Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Geração do Bloco I com integração do Contábil

Produto:

Microsiga Protheus®

Versões:

12

Ocorrência:

Arquivo EFD Contribuições


Passo a Passo

Os registros do bloco I da EFD Contribuições (I100, I200 e I300) agora podem ser gerados através da integração com contábil, considerando os valores da visão gerencial no módulo SIGACTB. Será informado a estrutura dos registos do bloco I em um novo cadastro disponibilizado na Apuração da EFD Contribuições, informando CST, alíquotas e códigos de receita e despesas de PIS e COFINS, e neste cadastro teremos o relacionamento dos registros com as contas contábeis, e uma vez este relacionamento pronto, a rotina buscará os valores da visão gerencial para calcular os valores de PIS e COFINS nos registros do bloco I.

...

No configurador (SIGACFG) acesse Ambiente/ Cadastros/ Parâmetros e verifique o parâmetro a seguir:

Nome da Variável

MV_INTBLCI

Tipo

Caracter

Conteúdo

4

Descrição

Mode de integração do sistema para a extração de dados para gerar o Bloco I.

Opção 1:

O sistema fará a integração do Bloco I somente com base em dados no módulo Financeiro;


Opção 2:

O sistema fará a integração do Bloco I somente com base em dados do módulo Plano de Saúde;


Opção 3:

O sistema fará a integração do Bloco I com o módulo Financeiro e com o módulo Plano de Saúde.


Opção 4:

O sistema utilizará somente os dados da contabilidade, não realizando integrações com nenhum outro modulo

Para este integração com módulo contábil, preencha este parâmetro com conteúdo igual a 4.


Para o cadastro do bloco I, é necessário importar os códigos de receitas e deduções do bloco I, que são disponibilizados pela Receita Federal através de arquivo textos. Para este procedimento precisamos importar os códigos de Receita da tabela 7.1.3, e para as Deduções os códigos da tabela 7.1.4. Importante lembrar que estas tabelas possuem diversos grupos em função do segmento do contribuinte, então qual o grupo(s) que deverá ser importado dependerá da atividade exercida por cada contribuinte.

Para realizar importação basta acessar a rotina Importação Códigos EFD no menu lateral, e depois as opções 3-Rec Inst.Fin. para importar o arquivo com códigos de receita da tabela 7.1.3, e/ou opção 4-Ded. Inst.Fin para importar o arquivo com códigos de deuções da tabela 7.1.4, conforme imagem abaixo:


Image Added


Uma vez acessando esta rotina, basa escolher o arquivo texto e importar. Importante lembrar que os arquivos baixados deverão ser renomeados conforme o padrão estabelecido, arquivos da tabela 7.1.3 devem ser renomeados para TABELA713GRZZZ.TXT, e arquivos da tabela 7.1.4 renomeados para TABELA714GRZZZ.TXT, onde ZZZ corresponde ao grupo da tabela, por exemplo, ao baixar arquivo da tabela 7.1.3 do grupo 100, o arquivo ficará com o nome TABELA713GR100.TXT, do grupo 200 TABELA713GR200.TXT e assim sucessivamente. 

Para mais informações sobre importação dos códigos da receita federal acesse o boletim