Árvore de páginas

Versões comparadas

Chave

  • Esta linha foi adicionada.
  • Esta linha foi removida.
  • A formatação mudou.

...

Este artigo contém instruções de parametrizações para atendimento à nova Lista Referencial de Diárias, Taxas e Gases Medicinais.


Índice


Contexto

Conforme regras publicadas pela UB no boletim de17de 17/11/2025(https://app.rdstation.email/mail/d3f7ef61-a8d2-407c-8b85-2bd03a7cfe1f), a partir de  de 01/02/2026, as diárias , e taxas e gases medicinais hospitalares cobradas em intercâmbio e realizadas por prestador próprio deverão respeitar tabelas de valorização diferenciadas de acordo como com o nível obtido pelo prestador no Programa de Avaliação da Rede Prestadora. Há também um período de transição que vai de 01/11/2025 a 30/01/2026 no qual os valores ficam limitados aos valores do nível 10.

Para operacionalizar essa regra, a UB disponibilizou uma planilha de Excel com os diversos valores que cada item pode assumir de acordo com o nível de avaliação. Como não haverá validação na CMB dos valores e nem um indicador no PTU de Cobrança que sinalize o nível de avaliação do prestador executante, a Unimed Origem que quiser aferir esses valores deverá manter um cadastro dos prestadores próprios das coirmãs, o que permitirá definir valores de diárias e taxas para cada prestador de acordo com o seu nível de avaliação.


Parametrização no TOTVS

Período de transição

Limitar ao nível 10

Para cobrança

parametrizar negociação por prestador. 10 tabelas diferentes, cada prestador usa uma tabela conforme nível do prestador

Para pagamento

cadastrar os prestadores das co-irmãs e relacionar cada um com uma tabela.

Pra não converter os prestadores próprios para o código genérico da Unidade, usar conversão de prestador dos parâmetros de importação do prestador fazendo uma conversão do código desses prestadores pra eles mesmos.

Próximos passos

Sugerimos solicitar à UB algumas melhorias visando facilitar o processo para as operadoras.

1) Para isentar as operadoras de fazer a validação dos prestadores das co-irmãs, UB poderia validar o valor na CMB.

2) Alternativamente, caso não faça a validação na CMB, a UB poderia incluir um novo campo no PTU de Cobrança com o nível do prestador e validar esse nível na CMB, de forma análoga ao que é feito com o campo que indica se o prestador é próprio (id_recProprio). Dessa forma, a Unimed Origem não precisaria manter cadastro dos prestadores próprios das co-irmãs afim de validar o nível do prestador, podendo utilizar como base os campos id_recProprio e nível do prestador informados no PTU de Cobrança para valorização.


Para cobrança (Unimed Executora)

Para atender à regra definitiva de Diárias:

    • Tabelas de Preço: Recomendamos criar uma Tabela de Quantidade de Moedas (hpr.procedurePriceList) distinta para cada nível de avaliação aplicável, cadastrando os valores correspondentes.

    • Regras de Valorização: Utilize as Regras de Valorização para Faturamento (hrc.valorizationRules) para associar os prestadores às suas respectivas tabelas.

      • Exemplo: Crie uma regra "Nível 1" associada à "Tabela A" e vincule todos os prestadores próprios classificados neste nível. Repita para os demais níveis aplicáveis conforme a classificação dos seus prestadores próprios.

Essa configuração garantirá que a sua Unimed realizará a cobrança em acordo com os valores estabelecidos na Lista Referencial de Diárias.

Para pagamento (Unimed Origem do Beneficiário)

Considerando que a CMB não realizará a validação dos valores dos itens neste momento, cabe à Unimed Origem do Beneficiário conferir se o valor cobrado pela Unimed Executora está adequado.

