Sim, existe diferença entre esses dois operadores por conta da ordem de validação das regras. A regra com o proibido é prioritária, ou seja, será verificada antes das demais. Já a regra com o 0 é verificada juntamente com as demais regras de quantidade, nome e extensão. Exemplo: Utilizando o proibido: → O anexo deve ser igual a 1 com condição avançada server*. → O anexo deve ser proibido com a extensão igual a .zip.
Ao adicionar um anexo server.zip ele não será aceito, pois a regra de proibição será verificada primeiro e já vai exibir a mensagem de validação, sem verificar a próxima regra. Utilizando o 0: → O anexo deve ser igual a 1 com condição avançada server*. → O anexo deve ser igual a 0 com a extensão igual a .zip.
Ao adicionar um anexo server.zip ele será aceito, pois seu nome atende à primeira regra (que permite qualquer arquivo contendo server no nome). Quando um anexo é considerado válido para uma regra, ele não é validado nas demais. Por isso, nesse caso, a verificação não segue para a próxima regra (que o proibiria por ter a extensão .zip). Desta forma, para garantir a proibição de determinado padrão, é sempre recomendado utilizar o proibido na regra. |