Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

Processo Originação de Grãos

Produto:

Microsiga Protheus

Definição

Originação de Grãos trata-se do processo de Origem, no que diz respeito à comercialização dos Produtos.

O processo de Originação é responsável pelas etapas que antecedem a comercialização do produto, sendo responsável pela recepção, classificação, armazenagem, controles fiscais e demais processos que preparam o produto para que ele seja comercializado.

O Originação é um macroprocesso do módulo de Gestão Agroindústria - SIGAAGR.

Objetivo

O processo de Originação surgiu pela necessidade existente no mercado de commodities agrícolas, com o objetivo de auxiliar nos processos de compra, venda e armazenagem de grãos, efetuando recebimentos e saídas de cargas, controle de fixações de preço e controle de prestação de serviços armazenagem.

Utilização pelas Empresas

O processo de Originação visa atender demandas de vários segmentos, como:

Comercializadores de Grãos - Setor que envolve Cerealistas, Cooperativas, Traders e Produtores.

Indústria - Setor que envolve Alimentos, Biocombustíveis, Rações e Sementes.

O sistema de Originação auxilia na rapidez, agilidade e segurança dos processos das empresas que o utilizam.

Na época de colheita há um intenso fluxo de movimentação, veículos, pessoas e documentos, e o sistema de originação visa, portanto, administrar toda essa demanda e automatizar da melhor maneira possível a execução dos processos.

Na recepção do produto são logo realizadas a classificação, a pesagem, o destino da carga (armazenagem, compra ou contrato), e a emissão da Nota Fiscal do produto, e para que o processo seja realizado de maneira ágil e precisa toda automação é bem-vinda, pois serviços automatizados evitam o trabalho manual.


Principais Características

Cadastros

Para dar início ao processo de Originação é necessário que primeiramente sejam realizados os registros dos cadastros iniciais, pois é por meio dessas informações que as demais etapas serão realizadas.

Movimentos Internos

Os processos relativos aos movimentos internos são realizados em uma etapa anterior à armazenagem.

Nesse processo são retiradas as Amostras de produto para Classificação, são cadastrados os Romaneios, é efetuado o registro de Ordem de Trânsito do produto, dentre outros processos de preparo de produto para a armazenagem.


Armazenagem

No processo de Armazenagem são realizados os cadastros referentes ao depósito do produto, serviços de armazenagem, relatório dos serviços realizados, dentre outros.

Esse processo é anterior ao processo de Comercialização dos produtos.

Comercialização

No processo de Comercialização dos produtos são realizados os fechamentos contratuais, em que são firmadas as contas a pagar, as contas a receber, são geradas as autorizações dos produtos, e os demais processos referentes à comercialização.


Principais Termos e Conceitos

Termos e Conceitos

A seguir, listamos os principais Termos e Conceitos que estão diretamente relacionados ao contexto de utilização do Macroprocesso de Originação de Grãos.

Blq. Qualidade

No momento do descarregamento da carga, ao realizar a análise de qualidade do produto, pode ocorrer o Bloqueio pela Qualidade, que acontece quando o produto não atende aos requisitos necessários para ser aprovado.

Classe

No Originação, a Classe é responsável por identificar a qual classe pertence uma entidade no momento do seu cadastro, exibindo as opções de Próprio, Cooperado e Terceiro.

DAP

DAP - Declaração de Aptidão ao Pronaf.

O Pronaf é um programa do Governo Federal que visa incentivar os pequenos produtores do setor de Agroindústria, e para que esses produtores possam obter o financiamento é necessário que possuam a DAP, que é emitida por instituições e órgão especializados.

OM

OM - Outra Moeda.

Essa sigla é utilizada principalmente na rotina de Acordo de Troca, em que a troca de um produto é negociada em moedas distintas pelos negociadores.

As moedas utilizadas são referentes aos produtos negociados.

Informações
titleExemplo:

A moeda 1 é soja em grãos, enquanto a moeda 2 é semente de soja.

Operação Triangular

A Operação Trinagular ocorre quando uma empresa "x" realiza a venda para uma empresa "y", e o pagamento é feito para a empresa "y", porém, a entrega da remessa é efetuada em uma empresa "z".

É necessário que seja lançada uma Nota Fiscal para as duas situações, sendo uma Nota Fiscal de Venda e uma Nota Fiscal de Remessa.

