ser executado uma única vez no mês, visando concluir o mês de competência da folha de pagamento.

 

Ações Relacionadas:

 

Outras Ações/Ações Relacionadas:

Listar as ações relacionadas à tela.

 

Ação:

Descrição:

Nome do link.

Descreva a ação que será realizada ao acionar esta ação

 

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

 

Campo:

Descrição

Nome do campo.

Descreva a regra de negócio dos principais campos e exemplos.

 

 

 

 

Pré-requisitos:

Manutenção Tabela IRF, INSS e Geral - FP2500

Manutenção Calendário do Turno - FP1900

Manutenção Carga Horária dos Turnos - FP2540

Manutenção Tabela Valores Unitários - FP2580

Manutenção Fórmula de Cálculo dos Eventos - FP2600

Manutenção Parâmetros Cálculo PLR - FP0900

Tarefas Geração Coletiva de Regras PLR - FP0913

Tarefas Eliminação Coletiva de Regras PLR - FP0915

Tarefas Pré-Requisitos do Cálculo Geração Movimento PLR - FP3110

Tarefas Pré-Requisitos do Cálculo Manutenção Movimento PLR - FP3130

Tarefas Pré-Requisitos do Cálculo Eliminação Movimento PLR - FP3115

Tarefas Cálculo Índice Correção PLR - FP3143

Manutenção Habilitação para Cálculo - FP3000

Habilitação Geral Cálculo - FP3010

Tarefas

...

Ação:

...

Função Manutenção Tabela de INSS/IRF Geral (FP2500)

...

Função Manutenção Calendário Turno (FP1900)

...

Geração Benefícios para Folha (BS2000)

...

Cálculo de Férias

...

- FR0100

...

Função Cálculo Complementar de Férias (FR0620)

...

Cálculo Normal de Rescisão

...

- FR5100

...

...

Cálculo Complementar de Rescisão

...

- FR5160

Integração Movimento Folha Educacional

...

- FE0731

...

...

Gera Movimento para Folha de Pagamento

...

 

 

Principais Campos e Parâmetros:

Cálculo Folha Normal – Pasta Parâmetros

Ao selecionar a função Cálculo Folha Normal, e apresentada esta janela. Nessa janela é possível determinar os parâmetros a serem considerados no cálculo da folha normal.

Botão:

Descrição

Executar

Quando acionado, o sistema efetua o cálculo da Folha Normal tendo como base as parametrizações efetuadas nas pastas desta função. Após a execução do cálculo o sistema apresenta um relatório contendo as informações sobre o cálculo (Mensagens de Alerta, Erros, Fatais, Parciais e Gerais).

 

Cancelar

Quando acionado, o sistema efetua o cancelamento das parametrizações efetuadas nas pastas desta função e do cálculo, retornando para o menu principal.

 

Funcionários/

Terceiros

Quando acionado, permite definir as informações de cálculo a serem consideradas para os Funcionários ou Terceiros, pois este botão trata o cálculo diferenciado entre Funcionários e Terceiros (Origem de Contratação). Dessa forma, a partir do acionamento do Botão Direito do Mouse sobre este botão, o sistema proporciona a troca de parametrização e de cálculo. Para informações adicionais sobre este botão, veja Janela Configuração Botão Funcionários/Terceiros.

Campo:

Descrição

Opção

Selecionar a opção a ser considerada para definição dos funcionários a serem considerados para o cálculo. As opções disponíveis são:

  • Por Estabelecimento/Matricula, determina que a seleção dos funcionários dar-se-á somente pela pasta seleção, considerando somente as faixas de seleção pertinentes ao código do estabelecimento e matricula do funcionário. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de informar uma faixa de informações a serem consideradas para o cálculo.

  • Por Digitação, determina que a seleção do funcionário dar-se-á por intermédio da pasta digitação, na qual será necessário informar os funcionários a serem considerados para o cálculo. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de informar poucos funcionários, permitindo que o cálculo seja efetuado somente para os funcionários desejados.

  • Por Seleção/Digitação, determina que a seleção dos funcionários dar-se-á por intermédio da pasta digitação, a qual apresentara de forma automática todos os funcionários que estiverem dentro das faixas de dados definidas na pasta Seleção. Essa opção permite maior agilidade quando da necessidade de retirar determinados funcionários do cálculo, permitindo que o cálculo seja efetuado para uma determinada faixa, desconsiderando alguns funcionários que estejam dentro da mesma.

 

Categoria Salarial

Assinalar as categorias salariais dos funcionários que deverão ser calculados por esta função dentro do processo de cálculo da Folha Normal. Opções de categorias salariais:

  • Mensal;

  • Horista;

  • Semanal;

  • Quinzenal;

  • Tarefa;

  • Diarista.

 

Configuração Botão Funcionários/Terceiros

Este botão tem como objetivo configurar a função que está sendo utilizada para que as informações que deverão ser consideradas sejam as de origem de Contratação Funcionários ou Terceiros. Desta forma, este botão é utilizado a partir do acionamento do Botão Direito do Mouse sobre este botão. Assim, o sistema efetua a seguinte pergunta: Troca Origem de Contratação para Terceiros? Caso o usuário acione este botão, o sistema proporciona a parametrização das informações.

Desta forma, o sistema habilita e desabilita os campos de acordo com as suas características de tratamento perante a Origem de Contratação de mão-de-obra (Funcionários ou Terceiros). Cada função que efetua este tratamento no sistema processa a cada vez, Funcionários ou Terceiros. Assim, cabe ao usuário, executar e parametrizar a função de acordo com a necessidade de utilização no sistema.

