Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Para realizar importação basta acessar a rotina Importação Códigos EFD no menu lateral da Apuração da EFD Contribuições, e depois selecionar as opções 3-Rec Inst.Fin. para importar o arquivo com códigos de receita da tabela 7.1.3, e/ou opção 4-Ded. Inst.Fin para importar o arquivo com códigos de deduçõesda tabela 7.1.4, conforme imagem abaixo:



Uma vez acessando Acessando esta rotina, basa basta escolher o arquivo texto e importar. Importante É importante lembrar que os arquivos baixados deverão ser renomeados conforme o padrão estabelecido, arquivos da tabela 7.1.3 devem ser renomeados para TABELA713GRZZZ.TXT, e os arquivos da tabela 7.1.4 renomeados para TABELA714GRZZZ.TXT, onde ZZZ corresponde ao grupo da tabela, por exemplo:

...

Nesta nova rotina teremos as opções a opção de incluir novos registros do bloco I, editar, excluir, copiar e realizar integração com Contábil.

...

Ao incluir novo registro, será necessário preencher as seguinte seguintes informações no na seção Cadastro Bloco I - Cabeçalho:

...

Os demais campos de valores do cabeçalho serão prenchidos preenchidos automaticamente quando realizar for realizada a integração com o módulo contábil, por este motivo estão desabilitados para edição. As informações desta seção correspondem ao registro I100.


Uma vez o cabeçalho preenchidoApós preenchimento do cabeçalho, deverá preencher os campos da seção Cadastro Bloco I - Itens

  • Tipo - Neste campo devemos informar se o valor será Receita ou Dedução.
  • Clas. Bloco I - Neste campo devemos selecionar o código de Receita ou Dedução, conforme especificado no campo Tipo. No caso de receita serão listados e validados os códigos da tabela 7.1.3, se Dedução então serão listados e validados os códigos da tabela 7.1.4.
  • Cod. Conta - Aqui deverá ser informada a conta contábil, que será utilizada na geração dos registros I200 e I300, e também para buscar os valores da visão gerencial no momento da integração com contábil.
  • Inf. Compl - Neste campo poderá ser informada uma descrição complementar, conforme necessidade.

O vampo campo Valor Reg será preenchido automaticamente na integração com o módulo contábil, por este motivo está desabilitado para edição. As informações desta seção correspondem aos registros I200 e I300.

...

Será possível editar os registros já cadastrados, porém somente os campos da seção Cadastro Bloco I - Itens, alterando, excluíndo excluindo ou adicionando novas linhas.

Exclusão

Ao exclui excluir informações, serão excluídas as informações da será excluída a seção do cabeçalho e também de todos os itens vinculados. Se desejar excluir somente uma linha da seção do item, será necessário editar e então excluir somente a linha em questão.

Integração Contábil

Uma vez Com toda a estrutura do bloco I preenchida com as devidas contas contábeis, poderá ser processada a integração com o módulo contábil, através da opção Integração Contábil disponível em Outras Ações.

...

Todas as informações cadastradas no período selecionado serão atualizados, e a legenda será atualizada serão atualizadas, indicando que para aquele cadastro já foi processada a integração co com o módulo contábil. Ao visualizar o cadastro os valores estarão preenchidos conforme a movimentação contábil do período.

...

Existe a opção de copiar o cadastro do bloco I , para facilitar nas situações onde a estrutura do bloco I é considerávelmente grande com possui muitas contas contábeis e lançamentos, então dessa forma basta eslecionar selecionar o cadastro em questão e copiar através da opção Copiar disponível em Outras Ações:

...

Ao copiar o cadastro, com exceção dos campos de valoresvalor, todos os demais campos serão copiados, será aberta a tela no modo edição para que seja alterado o período, ou CST, ou alíquotas, etc. Uma vez Com os campos alterados basta confirmar a operação que as informações serão gravadas e estará disponível estarão disponíveis para integração com o módulo contábil.

Legenda

O cadastro do bloco I possui uma legenda , indicando se o cadastro em questão realizou ou não a integração com o módulo contábil:


Apuração e arquivo da EFD Contribuições

Uma vez Por fim, com a estrutura do bloco I cadastrada e feita integração com módulo contábil, basta realizar apuração da EFD Contribuições , que os valores serão demonstrados no bloco M , e posteriormente serão gerados de fato no bloco I no arquivo texto.

Lembrando que na apuração a pergunta Instituição Financeira deverá ter o conteúdo Sim, e na geração do arquivo as opções a opção Atividade Preponderante deverá ter o conteúdo igual a 3, e o campo Indicador Bloco I preenchido conforme classificação do contribuinte

...

Importante ressaltar que o cadastro da estrutura do bloco I será feito manualmente, bem como o relacionamento com as contas contábeis, por isso é importante revisar o cadastro e movimentação contábil entes antes de processar a apuração e gerar o arquivo texto.

Informações Adicionais 

...