ParidadeO termo Paridade possui o significado de igualar a troca realizada. No Originação há duas opções de paridade, por Preço de Venda ou Por Unidade.
Quebra TécnicaDurante o período de Armazenagem dos grãos, ocorre uma perda da quantidade do produto, e isso ocorre devido a inúmeros fatores, como umidade, deterioração natural, temperatura do armazém, dentre muitas outras variáveis responsáveis, e o valor atribuído à essa perda é chamado de Quebra Técnica.
Talhão

O Talhão é um pedaço de terreno cultivado.

Geralmente na Agroindústria a produção é dividida em talhões, principalmente, para facilitar a colheita e também todo o restante do processo de produção e comercialização da cultura produzida.

TES

TES - Tipo de Entrada e Saída.

A TES é responsável por informar o tipo de negociação realizada com o produto, podendo ser uma TES de Entrada, em que ocorre a entrada de mercadorias por compra, devolução, entre outros, e podendo ser uma TES de Saída, em que ocorre a saída de mercadorias por venda, cobrança, devolução, etc.

TP Índice

Indica o Tipo de Índice de mercado a ser considerado nas negociações.

O TP Índice pode ser Diário ou Mais Atual.

Unid. MedidaPara realizar a pesagem de uma mercadoria é necessário definir a Unidade de Medida que será utilizada para o cálculo do seu peso. A Unid. Medi., portanto, consiste em avaliar se a pesagem será realizada em Kg, gramas, sacas, arrobas, etc.


Principais Rotinas Envolvidas

Cadastros Básicos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Cadastros Básicos do processo de Originação.

OGA010 - Entidades

Essa rotina possui como finalidade o cadastro de Entidades, que pode ser realizado tanto para produtores de grãos Pessoas Físicas, como também, para produtores de grãos Pessoas Jurídicas, por meio de uma identificação única em que é utilizado o código do CPF ou o código do CNPJ.

Nota
titleNota:

Lembrando que antes de cadastrar a Entidade, é necessário que seja cadastrado o Cliente e o Fornecedor.

OGA040 - Tipos de Reserva

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Reserva. A Reserva trata-se de uma garantia de pagamento.

Informações
titleExemplo:

Caso um produto seja Geneticamente Modificado, será gerada uma dívida de Royalts, então, no momento da entrega desse produto ao armazém é realizada uma reserva, tal qual, servirá de garantia de pagamento de Royalts se esse produto ao ser analisado for avaliado como Geneticamente Modificado.


Nesse cadastro é permitido informar uma Entidade Terceira padrão para o Tipo de Reserva. Essa entidade será utilizada para criar Reservas Automáticas a partir de resultados de análises, e para trazer como padrão na inclusão de Reservas Manuais.

As Reservas Automáticas podem ser utilizadas como exemplo para o controle e avaliação das entregas à Retenção e Avaliação de Royalts.
A partir do momento em que a Reserva Automática for gerada, ela poderá ser avaliada, e assim mantida ou liberada se o fornecedor tiver crédito.

AGRA030 - Tipo de Classificação

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar os Tipos de Classificação.
Os armazéns têm por finalidade receber a produção e conservá-la em perfeitas condições para que não ocorra a sua deterioração até a venda para a indústria.
A produção agrícola é periódica, enquanto a sua demanda para as indústrias é ininterrupta, portanto, os armazéns permitem estocar os produtos e utilizá-los de acordo com o consumo da indústria.

Informações
titleExemplo:

Os grãos de milho e trigo recebidos são armazenados para venda posterior, e os grãos de soja e canola para a produção de óleo comestível.


Classificação do Produto


No término da safra, ao receber os produtos colhidos, os armazéns realizam sua classificação com base em uma série de fatores que afetam a sua qualidade comercial. De acordo com o percentual de incidência do fator de qualidade, será determinado um desconto que será aplicado sobre o seu peso total. Assim, o produtor não receberá pelo peso total, pois será descontado um percentual conforme a tabela de classificação das amostras avaliadas.
O objetivo deste cadastro é identificar os tipos ou fatores de qualidade que poderão acarretar em descontos sobre o peso da safra entregue aos armazéns.
Após a definição dos Tipos de Classificação, deverão ser criadas as Tabelas de Classificação com as faixas de percentuais que serão aplicadas sobre o peso entregue ao armazém.

Exemplo de Análise e Classificação da Soja:


Informações
titleImportante:

Os dados do cadastro de Tipo de Classificação serão utilizados na rotina de Tabela Classificação - AGRA035.



Movimentos Internos

A seguir, listamos as principais rotinas dos Movimentos Internos do processo de Originação.

