Páginas filhas
  • DT 4.8 - Integração da Devolução Parcial e Conciliação da Devolução Parcial da Nota Fiscal (Pós-Faturamento)

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Totvs custom tabs box
tabsDevolução Parcial de Nota Fiscal, Conciliação de Devolução Parcial de Nota Fiscal
idspasso1,passo2
Totvs custom tabs box items
defaultyes
referenciapasso1

Para realizar a devolução da Nota Fiscal deve confirmar se foi feito a integração pela Supplier antes de fazer a devolução, conforme demostrado na etapa DT 4.5 - Integração da Nota Fiscal e da Conciliação da Nota Fiscal e também é de suma importância a parametrização das conta gerenciais que receberão essas movimentações de devoluções e suas taxas conforme explicado na etapa DT 2.2 - Configuração dos parâmetros do Mais Negócios na Rotina 132 e DT 2.3 - Cadastro de cobrança transitória SUPP e seus Planos de Pagamento nas Rotinas 522 e 523, no que diz respeito a Devolução Parcial de Nota Fiscal.

Após passar a etapa descrita acima, deverá acessar a rotina 1303 - Devolução de Cliente, clicar no botão Novo epesquisar pela Filial, Tipo de Entrada,  Motivo de devolução, NF venda entre outros filtros, deve selecionar a Nota Fiscal que apareceu na Grid e clicar no botão Sel. Todos itens, Inserir os Dados de Transporte, Motivo do cancelamento, clicar no  botão Gravar e seguir com a devolução conforme demostrado abaixo.

   

Se por ventura, tentar fazer a devolução, com a integração da Nota Fiscal em processamento, irá apresentar uma mensagem impedindo o prosseguimento da devolução, conforme segue abaixo.

Logo, deverá aguardar o envio e retorno da aprovação que é realizado junto a Supplier e pode ser acompanhado pela rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico e somente após fazer a devolução conforme explicado anteriormente. 

Aviso

Importante!

Até este momento da devolução com a Rotina 1303 - Devolução de Cliente o processo é igual ao documento DT 4.7 - Integração da Devolução Total e Conciliação da Devolução Total da Nota Fiscal (Pós-Faturamento), a partir daqui visualizando as integrações com a Suplier poderemos visualizar que será acatado o valor Parcial da devolução pois este caso ocorre quando existe um dos títulos quitado, então a devolução será acatada parcialmente, gerando a devolução da parte que ainda falta quitar e gerando credito do titulo que já foi quitado. 

Ao final do processo de integração de Devolução Parcial de Nota Fiscal, pode-se consultar os status dessas integrações na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin, na aba Histórico, nessa aba é apresentado o processo de retorno da integração junto a Supplier. Caso queira acompanhar o log de integração, basta seguir os passos do link DT 3.3 - Rotina 1294 - 2. Mais Negócios - Usabilidade dos menus e sub-menus. na aba Histórico. 

  • Note que, conforme a imagem mostrada abaixo, há um registro com a operação DF - Receber status devolução faturamento este se trata da devolução que ainda esta quitada e também tem um registro com a operação NC - Liberar NCC que refere ao Credito que ficara bloqueado e se trata do valor que já havia sido quitado, as duas operações com o status de Sucesso, ou seja, indica que a integração da Devolução foi feita com sucesso e que a Supplier autorizou a devolução, caso no Status seja apresentado como Erro deve verificar na coluna Detalhes o motivo do erro ocorrido. 


Não necessariamente há a necessidade de aguardar o envio e o retorno das integrações de devolução, para analisar o histórico, assim que a devolução da Nota Fiscal na rotina 1303 - Devolução de Cliente for gerado, pode verificar na Plataforma de Pós faturamento e acompanhar envio das informações para a integração, conforme demostrado abaixo.

Ao clicar no botão a mesma irá abrir os Detalhes da solicitação de devolução, conforme tela abaixo. 

 


Na Devolução Parcial há a necessidade de verificar se a devolução foi alimentada no processo da integração de Devolução. Também é necessário que a devolução seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de Devolução ocorreu dentro do Contas a Pagar.