Para viabilizar essa conferência e garantir a correta valorização de diárias, taxas e gases conforme as regras do prestador executante, é necessário realizar os seguintes cadastros e configurações:

    1. Cadastro de Prestadores e Regras: Mantenha atualizado, na base da Unimed Origem, o cadastro dos Prestadores das coirmãs (Unimeds Executoras). É fundamental vincular cada prestador à sua respectiva tabela de preços de acordo com o seu nível de avaliação através das Regras de Valorização.

    2. Configuração da Importação do PTU: Para que o sistema utilize as regras específicas cadastradas acima, é necessário inibir a conversão padrão do código desses prestadores executantes para o código genérico da Unimed Executora durante a importação do PTU de Cobrança.

      • Como fazer: Acesse a tabela de conversão de prestadores associada aos Parâmetros de Importação do Prestador (hrc.providerImportParameter) da Unimed Executora.

      • Ação: Crie parametrizações convertendo o código desses prestadores para eles próprios (Ex: Prestador 0123/10000045 -> Prestador 0123/10000045).

Nota: Essa parametrização específica sobrepõe a regra geral, garantindo que o sistema identifique corretamente o prestador original e aplique a valorização acordada, em vez de utilizar os valores genéricos. Dessa forma o prestador executante original será mantido.

Período de transição

Durante o período de transição da nova regra, que vai de 01 de novembro de 2025 até 30 de janeiro de 2026, a UB orienta que os valores deverão ser limitados ao valor do nível 10, mas veda o reajuste para o valor correspondente ao nível 10 caso este não esteja previsto no contrato vigente do hospital.

É possível parametrizar uma tabela de moedas padrão com o teto do nível 10, garantindo que a Unimed Origem gere glosas para quaisquer valores cobrados acima desse limite. Porém, é crucial que os prestadores da base sejam parametrizados de acordo com a sua negociação e nível de avaliação para evitar que o sistema emita cobranças acima do contratualmente permitido em intercâmbio.


Regras de valorização

Recomendamos a utilização das Regras de Valorização (hrc.valorizationRules) como ferramenta para definir as tabelas específicas por prestador.

Ao criar uma regra de valorização, você pode determinar qual tabela será aplicada a um determinado conjunto de prestadores e serviços.

Exemplo: se houver uma regra de valorização para o prestador 0123/10000045 abrangendo apenas diárias, ao importar um PTU de Cobrança cujo prestador executante seja o 0123/10000045, as diárias serão valorizadas conforme a tabela definida nessa regra de valorização, sobrepondo a tabela de preço padrão da negociação entre unidades.


Exemplo:

Image Added

Image Added

Image Added


Caso a sua Unimed ainda não utilize as regras de valorização, é possível habilitá-las pontualmente para esses prestadores através do cadastro Critérios para Nova Valorização - Pagamento (hrc.cNewPaymentValuation).

Image Added


Próximos Passos e Sugestões de Melhorias

Nossas sugestões para simplificar a operacionalização dessas regras incluem solicitar à UB algumas melhorias no layout e nas regras, as quais já estão sendo discutidas e solicitadas às Federações e Singulares, porém, precisam partir das próprias Unimeds:

  • Validação Centralizada na CMB: Com a finalidade de isentar a Unimed Origem de fazer a validação dos prestadores executantes das coirmãs, entendemos que a CMB poderia validar os valores das diárias, taxas e gases. Dessa forma a Unimed Origem não precisaria conhecer o nível de avaliação do prestador executante e cada Unimed poderia controlar apenas os valores dos seus próprios prestadores.

  • Identificação no PTU de Cobrança: Alternativamente, caso a CMB não faça essa validação, sugerimos a inclusão de um novo campo no PTU de Cobrança contendo o nível de avaliação do prestador. Esse nível deveria ser validado na CMB (análogo ao campo id_recProprio). Isso eliminaria a necessidade de manter cadastro manual dos prestadores das coirmãs para aferição do valor x nível.

  • Padronização de Layout:

...

  • Divulgar a valorização das Diárias, Taxas e Gases em layout PTU

...

  • (análogo ao A900 para Materiais e Medicamentos

...

  • ), permitindo a atualização automática das tabelas.