Histórico da Página
As configurações de históricos no módulo contas correntes são códigos numéricos identificadores da origem e dos critérios de tratamento na sensibilização dos saldos, bem como dos processos contábeis, gerenciais e de controle resultantes.
No sistema existirá uma única tabela de históricos, no sistema de "parâmetros", a tabela históricos será atualizada a partir dos sistemas operacionais, de forma a assegurar que um código tenha sempre o mesmo significado em qualquer módulo ou processo na instituição.
Figura 21 - Configurações Básicas
Código – Número identificador de um tipo de lançamento em conta.
Descrição – Descrição do conteúdo e função do histórico.
Identificação:
Natureza
Débito – Indica um valor de lançamento a ser subtraído no saldo.
Crédito – Indica um valor de lançamento a ser acrescido no saldo.
Operação Contábil – Palavra identificadora da operação na interface para contabilização automática do evento contábil, operação ou transação que representa o histórico, conforme definido no dicionário contábil do sistema de parâmetros para a sigla que identifica o sistema de conta corrente.
Tipo lançamento – Sigla de agrupamento do histórico para fins de consolidação de valores e identificação do tipo de operação lançada, e para permitir o filtro, na definição dos Grupos Função.
Partida dobrada -
CC para CI – Indica que o código do histórico será utilizado da conta corrente para a conta investimento.
CI para CC – Indica que o código do histórico será utilizado da conta investimento para a conta corrente.
CI para CI – Indica que o código será utilizado da conta investimento para a conta investimento.
CI – Indica que o histórico será utilizado somente pela conta investimento.
Conta Capital – Indica que o histórico será utilizado somente pela Conta Capital.
Nenhum - Indica que o histórico será utilizado somente pela conta corrente.
Estorno – Se marcado em um histórico do tipo "estorno", indica que o mesmo será utilizado para geração do arquivo da CPMI.
Botão Dados Operacionais:
Figura 22 – Dados Operacionais
Descrição Extrato – Descrição do histórico para impressão nos extratos e relatórios de movimentações.
Cat. CNAB: Categoria do histórico seguindo o padrão CNAB.
Prazo de Bloqueio – Define o prazo, em dias, para tornar os valores lançados disponíveis.
Botão CPMF:
Figura 23 – CPMF
Isento – Ao sinalizar este campo indicamos que os lançamentos identificados pelo histórico estão isentos da CPMF.
Isento CPMF cobertura - Define a incidência de CPMF para históricos de crédito quando esses são lançados para cobrir saldo negativo na conta corrente.
Classificação CPMF – Quando os lançamentos do histórico estiverem sujeitos à cobrança da CPMF deveremos definir o tipo de incidência para que o sistema acumule os valores da CPMF de acordo com a classificação definida pela receita para fins de emissão de relatórios mensais e trimestrais da retenção da CPMF, a que corresponder ao histórico do lançamento efetuado, conforme relação apresentada para seleção no próprio campo.
Indicadores:
Figura 24 – Indicadores
Lançamento – Sigla que identifica a forma do comando de lançamento aceita pelo histórico.
Manual – Os lançamentos são informados exclusivamente por digitação.
Automático – Os lançamentos do histórico são gerados pelo sistema.
Ambos – Os lançamentos identificados pelo histórico poderão ser efetuados por digitação ou de forma automática.
Interdepartamental – Indica que o lançamento envolve uma agência de origem e uma agência de destino, para consistência na entrada de dados.
Emitir aviso de lançamento – O indicativo define que os lançamentos identificados pelo histórico deverão ser incluídos no aviso de lançamentos diário ao cliente.
Tarifar Histórico – Indica o código da tabela de tarifação, para acumulação de lançamento para fins estatísticos, avaliação e cobrança de tarifas.
Sim - O histórico será tarifado.
Não - O histórico não será tarifado.
Segunda Vez - Indica que este histórico será tarifado em virtude de uma tarifa cobrada de outro histórico tarifado.
Histórico para Poupança Corrente – Ao sinalizar este campo indicamos que o histórico em questão será utilizado no processo de aplicação e resgate automático no processo de poupança integrada, poupança corrente.
Permite Agendamento – O indicativo define que os lançamentos identificados pelo histórico poderão ser agendados para ser executados em data futura.
Contabilizado no Conta Corrente – Indicativo de que o lançamento deverá ser contabilizado no conta corrente, caso contrário é contabilizado no sistema de origem.
Utilização:
Acumuladores - Ao marcarmos este histórico como acumulador, no fechamento do mês (segundo dia útil do mês subsequente) o sistema irá gravar em uma tabela especifica no Banco Integração o total movimentado no mês do histórico por conta, para que este seja utilizado para cálculo da média das produções.
Movimento - Os históricos configurados com utilização = Movimentos, serão disponibilizados no filtro do relatório de lavagem de dinheiro para verificação dos totais movimentados no mês.
Acumuladores/Movimento – Irão efetuar os dois procedimentos anteriores.
Não Definido – Não utiliza nenhum dos itens.
Utilização Caixa:
Caixa - Ao selecionar esta opção o histórico será utilizado apenas pelo Caixa. Esta opção é para que o usuário (Caixa) utilize somente os históricos que envolvam as transações de caixa e que no momento de uma transação os demais históricos não fiquem visíveis a ele.
Comando – Ao selecionar esta opção esse histórico será utilizado somente pela retaguarda.
Lote - Permite a utilização do histórico tanto para caixa como retaguarda.
Não Usa - Histórico ainda não classificado.
Botão DIMOF: Este botão tem a função de associar os históricos do banco ao código das operações financeiras requeridas pela a Receita Federal, que irão atender as Instruções Normativas 802 e 811.
Figura 25 – DIMOF