  • Para verificar deve acessar a rotina 750 - Consulta / Alterar Títulos a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar


Na Devolução Total, há a necessidade de verificar se a taxa da devolução foi alimentada no processo da integração de devolução. Também é necessário que a taxa, seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar. Há a necessidade desse processo ocorrer, em virtude da Devolução da NF. 

  • Feito isso, acessar a rotina 750 - Consulta / Alterar Títulos a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do estorno do valor da taxa, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar


Após o devolução da Nota Fiscal pela rotina 1303 - Devolução de Cliente, é gravado nas tabelas do banco de dados referente a integração PCFILAMAISNEGLOG e PCEXECUCAOTECHFIN, conforme a sequência do processo de integração. Segue abaixo uma breve explicação de cada tabela:

  • PCFILAMAISNEGLOG: Essa é uma das principais tabelas do ERP Winthor no que diz respeito ao processo do Mais Negócios. É nessa tabela que irá concentrar todos os dados de integração, seja pedido, Nota Fiscal, cancelamento ou devolução. Também será gravado se o pedido/NF/Cancelamento/Devolução foi liberado ou não pela Supplier. Também será gravado os dados para o processo de integração, como a IDCREDITTICKET do pedido que uma espécie de autenticador de autorização da Supplier. Esse dados são visualizados apenas via banco de dados;


  • PCEXECUCAOTECHFIN: Essa tabela recebe os status das integrações, seja de pedido, Nota fiscal, Cancelamento ou Devolução. Nessa tabela mostra ao usuário se foi executado com sucesso ou com falha e em qual processo ocorreu o tipo de integração. Esse dados são visualizados via banco de dados e através da rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Histórico. 
  • Neste caso de Devolução total é enviada para o Pós Faturamento conforme demostrado anteriormente e alimentado com a operação 13 a confirmação da devolução da Nota Fiscal processada pela Supplier


  • PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN: Esta tabela recebe a identificação da NF de Entrada (Devolução) e valor de credito,  de cada recebimento do retorno de Devolução (api 13) de uma Nota Fiscal de Saída e Prestação. 
  • OBS: Devolução parcial o recebimento da Operação 14, deve ser CALCULADO O SALDO DA DEVOLUÇÃO  da tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para o NUMTRANSVENDA em análise.
    4.1 - Para efetuar a consulta do VALOR DEVOLUÇÃO da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, deve ser considerado os lançamentos que possuem o mesmo NUMTRANSVENDA E CODFILIAL, recuperado na consulta abaixo (1). 1 - Consultar a tabela PCCRECLI e obter a informação de  NUMTRANSVENDA  , correspondente ao NUMTRANSENT e CODFILIAL do ERPID através da seguinte consulta. 
                    PCCRECLI.CODFILIAL = ERPID (codfilial)
                    PCCRECLI.NUMTRANSENTDEVCLI= ERPID (NUMTRANSENT)
         2 - Consultar na PCNFENT o VALOR TOTAL DA NF DEVOLUÇÃO (PCNFENT.VLTOTAL),  quando o PCNFENT.NUMTRANSENT= ERPID (NUMTRANSENT).
    4.2 - O resultado atual do SALDODEVOLUCAO, será composto em tempo de execução no retorno da OPERAÇÃO 14 da API, e o seu valor deve ser armazenado para análise do critério de aceitação 6.
             SALDODEVOLUCAO =  Composto pelo somatório  do campo VALORDEVOLUCAO de todos os registros da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN. 


•    NOMETABELA: PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN
  A cada recebimento da OPERAÇÃO 13 deve ser armazenado as informações  na tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para montar o totalizador dos valores recebidos.
3 -    A cada recebimento da OPERAÇÃO 13 deve ser CALCULADO O SALDO DA DEVOLUÇÃO  da tabela  PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, para o NUMTRANSVENDA em análise.

 Para efetuar a consulta do VALOR DEVOLUÇÃO da tabela PCSALDODEVOLUCAOTECHFIN, deve ser considerado os lançamentos que possuem o mesmo NUMTRANSVENDA E CODFILIAL, retornados no campo ERPID da api em análise da operação 13.

Totvs custom tabs box items
defaultno
referenciapasso2

Processo de conciliação dos eventos de débito com sucesso e divergências.

