Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

02. Na aba Geral, defina as informações gerais para o componente que representa uma consulta de dados a execução de um serviço externo.

Painel
borderColor#f2f2f2
bgColor#f2f2f2

Título
Nome da etapa que representa uma consulta de dados a execução de um serviço externo.  O O nome também pode ser alterado diretamente no componente, clicando sobre seu nome atual e depois em em Editar– localizado no lado direito.

Painel
borderColor#ebecf0

Estado
subtletrue
titleExemplo de uso

Em um processo de Aprovação de contrato, o componente poderia receber o nome Criar pasta, visto que ele servirá para criar uma pasta específica para armazenar esse contrato no recurso Documentos.

Selecione o serviço
Serviço externo que será utilizado para fazer a consulta de dados externosexecutar alguma ação. É possível selecionar serviços do tipo Rest que já existem no recurso Serviços do Painel de controle.

Tipo de execução
Forma como a requisição do serviço externo será executada. As opções disponíveis são:

  • Automatizado: a requisição é executada de forma assíncrona. Deve ser utilizado quando a execução não necessita de um retorno imediato sobre a operação ter sido ou não executada com êxito;
  • Imediato: a requisição é executada de forma síncrona. Deve ser utilizado quando a execução necessita de um retorno imediato sobre a operação para que o processo possa seguir adiante.
Dica
titleDica!

Saiba mais sobre os tipos de execução em Integração assíncrona via processos workflow.


Tentativas
Número de vezes que o componente deve tentar executar o script a operação do serviço antes que seja encaminhado para o evento intermediário de captura de erro. Esse campo somente é exibido ao selecionar o tipo de execução Automatizado.

A cada
Intervalo que o componente deve considerar entre uma tentativa e outra de execução. Esse campo somente é exibido ao selecionar o tipo de execução Automatizado.

Frequência
Unidade de tempo que o componente deve considerar para fazer os intervalos e as tentativas de execução. Esse campo somente é exibido ao selecionar o tipo de execução Automatizado. As opções disponíveis são:

  • Minuto;
  • Hora;
  • Dia.
Painel
borderColor#ebecf0

Estado
subtletrue
titleExemplo de configuração de tentativas

→ O componente deve tentar executar o script por 10 vezes, tentando 1 vez  a cada hora. Sendo assim, a configuração deve ser feita como:

TentativasA cadaFrequência
101Hora

Mensagem
Mensagem que será exibida na conclusão da execução da operação do script de consulta ao serviço.

03. Clique em Configurar integração.

04. Na aba Geral, defina as informações solicitadas para configurar a integração com o execução do serviço.

Painel
borderColor#f2f2f2
bgColor#f2f2f2

Selecione a ação (operação)
Método do serviço correspondente à ação que será feita a partir da integração com o serviço selecionado.

Defina o tempo de resposta
Tempo que a requisição pode aguardar para obter resposta sobre a execução da operação do serviço selecionado.

Ativar conexão segura (SSL)
Quando ativada, determina que a comunicação com o serviço será segura e evitará que terceiros acessem os dados trocados durante a integração.

...

Painel
borderColor#f2f2f2
bgColor#f2f2f2

Os headers ou cabeçalhos são informações adicionais ou metadados que são enviados juntos com a requisição do serviço para que a integração funcione corretamente. Mais detalhes e exemplos podem ser obtidos em Headers.

06. Insira Informe os dados necessários para cada header.

...

07. Clique na aba Parâmetros para configurar os parâmetros do método/operação do serviço.

Painel
borderColor#f2f2f2
bgColor#f2f2f2

Os parâmetros exibidos são os que pertencem ao método/operação que foi selecionado em Selecione a ação (operação) na aba Geral.

Esses parâmetros são os dados que o método/operação precisa receber para ser executado. Mais detalhes e exemplos podem ser obtidos em Parâmetros.

...