Objetivo
Configurar CGO que será utilizado em emissões de notas fiscais, com tipos de movimentações de saída, exclusivamente devoluçõesRealizar o cadastro e a configuração de Cenários Tributários para utilização nas operações de cálculo de impostos dos sistemas ERP's da Totvs Varejo Supermercados.
Caminho
acrux global > Cadastros > Código Geral de Operação – WEBCAD023Módulo Fiscal > Configurador de Cenários Tributários > Cadastro de Cenários - CCT_00001.
Pré-Requisitos e Restrições
Atualizar o sistema para a versão 2125.01 ou versão superior.
Passo a Passo
Na aplicação Código Geral Configurador de OperaçãoCenários Tributários, clique em Adicionar C.G.O.
Image Removed
Cadastrar Cenário.
Image AddedImagem 1 – Adicionar C.G.OCadastrar Cenário
Será exibida a tela Adicionar Código Geral de OperaçãoCadastrar Cenário - Parâmetros e condições.
Informe os seguintes campos:
- Código: Código numérico de identificação. Alguns são padrões, criados na implementação do sistema, porém o cadastro fica a critério do cliente;
- Descrição: Descrição de identificação do C.G.O., geralmente expressando a operação a que se destina. Será exibida nas demais aplicações;
- Aplicação: Explicação da finalidade para qual se aplica o C.G.O.;
- Tipo de Uso: Definição do tipo de operação, referente aos procedimentos realizados com o C.G.O., por exemplo: emissão de nota fiscal, recebimento de nota fiscal, ou operação interna. Selecione a opção Emissão de NF;
- Tipo Movimento: Definição do sentido da operação, se entrada ou saída. Dependendo da combinação do tipo de uso do CGO, as informações dos parâmetros serão alteradas. Quando o uso é Recebimento, não existe o tipo saída, visto que não há recebimento de saída e sim emissão de notas de saída. Selecione a opção Entrada;
- Status: Informa se o CGO está ativo ou inativo. O CGO só pode ser utilizado quando ativo. Se depois de utilizado em uma operação, a empresa optar por não utilizá-lo mais, deve-se inativá-lo. Um CGO inativo não poderá mais ser utilizado, portanto, se foi criado e já utilizado, nunca poderá ser excluído e sim inativado. Selecione entre as opções Ativo ou Inativo;
- Tipo Documento (usado em CGOs dos Tipos de Uso Recebimento e Emissão NF): Indica como a operação realizada deve figurar, segundo o seu tipo de documento. Ex: Compra, Venda, Devolução, Transferência etc. Selecione a opção Devolução;
- Tipo Operação Relatório (Cadastro Tipo Operação CGO): Tipo de classificação do CGO, conforme descrições cadastradas na aplicação Tipo Operação CGO, de acordo com cada tipo de movimento. Essa classificação será usada no detalhamento de informações e relatórios da aplicação Consulta Movimentação de Produto (MAX1050). Selecione entre as opções Ajuste Entrada, Ajuste Inventário Entrada, Bonificação, Compra ou Transferência Entrada.
Image Removed
Imagem 2 – Adicionar Código Geral de Operação
Clique em Continuar.
Será exibida a guia Estoque. Informe os seguintes campos:
- Gera Alteração no Estoque: Indica se a operação que utilizar o CGO causará alteração no estoque dos produtos, entrada ou saída. Se marcado, altera o estoque do produto, se não marcado, não altera.
- Gera Alteração no Estoque Fiscal: Indica se a operação que utilizar o CGO causará alteração no estoque fiscal dos produtos, entrada ou saída. O sistema pode trabalhar com dois estoques: fiscal e gerencial. Quando a empresa utiliza este conceito, deve parametrizar neste campo se a informação vai ter impacto ou não no estoque fiscal da empresa.
Notas:
...
- Cenário: Nomeie o cenário tributário de forma resumida, podendo conter até 100 caracteres; Obrigatório.
- Imposto vinculado: Selecione o tipo do imposto para o qual deseja cadastrar o cenário, as opções são: CBS, IBS e IS. O usuário poderá selecionar apenas 1 imposto por cenário cadastrado; Obrigatório.
- Inicío Vigência: Data de inicío da vigência do cenário tributário, no formato: dd/mm/aaaa. Exemplo: 01/01/2026; Obrigatório.
- Término: Data de término da vigência do cenário tributário, no formato: dd/mm/aaaa. Exemplo: 01/01/2026; Obrigatório.
- Vigência sem término: Indicador de que o cenário tributário não possui data de término da vigência, sendo automaticamente assumida a data de 31/12/2099; Opcional.
Orientações: Resumo com até 250 caracteres sobre o funcionamento do cenário e suas especificidades; Opcional.
Image AddedImagem 2 – Cadastrar Cenário Tributário - Cenário.
Informações |
---|
O campo Término será obrigatório quando não selecionada a opção Vigência sem término, caso o indicador esteja selecionado, o campo Término será desabilitado e o cenário assumirá automaticamente a data de 31/12/2099 como data final de vigência. |
Logo após preencher os campos de Cenário, o usuário poderá informar as Condições de uso do cenário.
Os campos de Condições de uso são opcionais e caso preenchidos, tornarão o cenário cada vez mais específico, aumentando o impacto do Cenário Tributário sobre as operações.
As condições de uso são dividas em 3 níveis, sendo eles: Nível de Origem e Destino, Nível de Operação e Nível de Produto.
- Nível de Origem e Destino: O nível de Origem e destino é composto pelos campos: Origem, UF origem, Destino e UF destino. Segue explanação de cada um dos campos para melhor entendimento.
- Origem: Indica a origem da
- UF Origem: Unidade Federativa do Brasil, onde o usuário poderá vincular a quais estados de origem serão contemplados na operação através desse cenário tributário.
- Destino:
- UF Destino:
Notas:
...
Imagem 3 – Justificativa Diferença Estoque Físico e Fiscal
...
Desta forma, o CGO foi cadastrado.
Atividades Relacionadas
Pesquisar CGO - WEBCAD023
...