OGA200 - Reservas

A rotina Reservas propicia reservar/bloquear saldo físico quando a entidade possuir penhor do produto para órgão público, instituições financeiras ou pessoas físicas e jurídicas, não permitindo qualquer movimentação do produto reservado. Os documentos gerados por essa rotina são chamados de Conhecimento de Depósito ou Warrant, e servem como garantia em operações como, Aquisição do Governo Federal e Empréstimo do Governo Federal.

Dica
titleOutras Ações:

Avaliar Efetua a avaliação das reservas automáticas, permitindo a liberação automática por meio da quantidade de crédito.

Após informar as questões que a tela "Avaliar" trará, serão exibidas as reservas que ainda não foram avaliadas e será permitido informar uma quantidade de crédito para abonar as reservas. Após informar a quantidade de crédito será efetuado FIFO para distribuir essa quantidade nos registros. Conforme os registros forem selecionados , seja marcando ou informando uma quantidade de crédito a ser distribuída, a quantidade da reserva será recalculada.
Ao confirmar a avaliação, as reservas serão atualizadas com Avaliada = SIM.


Reservar → Efetua a confirmação das reservas.

Dica
titlePrincipais Campos:

Contrato → Inserir o código referente ao contrato. Ao confirmar as reservas manuais realizadas, a quantidade reservada será somada no contrato. Ao liberar ou cancelar uma reserva, a quantidade da reserva será diminuída no contrato.


Tip. Res. → Informar o código referente ao Tipo de Reserva. Ao realizar reservas manuais, após informar o tipo de reserva, é trazido o fornecedor padrão do cadastro de tipo de reserva. As reservas manuais já nascem avaliadas e ficam com status Solicitado, portanto para que seja empenhada a quantidade da reserva é necessário utilizar a ação relacionada Reservar.

OGA250 - Romaneio com Pesagem

A rotina Romaneio com Pesagem é a responsável pelo cadastro dos romaneios em que há tanto movimentação fiscal, como também, movimentação fisica. Nessa espécie de romaneio é realizada a pesagem do produto que chega ou sai do armazém, com o objetivo de manter o controle da quantidade do produto.
A quantidade física do produto, em algumas situações, pode não coincidir com a quantidade fiscal, devido à inúmeros fatores, principalmente pela perda do produto no transporte, ou até mesmo problemas relacionados com a qualidade do produto, que vai desde produtos com alto índice de umidade, até produtos avariados, situações essas que influenciam na quantidade informada fiscalmente.

Dica
titleOutras Ações:

Atualizar → Ao efetuar a atualização, as reservas vinculadas aos resultados de análises serão efetuadas também automaticamente. Essas reservas automáticas serão geradas com status de "Pendente de Avaliação", e deverão ser avaliadas no cadastro de Reservas.

Por meio do parâmetro MV_OG250FE é possível que o romaneio seja atualizado e confirmado ao mesmo tempo. Mais informações podem ser obtidas na documentação abaixo:

Parâmetro MV_OG250FE - Confirmar Automaticamente o Romaneio "Completo"

Confirmar → Efetua a confirmação do romaneio e gera em seguida sua Nota Fiscal.

Pesagem → Concede o acesso à tela de Pesagem Manual. A tela de Pesagem Manual também pode ser acessada por meio da tecla F10.

Conhecimento → Permite armazenar arquivos relacionados ao romaneio.

Sped Nfe → Possibilita o acesso à rotina Sped Nfe.

Histórico → Permite registrar as movimentações realizadas com o cadastro dos romaneios.

Pesagem → Permite que seja realizada a pesagem do romaneio automaticamente.

Movimentação → É possível acessar as movimentações em que há vínculo do romaneio.

Docto Fiscal → Permite a visualização do documento fiscal.

Dica
titlePrincipais Campos:

Série → Se o parâmetro MV_OGASERE não estiver preenchido com nenhuma informação, é necessário que a série da Nota Fiscal seja inserida neste campo. Mais informações podem ser obtidas na documentação abaixo.

PAGR0011 - Série Nota Fiscal

Resultado (Classificação) → Inserir o valor do resultado da classificação.

Será gerada reserva automática quando o resultado do exame estiver relacionado com um tipo de reserva.

Em Outras Ações, após o preenchimento das informações, ao atualizar o romaneio, as reservas vinculadas aos resultados de análises serão efetuadas também automaticamente. Essas reservas automáticas serão geradas com status de Pendente de Avaliação, e terão de ser avaliadas no cadastro de Reservas.

