Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Os valores das parcelas exibidas já são apresentados com reajuste atualizado. Portanto para o uso adequado desta ferramenta é necessário que o RM esteja configurado para utilizar o Reajuste Online.
Ao selecionar uma parcela, o sistema exibe no rodapé da página as seguintes informações necessárias para a simulação do novo plano: O valor total a renegociar, que é a soma do valor líquido das parcelas selecionadas; um campo para o usuário definir a quantidade de parcelas do novo plano, que deverá ser entre 1 a 60 parcelas; E por último o valor da parcela do novo plano. Este valor é o resultado da divisão do valor total a renegociar pela quantidade de parcelas do novo plano. A cada alteração no valor total a renegociar e na quantidade de parcelas, o valor da parcela é alterado.
 
O sistema não permite ao usuário selecionar parcelas de tipos diferentes. Quando a primeira parcela é selecionada, as demais de tipos diferentes ficam desabilitadas. Uma mensagem de texto é informada para o usuário para explicar o motivo.
Conforme já explicado, as solicitações de renegociação podem ser efetivadas de forma automática ou não dependendo dos parâmetros. Caso a solicitação necessite de uma aprovação do setor responsável, então um alerta será exibido para o usuário. A mensagem do alerta dependerá dos parâmetros. Quando o sistema permite efetivar automaticamente mas os limites de valor máximo a renegociar e/ou a quantidade máxima de parcelas for extrapolado, então a mensagem irá informar o usuário os limites definidos. No exemplo abaixo, a quantidade de parcelas do novo plano passou do limite, então o alerta é exibido explicando que o aditivo passará por análise.
 
Quando o usuário seleciona parcelas de grupos diferentes o sistema deve gerar o aditivo na situação em preparação, mesmo que a efetivação esteja marcada como automática.
Quando o usuário seleciona as parcelas, configura o plano conforme desejado e clica no botão Simular, o sistema encaminha o usuário para uma nova tela com as parcelas do novo plano. No canto direito da nova tela, o sistema informa um resumo do plano, exibindo as datas de vencimento do primeiro e do último lançamento, a quantidade de parcelas e o valor de cada parcela. As parcelas utilizam os mesmos componentes do grupo de origem das parcelas selecionadas e o usuário final não poderá alterar ou incluir novos componentes, assim como juros e descontos. Para confirmar a solicitação, o usuário utiliza o botão "Solicitar Plano".  

Antes de confirmar a solicitação, o usuário precisa, imprescindivelmente, visualizar o relatório do Termo de Aceite ou confirmar que leu este termo. Este relatório possui informações das novas parcelas geradas, valores atualizados e novos vencimentos. Somente será possível solicitar plano quando o usuário marcar o campo "Confirmo que li e concordo com o termo de renegociação financeira".

Para visualizar o termo, o usuário precisa clicar no link "Para visualizar o termo clique aqui". Este relatório deverá ser definido nos parâmetros do Portal do Cliente.

Informações

Ao clicar em "Aceitar" o campo "Confirmo que li e concordo com o termo de renegociação financeira" será marcado automaticamente.

O sistema também permite visualizar as solicitações feitas anteriormente. No menu de Renegociação do Portal, onde os aditivos são exibidos, ao clicar em visualizar de um determinado aditivo, o sistema encaminha o usuário para uma nova tela onde serão exibidos mais detalhes da solicitação feita. Nesta tela não é permitido realizar qualquer alteração no plano. O sistema apenas permite o usuário cancelar aditivos na situação Em Análise. Após este processo, o aditivo passa para o estado Cancelado e nenhuma análise é necessária mais.
Nesta tela é possível ver detalhes básicos do aditivo como a data em que foi criado, a sua situação e o valor total a renegociar. O sistema também detalha as parcelas que foram selecionadas para a renegociação e o novo plano criado.
 

...