...
Esta aplicação tem por objetivo confirmar as ocorrências enviadas pelo banco e que serão processadas no sistema, ou seja, as ocorrências de entrada confirmada gravarão no título o nosso número bancário, as entradas rejeitas trocarão o banco do título para Carteira e as liquidações Normais quitarão automaticamente os títulos pagos e etc.
Financeiro > Operador Financeiro > Cobrança > Atualização do Retorno CNAB - FIATURETCNAB.
Possuir acesso ao Sistema Financeiro e suas aplicações.
Ter realizado a importação do arquivo CNAB.
Acesse o módulo Operador Financeiro, clique no menu Cobrança, em seguida clique na aplicação Atualização do Retorno.
Imagem 1 - Menu de acesso
Para selecionar, clique no botão Arquivo de Retorno para exibir arquivos que ainda não foram processados.
De duplo clique no arquivo desejado para carregar os títulos.
Imagem 2 - Carregar arquivo
Serão listados as ocorrências de entradas registradas, a quantidade de títulos e os valores, onde serão lançados no conta corrente.
Para processar o retorno, clique no botão Atualizar - <F4>.
Imagem 3 - Processar retorno.
Caso exista títulos com inconsistência a aplicação mostrará uma mensagem de erro como mostra a figura 14, mas mesmo assim executará o processamento de todas as ocorrências bancárias sem inconsistências automaticamente e jogará o crédito referente a estas liquidações na conta corrente valores a Classificar. As ocorrência com inconsistência deverão ser identificadas manualmente pelo usuário que poderá contar com o relatório listado na Segunda fase (Botão Imprimir) para auxiliá-lo. Identificado(s) o(s) título(s) se a ocorrência bancária vinculada a ele(s) for a 6-Liquidação normal, o usuário deverá quita-lo(s) manualmente na conta corrente valores a Classificar (usar as aplicações “Quitação de Título” ou “Quitação em Conta” para isto) e posteriormente fazer uma transferencia do total do crédito referente as liquidações feitas automaticamente mais as feitas manualmente da conta valores a Classificar para a conta do banco.
É indispensável a execução do procedimento relatado acima quando existe inconsistências no arquivo de retorno, pois ele facilitará muito o trabalho de quem faz as conciliações nas contas corrente bancárias isto porque tanto no extrato emitido pelo banco quanto no emitido pelo sistema encontraremos um único lançamento à crédito no valor das liquidações recebidas sendo facilmente identificado e conciliado. Já do contrário teríamos vários lançamentos no extrato do sistema que deveriam ser identificados e somados para conciliar com apenas um lançamento do extrato bancário, muito mais complicado para executar a conciliação.
Para executar a atualização do arquivo de retorno basta dar um duplo click sobre o nome do arquivo e uma barra de progresso será mostrada indicando o percentual que já foi processado, chegando a 100% todo o processamento já foi concluído.
...