A Obrigatoriedade da Classificação pode ser manipulada por meio da rotina AGRA035 - Tabela de Descontos.




OGA251 - Romaneio sem Pesagem

A rotina Romaneio sem Pesagem é a responsável pelo cadastro dos romaneios em que não é ralizada a pesagem do produto, e que também, não há movimentação física dos produtos relacionados, mas que possuem documento fiscal e atualizam quantidades nos contratos.

Dica
titleOutras Ações:

Gerar pela Nf → Essa opção é utilizada para que um romaneio seja gerado automaticamente para uma nota fiscal já existente no sistema, e que não esteja associada a nenhum outro romaneio.

OGA245 - Ordens de Trânsito

Essa rotina possui a finalidade de cadastrar as Ordens de Trânsito, com detalhes sobre o produto ou os produtos que serão transportados, caso haja mais de um produto no mesmo carregamento.

As Ordens de Trânsito possuem um campo de Status que indica qual é a sua situação, são elas: 1=Ordem de Trânsito, 2=NFT Emitida, 3=Romaneio Vinculado, 4=NFT Estornada e 5=Ordem Cancelada.

Após realizar o cadastro da Ordem de Trânsito, há a possibilidade de utilizar esse cadastro para gerar a Nota Fiscal de Trânsito, na função Emitir Nft em Outras Ações.

No caso de Notas Fiscais de Trânsito que necessitem ser estornadas porque não haverá Nota Fiscal Eletrônica a ser vinculada, há a funcionalidade de Estornar NFT, em Outras Ações, para que seja gerada a Nota Fiscal de Estorno de Transporte, por meio de rotina automática.

Dica
titleOutras Ações:

Emitir Nft → É responsável pela geração da Nota Fiscal de Trânsito, que é feita por meio de rotina automática.

Estornar Nft → Possui como finalidade estornar Notas Fiscais de Trânsito, as quais não haverá Nota Fiscal Eletrônica a ser vinculada.

OGA180 - Amostras Avulsas

Essa rotina possui a finalidade de registrar as Amostras Avulsas das sementes encaminhadas para análise. Por meio dessa análise das sementes, a empresa define se o lote será ou não vantajoso para negociação.

Nota
titleNota:

Ao confirmar uma Amostra Avulsa, caso no contrato esteja assinalado que possui Controle Logística e caso a amostra esteja liberando o contrato, será gerada automaticamente uma Autorização do Contrato.



Controle Depto em 3

A seguir, listamos as principais rotinas do Controle Depto em 3 do processo de Originação.

AGRA035 - Tabela Classificação

A Tabela de Classificação define as regras de abatimento que devem ser aplicadas sobre o peso de um produto entregue ao armazém, quando detectado algum fator que afeta a sua qualidade comercial.

Nota
titleNota:

Cada tabela possui um prazo de validade para aplicação e quando terminado este período não poderá mais ser utilizada.


Para definição das tabelas são determinadas faixas de incidências para o fator de qualidade analisado, e especificado o percentual de desconto que será aplicado e subtraído do peso total. A partir deste cálculo será obtido o peso real para pagamento ao produtor.


A Tabela de Classificação é definida em duas etapas:
Opção Incluir - Define-se o código da tabela, o produto e o período de validade;
Opção Descontos - São incluídos os descontos na Tabela de Classificação.

Nota
titleNota:

Para que seja possível incluir uma Tabela de Classificação é necessário que já exista o cadastro de Tipo de Classificação.

Informações
titleProcedimento:

Para efetuar um cadastro de Tabela Classificação:

  • Na opção Tabela Classificação, selecione "Incluir";
  • Preencha os campos necessários.

Para incluir os descontos na Tabela de Classificação:

  • Assim que a tabela estiver devidamente cadastrada os percentuais de descontos devem ser inseridos;
  • Na janela de Tabela de Classificação, selecione o cadastro que será incluído o desconto;
  • Selecione, em Outras Ações, a opção "Descontos";
  • Selecione a opção "Incluir";
  • Preencha os campos necessários;
    O sistema exibe automaticamente o código da tabela selecionada para que o usuário possa realizar a inclusão dos percentuais.
  • Após a inclusão do cabeçalho, o cursor será posicionado na área inferior para preenchimento dos itens da tabela;
  • Preencha os campos necessários;
  • Confira os dados e confirme.
Dica
titlePrincipais Campos:

Blq. Qlidade → Informar se houve bloqueio da carga pela análise de qualidade do produto. As opções disponíveis são:

1 - Não
2 - Entrada
3 - Saída
4 - Entrada/Saída

Essa opção é importante para que no momento de realizar a pesagem do produto, o responsável pela pesagem se atente nessa informação, pois caso o produto tenha sido bloqueado pela qualidade, o caminhão nem descarrega sua carga.