Nota:
De acordo com a função que está sendo executada, alguns campos não vem habilitados para a parametrização. Isto quer dizer que a função que está sendo executada não considera os campos que estão desabilitados nesta janela.

Campo:

Descrição

Origem Contratação

Neste campo são apresentadas as origens de contratação possíveis de serem parametrizadas pela função que está sendo executadas. Desta forma, deve-se assinalar quais origens deverão ser consideradas na função que está sendo executada pelo usuário. Opções deste campo:

  • Empresa;

  • Cooperado;

  • Sócio;

  • Temporário;

  • Contratado;

  • Estagiário;

  • Terceiro Ponto.

 

Prestador Serviço

Nestes campos devem ser inseridas as faixas de matrículas inicial e final dos prestadores de serviço, criando uma faixa de seleção. Desta forma, somente serão considerados nesta função os prestadores de serviço que estejam inseridos na faixa definida.

 

Razão Social Cabeçalho

Assinalar neste campo qual será a razão social que deverá ser utilizada no cabeçalho do relatório que será emitido pela função. As opções para este campo são:

  • Empresa: assinalando este campo no relatório a ser apresentado por esta função será impresso no cabeçalho a Razão Social da Empresa.

  • Prestador Serviço: quando assinalado este campo, no relatório a ser apresentado por esta função será impresso no cabeçalho a Razão Social do Prestador de Serviço que está sendo impresso.

 

Classificação

Neste campo deverá ser assinalada qual a opção de classificação a ser considerada para a impressão das informações no relatório que será impresso nesta função. Opções disponíveis:

  • Por Estabelecimento/Origem MDO/Prestador Serviço/Matrícula;

  • Por Estabelecimento/Origem MDO/Prestador Serviço/Nome.

Cálculo Folha Normal – Pasta Seleção

Essa janela é apresentada ao acionar a pasta Seleção, na janela Cálculo Folha Normal. Nessa janela é possível inserir faixas de dados para filtrar as informações a serem consideradas para o cálculo. Quando optado pela opção Por Estabelecimento Matricula, na pasta Parâmetros, somente os dados cujos valores estejam compreendidos nas faixas informadas serão selecionados para geração do cálculo. Quando optado por outra opção, serão consideradas as informações da pasta Digitação, sendo que as informações dessa pasta podem determinar as informações a serem geradas na pasta Digitação, quando optado Por Seleção/Digitação, permitindo que as exceções sejam trabalhadas na mesma.

Importante:
Essa pasta somente é habilitada quando optado pela opção Por Seleção ou Por Seleção/Digitação, da pasta Parâmetros.

 

Cálculo Folha Normal – Pasta Digitação

Essa janela é apresentada ao acionar a pasta Digitação, localizada na janela Cálculo Folha Normal. Nessa janela é possível informar os estabelecimentos e matrículas dos funcionários a serem considerados para geração do cálculo.

Importante:

  1. Essa pasta somente é habilitada quando optado pela opção Por Digitação ou Por Seleção/Digitação, da pasta Parâmetros.

  2. Ao optar pela opção Por Seleção/Digitação, na pasta Parâmetros, essa janela é atualizada com as informações de todos os funcionários que estejam dentro da faixa de dados da pasta Seleção.

Botão:

Descrição

Inserir

Quando acionado, permite inserir as informações do funcionário a ser considerado para o cálculo.

 

Alterar

Quando acionado, possibilita a alteração das informações do funcionário selecionado.

 

Retirar

Quando acionado, permite excluir o funcionário selecionado.

 

Salvar

Quando acionado, permite salvar as informações da pasta digitação em arquivo, permitindo sua posterior utilização por intermédio do botão Recuperar.

Importante:
Para agilizar e facilitar os processos, o arquivo salvo com as informações dessa pasta também pode ser utilizado pelas seguintes funções:

 

Recuperar

Quando acionado, permite a recuperação às informações da pasta digitação, desde que salvas em arquivo.

Campo:

Descrição

Est

Inserir o código do estabelecimento a ser considerado para o cálculo.

 

Razão Social

Exibe a razão social do estabelecimento a ser considerado para o cálculo.

 

Matric

Inserir a matricula do funcionário a ser considerado para o cálculo.

Importante:
Para que todos os funcionários de um estabelecimento sejam considerados, deve-se informar a matrícula "0", permitindo que o cálculo possa ser feito para vários estabelecimentos não sequenciais de uma única vez.

 

Nome

Exibe o nome do funcionário a ser considerado para o cálculo.

Cálculo Folha Normal – Pasta Impressão

Essa janela é apresentada ao acionar a pasta Impressão, na janela Cálculo Folha Normal. Nessa pasta é possível determinar o destino da geração, a forma de execução, e a necessidade ou não de imprimir os parâmetros utilizados para geração do cálculo.

Campo:

Descrição

Destino

Selecionar uma das opções, determinando o destino da geração da listagem. Veja a descrição do conceito Opções de Destino.

 

Execução

Selecionar uma das opções, determinando se a forma de execução desse programa deve ser on-line ou batch. Veja a descrição do conceito Formas de Execução.

 

Imprimir Página de Parâmetros

Quando assinalado, determina que os parâmetros definidos e utilizados nesta execução devem ser listados na última página da listagem gerada.

 

Imprimir Acompanhamento do Processo

Quando assinalado, determina que o acompanhamento do processo deva ser impresso.

 - PE4000