Os possíveis eventos de crédito/débito são:

  • O registro de Conciliação retornado com o tipo evento (CANCEP) representa a movimentação de Conciliação Bancária da DEVOLUÇÃO PARCIAL DA NOTA FISCAL.
  • O registro de Conciliação retornado com o tipo do evento (RPASSC) representa a movimentação de Conciliação Bancária do TAXA DE DEVOLUÇÃO DA NOTA FISCAL.
Aviso

Importante!

Estes eventos são retornados para Devolução no ERP que identificamos se refere-se a uma Nota Fiscal que passou por Devolução ou Cancelamento.

No evento RPASSC, deve certificar que houve  a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor. Essa movimentação, refere-se ao valor da taxa de devolução daquela Nota Fiscal, seja integral ou parcial. 

  • Na rotina 604 - Conciliar no ERP Winthor para aquele banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "RPASSC: REF. A BAIXA TAXA DEVOLUÇÃO do MAIS NEGÓCIOS...". 



No evento RPASSC, há a necessidade de verificar se a taxa de devolução foi alimentada no processo da integração de devolução. Também é necessário que a taxa seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de conciliação de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar.

Deve verificar na rotina 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor da taxa, com o mesmo histórico e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar.


No evento RPASSC, referente a conciliação da taxa devolução de Nota Fiscal, ao final de todo processo de conciliação da taxa de Devolução, deve ser gravado o log dessa integração

  • Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Históricoo log dessa integração para as movimentação da operação  CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 

No evento CANCEP, há a necessidade de verificar se o valor de devolução foi alimentado no processo da integração de devolução(antes da conciliação). Também é necessário que a provisção seja alterada de forma provisionada para confirmada, além de quitá-la, visto que o processo de conciliação de devolução ocorreu, dentro do Contas a Pagar. Há a necessidade desse processo ocorrer, em virtude do devolução da Nota Fiscal.

Se existir valor por estorno de taxa de antecipação, informado na integração de devolução,  será lançado uma receita confirmada e quitada , valor informado na integração de devolução.

Deve verificar na rotina 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar no ERP Winthor e localizar o lançamento do valor da taxa, com o Histórico "TAXA DE ESTORNO DA ANTECIPACAO DA NF - DEVOLUÇÃO TOTAL NF MAIS NEGÓCIOS" e o mesmo valor movimentado na rotina 604 - Conciliar. Só que o valor será negativo, caracterizando que se trata de uma receita.

Nos eventos CANCE e CANCEP, deve ocorrer a movimentação de crédito (despesa), dentro do Winthor, **para aquele banco parametrizado anteriormente (fluxo de conciliação de antecipação)**, na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação, refere-se ao valor da devolução de NF acatada pela supplier, seja total ou parcial. 

Certificar que houve a movimentação de crédito (despesa), por meio da rotina 604 no ERP Winthor inserindo no filtro o banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Validar se há um lançamento na grid na cor vermelha, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "REF. A BAIXA DE DEVOLUÇÃO NF do Mais Negócios:..."

No evento CANCE, deve certificar que houve a movimentação de débito (receita), por meio da rotina 604 - Conciliar dentro do Winthor, fluxo de conciliação de antecipação para o banco parametrizado e na moeda "D - Dinheiro". Essa movimentação, refere-se ao estorno da taxa de antecipação de NF, deve haver um lançamento na grid na cor preta, com o valor alimentado na coluna de crédito, com o histórico "REF. A ESTORNO DA TAXA DE ANTECIPACAO - Mais Negócios...".



Por fim, verificar se o saldos de conciliação por débito e o saldo de conciliação atual, foram modificados, com essa despesa de cancelamento. Essa análise também pode ser feita pela rotina 604 - Conciliar, também verificar na rotina 718 ou 750 - Consultar/Alterar Título a Pagar o valor se encontra confirmado e negativo (RECEITA).


O evento CANCEP é referente ao processo de estorno parcial, como não é um processo que não tratamos internamente, ficará registrado apenas em questão de log, para controle.

Deve verificar na rotina 1294 - Gestão Financeira - Integrações Techfin na aba Históricoo log dessa integração para as movimentação da operação  CO - Conciliação,  seja com sucesso ou com falha, sempre apresentando em detalhes o processamento da integração, conforme demostrado abaixo. 


...

...