Obrigatório (Descontos) → Esse campo é importante para determinar se a Classificação, da tabela correspondente, será ou não obrigatória no momento do Romaneio.

AGRA060 → Tabela de Conversão de UM

Essa rotina possui a finalidade de converter as unidades de medidas. Em alguns casos certa unidade de medida não possui a eficiência adequada para atender às necessidades de determinada situação.

Informações
titleExemplo:

O quilograma é considerado a principal unidade de medida de massa, porém ele pode não ser a unidade de medida mais eficiente caso exista a necessidade de pesar algo em menor proporção, ou ainda, em maior proporção. Nesse caso, as unidades de medidas mais adequadas seriam o grama e a tonelada.



Controle de Compras

A seguir, listamos as principais rotinas do Controle de Compras do processo de Originação.

OGA080 - Índices de Mercado

A rotina Indices de Mercado é a responsável por cadastrar os índices de preços de mercado, utilizados no módulo de originação para a comercialização dos produtos, e também por definir se a atualização desse índice será diária ou se deverá ser considerado o índice mais atual.
Os índices servem de indicadores de como está o andamento econômico de um segmento específico. O índice pode também ser um ótimo parâmetro para definir a tendência do mercado, seja em curto ou a longo prazo.

Informações
titleImportante:

Caso seja necessário informar valores de índices para prazos futuros, será fundamental cadastrar um índice para cada período/mês e relacioná-los no cadastro de componente.
Após cadastrar o índice, será necessário efetuar o cadastro da Cotação do Índice, diariamente, ou no caso do tipo de índice ser igual a A=Mais Atual, cadastrar os valores conforme a vigência (Data Inicial).

OGA280 - Contrato de Compra

Essa rotina possui a finalidade de registrar os contratos de negociação da compra de grãos. 

Dica
titleOutras Ações:

Conhecimento → Possibilita armazenar arquivos relacionados ao Contrato de Compra.

Confirmar → Possibilita confirmar o contrato registrado.

Finalizar → Permite finalizar o contrato e as movimentações relativas a ele.

Amostras Avulsas → Por meio do contrato poderão ser relacionadas Amostras Avulsas, ou seja, classificações de amostras retiradas do campo informado no contrato, que liberarão ou não o contrato para carregamento.

Em um contrato poderão ser realizadas várias amostras avulsas. No recebimento dos grãos, via Romaneio OGA250, será validado que se caso a última amostra não libere o contrato, ocorrerá o bloqueio, impedindo a atualização do romaneio.
Caso necessário, poderá ser definida uma Tabela de Classificação, com análises específicas para a Amostra do contrato, permitindo assim outras análises, diferentes das realizadas nos recebimentos.

Histórico → Permite registrar as movimentações realizadas com o Contrato de Compra.

Vínculo Contratos → Permite que Contratos de Vendas sejam vinculados a Contratos de Compras que tenham saldo a vincular.  O vínculo é realizado por meio das cadências de cada contrato.

Autorizações → Possibilita vincular Autorizações ao contrato.

Adic./Supres. → Permite adicionar um valor à quantidade do contrato, ou ainda, diminuir o valor da quantidade.

Status → Possibilita visualizar o status do contrato.

Romaneios → Permite visualizar o cadastro do romaneio relacionado ao contrato.

Composição de Preços → Permite informar a composição de preço. Todo contrato terá pelo menos uma composição de preços. Em contratos fixos, a composição de preço irá formar o preço fixo do contrato. Em contratos com tipo de preço à fixar, irá formar o preço previsto.

Dica
titlePrincipais Campos:

Tabela → Código referente à Tabela de Classificação. Lembrando que a tabela deve estar relacionado com Produto.

Qtd. Inicial → Valor correspondente à quantidade inicial do peso do produto de compra.

Vlr. Base → Inserir o valor base do produto para compra.

Ctrl. Logist. → Informar se há controle logístico. As opções disponíveis são:

1 - Sim
2 - Não

Ao confirmar uma Amostra Avulsa caso seja selecionado no contrato a existência de Controle Logística, e caso a amostra esteja liberando o contrato, será gerada automaticamente uma Autorização de Entrada.